O vereador Osmar Ricardo (PT) disse nesta terça-feira (16), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, que seu mandato vai protocolar um requerimento pedindo a instalação de uma Câmara Técnica para acompanhar o cronograma de vacinação dos servidores e servidoras do município. Em seu discurso, o parlamentar salientou a necessidade de imunizar servidores que prestam serviços em áreas essenciais como saúde, assistência social, defesa civil, limpeza urbana e na Guarda Municipal, além de trabalhadores do setor de educação.
Um requerimento aprovado pela Câmara do Recife nesta terça-feira (16) solicita à Prefeitura do Recife que os indígenas que vivem no contexto urbano do município sejam incluídos no Grupo 1 do Plano Recife Vacina, que visa imunizar contra a covid-19. Durante a reunião ordinária remota do Poder Legislativo, a autora do requerimento nº 1607/2021, a vereadora Liana Cirne (PT), alertou que esse segmento da população está sujeito a um alto risco de contrair a doença.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) defendeu que os profissionais que trabalham no sistema de transporte coletivo tenham prioridade na campanha de vacinação. Ele fez a defesa na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou por videoconferência nesta terça-feira (16). “Temos chamado a atenção que a superlotação dos ônibus é um dos vetores da transmissão do vírus da covid 19”, justificou.
A vereadora Liana Cirne (PT) manifestou solidariedade à professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Erika Suruagy, que também é vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe). “Ela foi intimada a depor junto à Polícia Federal, a partir de um inquérito criminal referente à colocação de outdoors da entidade sindical na cidade do Recife, no ano de 2020. O conteúdo foi considerado criminoso”, disse.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) ocupou a tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (16) para expressar sua opinião sobre o decreto do Governo do Estado que determina a implementação de lockdown em Pernambuco a partir da próxima quinta-feira (18), em razão do aumento dos casos de covid-19. De acordo com o parlamentar, “este é um momento de muita frustração e, ao mesmo tempo, de esperança”.
Um, dois, três anos se passaram do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco e do seu motorista Anderson, mas até hoje a pergunta básica "quem mandou matar Marielle e Anderson e por quê?", jamais foi respondida. Pior ainda. Os mandantes continuam soltos. Para que ninguém esqueça a data e para cobrar respostas, a vereadora Dani Portela (PSOL) realizou uma reunião solene na tarde desta segunda-feira (15) na Câmara do Recife, por videoconferência. Com discurso vigoroso, a vereadora frisou que Marielle era uma vereadora negra, mulher, lésbica, com forte atuação nos morros cariocas, de onde ela veio e foi eleita com mais de 46 mil votos. “Foi assassinada em virtude de seu trabalho combativo, cuja voz só foi calada com a morte”.
A Câmara do Recife realizou nesta segunda-feira (15) uma reunião virtual para instalar, no Legislativo Municipal, a Frente Parlamentar pela Renda Básica. Na ocasião, seus vereadores membros elegeram o presidente e o vice-presidente do grupo. Foram escolhidos, respectivamente, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Eriberto Rafael (PP).
Em um discurso marcado por nomes de mulheres que representam a luta nos mais variados setores, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez pronunciamento na reunião Ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (15). Ela disse que é necessário e atual marcar o 8 de março.” É mais um dia de luta para nós mulheres e para todos os que se irmanam com as nossas bandeiras”.
Faz três anos que a sociedade clama por uma resposta à pergunta "Quem mandou matar Marielle Franco e o motorista Anderson?". E exatamente ontem, dia 14, Dani Portela (PSOL) enfatiza que completou mais um ano das mortes, sem resposta. Por isso, ela junto com a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), protocolaram projetos de lei da vereadora carioca assassinada, alertando que as propostas fazem parte da Agenda Marielle Franco, do Instituto Marielle Franco. As propostas estão sendo subscritas em dezenas de cidades do país e por parlamentares de diversos partidos. Ela convidou a todos e todas, na manhã desta segunda-feira (15), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, para a reunião Solene em memória de Marielle e Anderson.
Antes de ser aprovado por unanimidade o projeto de lei do Executivo nº 05/2021, que ratifica o protocolo de intenções do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, a vereadora Liana Cirne (PT) parabenizou a iniciativa e fez, em contrapartida, duras críticas ao governo Federal. Em seu pronunciamento na reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (15), ela lamentou o número de vítimas da covid-19 e a falta de uma política eficaz da União.