Notícias

“A cruz, muitas vezes, traz a espada e a destruição da autonomia dos povos indígenas e de suas religiosidades”. Com essas palavras, a vereadora Dani Portela (PSOL) fez uma análise da liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para impedir o acesso a terras indígenas isoladas e de recente contato por conta da pandemia de covid-19, o que tem causado reações por parte de missionários religiosos. A parlamentar abordou o tema na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária remota.

O vereador Renato Antunes (PSC) discutiu, na reunião Ordinária desta terça-feira (28), da Câmara do Recife, o requerimento 9133/2021 da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que pede que o município não realize adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na educação infantil. Na ocasião, o parlamentar questionou a motivação do requerimento, que teve pedido de vista. Ainda durante a reunião, o vereador destacou a proposta de criação do Novo Parlamento Jovem na Casa de José Mariano.

Na reunião Ordinária desta terça-feira (28), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) comemorou a derrubada do veto e aprovação da formação da federação partidária pelo Congresso Nacional, na última segunda-feira (27). Na Câmara do Recife, a parlamentar também prestou solidariedade à deputada estadual Priscila Krause (DEM), que se emocionou ao discursar na Assembleia Legislativa ao lembrar da mãe, que faleceu um mês antes de poder se vacinar contra a covid-19.

Ao mesmo tempo em que fez um elogio ao trabalho realizado pela Prefeitura do Recife, na campanha de vacinação contra a covid-19, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) cobrou, nesta terça-feira (28), a apresentação de um calendário para reforço da terceira dose para os profissionais da saúde. Ele fez a exigência na reunião plenária que a Câmara Municipal do Recife realizou de forma virtual.

A eficácia da vacina contra a covid-19 foi o tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (28). Ele disse que estava abordando o assunto inspirado em artigo que leu de autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual, Priscila Krause. No texto, a parlamentar fala da possibilidade de sua mãe, Cléa Borges, ter sido salva caso a vacina tivesse chegado em tempo hábil de ela ser imunizada.

Na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (28), o vereador Fred Ferreira (PSC) lamentou a publicação do decreto estadual que torna obrigatória a vacinação ou o resultado negativo para covid-19 em igrejas com mais de 300 pessoas. “Vemos os shoppings, bares, cinemas e restaurantes abrindo, e em nenhum desses setores está sendo cobrado o cartão de vacina”.

A entrega da Escola Municipal Santa Luzia, no bairro da Estância, foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PP) nesta segunda-feira (27), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. O parlamentar, que acompanhou o ato junto ao prefeito João Campos (PSB), se disse satisfeito com a qualidade do equipamento – que, segundo ele, foi bem recebido pelas comunidades do entorno.

Um paradoxo é constatado quando se discute a questão da moradia no centro do Recife: “É muita gente sem casa e muita casa sem gente”. Essa constatação, que remete não só à questão do déficit habitacional, como também à grande quantidade de imóveis sem ocupação na área central da cidade, foi tema de debate da reunião pública que a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife promoveu nesta segunda-feira (27), a segunda desde que foi instalada, no dia 23 de agosto passado.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife analisou cinco projetos de lei ordinária (PLO) e distribuiu outros dois para análise e emissão de pareceres em reunião virtual realizada na tarde desta terça-feira (27). Além disso, adiou a discussão de um projeto de resolução (PRE) para discussão na reunião da próxima semana.

A Comissão de Saúde da Câmara do Recife se reuniu na tarde desta segunda-feira (27), por videoconferência, para distribuir 10 projetos de lei Ordinária e discutir outros 20. Na ocasião, que contou com a presença da presidente do colegiado, Natália de Menudo (PSB) e o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), o grupo aprovou o projeto 258/2021, do vereador Júnior Tércio (Podemos). A matéria proíbe o uso ou consumo de substâncias psicoativas ou drogas lícitas no interior dos veículos de transporte coletivo do Recife. Foi anunciado que a reunião do quadrimestre da Comissão está marcada para o dia 20 de outubro.