Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19), o vereador Júnior de Cleto (PSB) debateu o requerimento de número 3889/2025, de sua autoria, que concede “voto de aplauso a Leandro Pereira Souto, guarda municipal da Cidade do Recife, pelos relevantes serviços prestados à cidade”. No debate, o parlamentar destacou que o homenageado, “é formado em Segurança Pública e tem pós-graduação na área, já atuou como segurança de três prefeitos do Recife e está à disposição da Secretaria Municipal de Segurança e Controle Urbano. Ele está encarregado de diversas ações como zeladoria urbana, descarte de resíduo em áreas de preservação ambiental, ações preventivas em áreas de riscos, desapropriações, desmobilizações de viveiros, ações de bares e restaurantes da paz sonora, mediador de conflitos, e também atua com planejamento de grandes eventos como Galo da Madrugada, São João no Bairro do Recife, e réveillon". O requerimento foi aprovado.
Após alguns dias de fortes chuvas na cidade, na semana passada, o assunto foi discutido na Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (19). O vereador Eduardo Moura (Novo) teceu críticas às ações do poder público e disse que os problemas se repetiram em locais afetados anteriormente. Já o vereador Júnior de Cleto (PSB) destacou os esforços da Prefeitura para lidar com os efeitos das precipitações e enalteceu as medidas tomadas por meio da Ação Inverno 2025.
No Dia Municipal do Gari, celebrado em 16 de maio, a Câmara do Recife prestou homenagem aos trabalhadores que atuam na limpeza urbana da cidade – garis e terceirizados –, por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB). Ele também é o autor da lei municipal nº 18.342/2017, que instituiu a data. O plenarinho estava repleto de trabalhadoras e trabalhadores que realizam um serviço de fundamental relevância para a saúde pública, segurança e bem-estar social da cidade. A solenidade foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).
Com base nos critérios da Reforma Tributária nacional, a Câmara Municipal do Recife realiza, através da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), um ciclo de debates com profissionais da área fiscal e do poder público, em busca de subsídios para prováveis alterações do Código Tributário Municipal. O primeiro encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (14) com o auditor do tesouro municipal Fábio Macêdo, presidente da Associação de Auditores Fiscais do Recife (Afrem) e da Federação Nacional de Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim). A ideia é se antecipar às discussões para fazer propostas a um futuro Projeto de Lei do Executivo (PLE), participando democrática e ativamente de todo o processo.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (14), e realizou a análise de nove projetos de lei Ordinária (PLO). Durante o estudo, o colegiado deu parecer favorável a três projetos e rejeitou outros seis. O encontro contou com a presença do presidente do colegiado, vereador Rinaldo Junior (PSB), além dos vereadores Gilson Machado Filho (PL), Gilberto Alves (PRD), Samuel Salazar (MDB) e Carlos Muniz (PSB).
Com critério de transparência administrativa e de democratização da informação, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e o primeiro secretário, vereador Eriberto Rafael (PSB), reuniram os servidores da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (13), para compartilhar informações sobre um momento histórico para o Poder Legislativo Municipal. Eles anunciaram que o imóvel localizado na Avenida da Saudade, 254, em Santo Amaro, na região central do Recife, irá abrigar a nova sede da Casa de José Mariano, o que vai garantir mais eficiência na prestação de serviços, mais acessibilidade à população e garantir um melhor atendimento ao cidadão recifense.
Nesta segunda-feira, 12 de Maio, é o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. Uma doença considerada "imaginária" e que muitas pessoas ainda não acreditam que ela existe. Os pacientes sofrem com as dores e com a falta de sensibilidade por parte da sociedade. E no plenarinho da Casa, pessoas que têm a síndrome puderam debater o assunto e discutir políticas públicas na audiência, cujo tema foi “Fibromialgia, a dor que nunca passa: por uma agenda pública de direitos e dignidade”, promovida pela vereadora Liana Cirne (PT).
Sob a presidência do vereador Tadeu Calheiros (MDB) e com a presença do vereador Zé Neto (PSB) e da vereadora Flávia de Nadegi (PV), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta segunda-feira (12). O colegiado fez a análise e aprovação de 12 projetos de lei Ordinária, além de fazer a distribuição de 10 projetos. Uma das propostas aprovadas foi o PLO de nº 50/2025, que garante o direito a acompanhante aos pacientes submetidos à mastectomia, durante o período pós-operatório, nos estabelecimentos de atendimento à saúde da rede pública ou privada do município. O projeto é de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB).
Duas entidades ligadas ao transporte complementar de Pernambuco foram alvo de homenagens durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (12). Na tribuna da Casa, o vereador Júnior de Cleto (PSB) discutiu dois requerimentos de sua autoria que se encontravam em votação: o de nº 3.492/2025, que indica voto de aplausos à Cooperativa dos Permissionários do Transporte Coletivo do Estado de Pernambuco (Coopernorte); e o de nº 3.503/2025, que pede voto de aplausos ao Sindicato dos Permissionários do Transporte Complementar (Sinpetracope). Ambas as solicitações foram aprovadas pelo plenário. O vereador Paulo Muniz (PL) também participou do debate.
A requalificação da orla de Boa Viagem foi tema de um discurso proferido pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) nesta segunda-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. No pronunciamento, o parlamentar tratou de diversos assuntos ligados à orla e à obra, como o antigo calçamento em pedra portuguesa e a expansão dos polos esportivos. Um dos pontos destacados por Coutinho na ocasião foi a necessidade de realocar os postes iluminação da orla para a calçada oposta à orla. “Eu acredito e tenho certeza de que esse é um pedido completamente possível e que vai fazer com que as pessoas que querem correr à noite, que querem fazer exercício, possam fazê-lo com mais segurança”.