Considerada uma forma de violação de direitos que atinge mulheres durante o pré-natal, o parto e o pós-parto, assim como em situações de abortamento, a violência obstétrica foi o tema da audiência pública realizada na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta-feira (29). O debate, promovido por iniciativa da vereadora Flávia de Nadegi (PV), faz parte da comemoração da Semana Municipal de Conscientização Contra a Violência Obstétrica, prevista na Lei Municipal nº 18.612/2019. O objetivo foi promover, na Casa de José Mariano, um espaço de escuta, reflexão e formulação de propostas concretas que ampliem ações de combate às práticas e deem visibilidade aos maus tratos que mulheres sofrem nas mãos de equipes de saúde ao dar à luz.
A Câmara Municipal do Recife realizou, na manhã desta quinta-feira (29), por meio da Comissão de Finanças e Orçamento, uma audiência pública virtual com o tema "Demonstração do cumprimento das metas fiscais pela Administração Municipal relativas ao 1º quadrimestre de 2025". O período compreende os meses de janeiro a abril deste ano. Conduzida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), presidente da Comissão, a audiência teve a participação do secretário executivo do Tesouro, André Nunes, do vereador Chico Kiko (PSB) e de assessorias de diversos parlamentares. Foram detalhados o cenário econômico, as principais fontes de arrecadação e os resultados fiscais do município referentes ao período.
A Câmara Municipal do Recife promoveu nesta quarta-feira (28) a entrega do Título de Cidadã do Recife à gestora educacional Nilzete Teixeira Santiago. Reitora do Centro Universitário Maurício de Nassau do Recife (Uninassau Recife), a baiana de Salvador recebeu a comenda em uma reunião solene promovida no plenário da Casa por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB). O vereador Luiz Eustáquio (PSB) conduziu a solenidade.
Para homenagear pessoas e entidades conservadoras, cristãs e católicas, a Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (28) uma reunião solene no plenário da Casa de José Mariano. O evento, realizado por iniciativa do vereador Gilson Machado Filho (PL), serviu para enaltecer o trabalho dessas instituições na promoção de seus valores éticos, sociais e espirituais. O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a cerimônia.
A reforma tributária que está em curso no Brasil e os impactos que o conjunto de mudanças provocará nas principais fontes de arrecadação municipais e estaduais vêm sendo debatidos pela Câmara Municipal do Recife, através da Comissão de Legislação e Justiça. No ciclo de debates que vem promovendo, o colegiado recebeu, na tarde desta quarta-feira (28), o representante do Recife na Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Roberto Albuquerque. Ele falou sobre os desafios e os aspectos práticos da implementação do conjunto de mudanças no sistema tributário, que exige uma preparação do poder público para implementá-lo.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da câmara do Recife, presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSB), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (28). Em pauta, a apreciação do texto de uma recomendação elaborada pelo colegiado para a normatização dos apartes e do uso da tribuna durante as reuniões Ordinárias da Casa - que ocorrem às segundas e terças-feiras, a partir das 10h. Participaram de forma presencial ou remota os vereadores Tadeu Calheiros (MDB), Felipe Alecrim (Novo), Natália de Menudo (PSB) e Chico Kiko (PSB).
Sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB) e com a presença dos vereadores Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB), Gilberto Alves (PRD) e Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se nesta quarta-feira (28). Na ocasião, o colegiado realizou a análise de 12 proposições, sendo seis pela rejeição e seis pela aprovação. Entre os projetos que receberam parecer favorável, está o PLO de nº 70/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que institui a “Campanha Não Esqueça! Olhe de Novo: Criança no Carro!” no município.
O professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Luís Simões é o mais novo detentor do Título de Cidadão do Recife. O paulista de São José dos Campos recebeu a comenda da Câmara Municipal da capital pernambucana nesta terça-feira (27), em cerimônia promovida por iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB). A vereadora Natália de Menudo (PSB) conduziu a reunião solene.
Ao debater o requerimento de número 3284/2025, o vereador Alef Collins (PP) disse que os alagamentos das ruas em tempos chuvosos e os transtornos ocasionados pela carência de macrodrenagem no Recife “não são de agora”, apesar “das promessas” de resolver esses problemas feitas pelo poder público. A proposição solicita ao governo do Estado e à Prefeitura ações conjuntas de macrodrenagem do Canal da Borborema, no bairro de Boa Viagem. A discussão do requerimento, que contou com a participação do vereador Thiago Medina (PL), ocorreu na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (27). Moradores da comunidade estavam presentes nas galerias.
Os 80 anos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) foram destacados durante a discussão do requerimento nº 4306/2025 que concede voto de aplausos à unidade, em reconhecimento à trajetória e aos serviços prestados à população pernambucana, especialmente aos recifenses. A proposição é de autoria do vereador Alef Collins (PP) que abordou o assunto, juntamente com o vereador Tadeu Calheiros (MDB), durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (27).