Existente há 63 anos, a rua Estrada do Curado, que dá acesso da comunidade Planeta dos Macacos ao Hospital Pelópidas Silveira e à BR 232, deverá ser toda pavimentada em asfalto e entregue à população nos próximos 45 dias. “Quero fazer um agradecimento ao prefeito Geraldo Julio, que realiza um antigo desejo da comunidade”, afirmou o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), na reunião ordinária desta terça-feira (8).
Uma região esquecida pelo poder público vê agora realizado sonhos de quase trinta anos, segundo relatou o vereador Chico Kiko (PP). Ele disse que o primeiro desafio é o início da obra de pavimentação da rua Mearim, que teve a ordem de serviço assinada e destacou o projeto Governo Presente, que foi levado ao local. O vereador disse na tarde desta terça-feira (8), na Câmara do Recife, que acompanhou de perto a assinatura da ordem de serviço e constatou a satisfação dos moradores da comunidade com o projeto do governo do Estado.
O vereador André Régis (PSDB) comentou que a plataforma de fiscalização das escolas da rede municipal denominada de Raio X das Escolas, criada pelo gabinete dele há sete anos, terá agora uma similar desenvolvida pelo Sistema Globo, por meio do G1, com o mesmo nome da plataforma dele. O vereador comemorou a iniciativa na tarde desta terça-feira (8), na Câmara do Recife, afirmando que se o sistema criado pela Globo der visibilidade às políticas públicas e ao trabalho de fiscalização do gabinete dele na Câmara do Recife, será bom para educação e não haverá preocupação com exclusividade, por ser a plataforma dele pioneira.
O vereador Carlos Gueiros (PSB) promoveu audiência pública, na manhã desta terça-feira (8) para debater o relatório de governança corporativa relativo ao 1º semestre de 2019 da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (AMPASS). “Essa audiência pública cumpre uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal e se propõe a discutir esse relatório de governança, que é semestral". O vereador destacou ainda a importância da transparência no serviço público, dando publicidade aos números, tanto no Portal da Transparência, como nestas reuniões abertas à população.
A Comissão de Legislação e Justiça analisou 28 matérias legislativas, sendo 22 Projetos de Lei (aqueles elaborados pelos vereadores) e seis Projetos de Decreto Legislativos (que preveem homenagens como entrega de títulos e medalhas), na reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (7). “Foi uma reunião bastante produtiva. Entre os analisados, eu destaco pelo menos três projetos que certamente serão aprovados quando chegarem ao plenário: o que declara Paulo Freire Patrono da Educação do Recife; o que considera Patrimônio Cultural Material o Parque das Esculturas; e o que proíbe dar alimentação e manutenção a abrigos de pombos urbanos no âmbito da cidade”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Aerto Luna (PSB).
Compra de equipamentos e materiais, promoção de edital de fomento a produção de conteúdo, pagamento de pessoal. Essas eram algumas das aplicações previstas para as duas emendas parlamentares do vereador Ivan Moraes (PSOL) à rádio Frei Caneca FM, aprovadas pela Câmara do Recife em 2017 e 2018. Entretanto, o montante – que totaliza R$ 250 mil – teria sido desvirtuado pela Prefeitura. Em um discurso realizado na tribuna da Casa, o parlamentar afirmou que o dinheiro foi destinado pelo Executivo à realização de festividades.
O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) reclamou do processo eleitoral realizado neste domingo para eleição de conselheiros tutelares. Ele disse na tarde desta segunda-feira (7), na Câmara do Recife, que houve muita desorganização e atraso na abertura de escolas. Por isso anunciou a saída dele do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) onde representa a Câmara do Recife. “Desde a gestão anterior estava insatisfeito e dessa vez vou oficializar minha saída”.
Cinquenta placas para homenagear cinquenta agentes comunitários de saúde serão entregues pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido), que vai fazer a homenagem no próprio gabinete dele, pela passagem do mês do agente comunitário. Ele disse na tarde desta segunda-feira (7), na Câmara do Recife, que não poderia deixar de prestar esta homenagem por serem os agentes comunitários profissionais que realizam ações educativas e de prevenção à saúde das pessoas.
Os jornalistas profissionais de Pernambuco estão em dissídio coletivo salarial, mas na segunda rodada de negociação, realizada no dia 24 de setembro, a bancada patronal já ofereceu uma proposta que desagradou a categoria: “Os representantes dos patrões bateram o pé e insistiram em extinguir o pagamento das horas trabalhadas aos domingos a 100%”, informou o vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária desta segunda-feira (7). Eles também são inflexíveis, segundo o parlamentar, quanto ao prazo de pagamento das horas extras trabalhadas em regime de banco de horas.
Cuidar da oferta de serviços de saúde para fomentar a prevenção permanente ao câncer de mama. Foi esse o pedido feito à Prefeitura do Recife pela vereadora Michele Collins (PP) na tribuna da Câmara nesta segunda-feira (7). Na ocasião, a parlamentar proferiu um discurso em alusão à campanha de conscientização Outubro Rosa, celebrada mundialmente neste mês.