Notícias

A requalificação da avenida Mário Melo, em Santo Amaro, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Alef Collins (PP) na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (17). Durante a reunião plenária, o parlamentar afirmou que os atrasos na obra têm causado “grandes inconvenientes” a quem transita na região e disse que vai cobrar informações da Prefeitura a respeito do caso. De acordo com ele, a intervenção, que teve custo inicial de R$ 5,6 milhões, deveria ter sido concluída em novembro de 2024. “Estou dando entrada em um pedido de informações sobre a obra de requalificação da drenagem e pavimentação dessa importante avenida, como o motivo para o atraso da obra, novo prazo para sua conclusão – que, pelo visto, não será concluída até o final de março – e a cópia do termo aditivo de prorrogação de prazo e valor”.

O vereador Alef Collins (PP) debateu o requerimento número 379/2025, de sua autoria, concedendo voto de aplauso e congratulações ao deputado federal, Lula da Fonte, do Partido Progressistas em Pernambuco, por ter sido eleito para o cargo de segundo secretário da Câmara dos Deputados. “Ele tem 24 anos e é o parlamentar mais jovem do Nordeste a ocupar um cargo na Mesa Diretora [da Câmara dos Deputados]”, disse. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez parte do debate.

Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal, na reunião plenária da manhã desta segunda-feira (17), o vereador Thiago Medina (PL) destacou que na semana passada um flanelinha tentou agredir um guarda municipal do Recife com uma pedra. “Se o guarda não consegue se defender, imagine a população”, comentou, defendendo o uso da arma de fogo, por parte da guarda municipal, para preservar a segurança pública. Segundo ele, em Pernambuco, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Petrolina já têm guarda armada. Em sua opinião, atribuir a obrigação de fazer a segurança patrimonial é reduzir a importância da categoria e também vai de encontro ao um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) “que considera [os guardas] como parte da segurança pública”.

As comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Segurança Cidadã foram instaladas na manhã desta quinta-feira (13), na Câmara Municipal do Recife. Em cada reunião, ocorreu a posse dos membros e eleição do presidente e vice-presidente. A Casa de José Mariano possui 16 comissões permanentes e, esta semana, já instalou 13 desses colegiados

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu a visita a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, na manhã desta quinta-feira (13). Na ocasião, Zanella entregou o convite da posse festiva da nova diretoria da instituição, que ocorrerá no dia 10 de março.

Para homenagear a Rádio Olinda, que em dezembro comemorou 75 anos de fundação, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (12), por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo). Considerada a voz da Arquidiocese de Olinda e Recife, a emissora é uma das mais antigas e tradicionais emissoras de rádio AM de Pernambuco. O sinal da frequência AM 1030 foi desligado em definitivo, em 2021, passando a ser a única FM 100% católica da Região Metropolitana do Recife.

Nesta quarta-feira (12), as vereadoras e os vereadores do Recife promoveram reuniões, de forma remota e presencial, destinadas à instalação, posse dos membros e eleição do presidente e vice-presidente de dez comissões permanentes da Câmara Municipal. Confira a formação de cada colegiado e os detalhes das reuniões logo abaixo:

A cobrança de ações mais efetivas sobre drogas, por parte da Prefeitura foi feita na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião extraordinária, na tarde desta terça-feira (11). O tema foi abordado pelo vereador Alef Collins (PP) e participaram do debate os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Felipe Alecrim (Novo), unânimes em defender o apoio do Poder Executivo ao chamado terceiro setor, sobretudo às comunidades terapêuticas, que acolhem os dependentes químicos.

Eleito com 12.240 votos, o vereador Agora é Rubem (PSB) ocupou pela primeira vez a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (11). Em seu discurso, proferido durante a reunião plenária extraordinária promovida no início desta tarde, o parlamentar fez um relato sobre suas origens e sobre a sua trajetória como conselheiro tutelar, idealizador de projeto social e liderança comunitária.

O vereador Alef Collins (PP) ocupou a tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (11), para fazer o seu discurso de apresentação como parlamentar. Eleito para o seu primeiro mandato no Poder Legislativo municipal, ele teceu agradecimentos aos eleitores, a Deus e a seus pais – a ex-vereadora do Recife Michele Collins (PP) e o deputado estadual Cleiton Collins (PP). Na ocasião, ele também teceu críticas à atual gestão da política de drogas da capital. “A minha pauta aqui também será a luta pelas comunidades terapêuticas, pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social, as pessoas que fazem uso abusivo de drogas”, afirmou.