Notícias

Ao anunciar que assinará o requerimento que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a qualidade da merenda escolar da rede municipal, o vereador André Régis (PSDB) parabenizou o autor da iniciativa, vereador Renato Antunes (PSC). “Vossa Excelência colocou essa discussão na ordem do dia e por isso está de parabéns. Independentemente do resultado a que essa comissão chegar, ela funcionará como instrumento de pressão sobre a Prefeitura do Recife para oferecer uma merenda de qualidade para as crianças”, disse, ao usar o tempo de liderança do partido, na reunião ordinária desta terça-feira (24).

Pela unanimidade dos vereadores presentes no plenário, a professora Maria Hosana de Andrade Gueiros, que tem um trabalho de militância em prol da causa da pessoa com deficiência, recebeu voto de aplauso na reunião ordinária desta terça-feira (24). “São mais de 20 anos de luta, com o objetivo de defender o direito à educação das pessoas com deficiência visual”, argumentou o vereador Ivan Moraes (PSOL), que propôs a homenagem. A professora estava presente nas galerias e recebeu o resultado com emoção.

Uma ação promovida no Ibura, na Zona Sul do Recife, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Fred Ferreira (PSC) na Casa de José Mariano nesta terça-feira (24). Realizado com apoio do parlamentar no domingo (22), o desfile cívico congregou moradores do bairro – e deve se repetir no ano que vem.

O imbróglio que contrapõe a manutenção de moradias na comunidade Caranguejo Tabaiares e a requalificação do canal do Prado teve um de seus desdobramentos discutidos na Câmara Municipal nesta terça-feira (24). Na tribuna da Casa, o vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu à Prefeitura a revogação do decreto nº 32.680, de 24 de julho de 2019. O ato declara de utilidade pública, para fins de desapropriação total, as benfeitorias localizadas nos perímetros do canal – atingindo, segundo o parlamentar, 75 residências da comunidade.

Agenda de visita criada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, para fiscalizar e visitar órgãos do governo e entidades privadas ligadas à mulher, surtiu os primeiros efeitos. Após visita da presidente da Comissão, vereadora Aline Mariano (PP), realizada em conjunto com a Associação Nacional de Advocacia Criminal à Colônia Penal de Mulheres, foi elaborado relatório mostrando as condições estruturais e especialmente a falta de ressocialização de detentas, que encontram dificuldade em se reinserirem na sociedade. A parlamentar disse na tarde dessa terça-feira (24), que o relatório foi entregue à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado e tão logo tenha respostas informará à Comissão da Mulher e ao plenário da Casa.

Tachado pelo Jornal Inglês The Guardian de "arrogante e bilioso", o discurso do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na Organização das Nações Unidas (ONU) foi criticado pelo vereador João da Costa (PT). Ele não se furtou de comentar e repercutir a fala presidencial na tarde desta terça-feira (24), na Câmara do Recife, cujo texto, segundo ele, dirige-se apenas à base eleitoral do presidente. Lembrou que a ONU foi criada para promover a paz e que teve no diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, o primeiro a discursar na primeira assembleia especial, tradição mantida até hoje.

O vereador André Régis (PSDB) disse, na reunião ordinária desta terça-feira (24), que não tem “saudade nenhuma da época em que a então presidente Dilma Rousseff fazia discurso na ONU”, numa comparação com a fala que o atual presidente Jair Bolsonaro realizou pela manhã na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York. “Quando Dilma discursou, diante do que disse, houve momentos de perplexidade científica”, ironizou.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (24) para recuperar comentários do senador Álvaro Dias (Podemos) sobre possíveis fraudes nas loterias administradas pela Caixa Econômica Federal. O parlamentar fez questionamentos sobre a falta de punição dos fraudadores.

A Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano foi fundada e idealizada em 3 de setembro de 1969 pelo aluno Jader de Alemão Cysneiros. Neste ano de 2019, a Banda comemora 50 anos que foram bastante celebrados numa reunião solene promovida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), na noite desta segunda-feira (23). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB). A banda da Escola Municipal Antônio Farias Filho também compareceu ao evento fazendo uma homenagem à Banda do Ginásio Pernambucano.

Dos doze projetos de lei analisados na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, cinco foram aprovados, um retirado de pauta, e seis rejeitados. O presidente do grupo, vereador Aerto Luna (PSB), destacou entre os projetos aprovados, o de número 212/2018 de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB), obrigando que seja comunicado aos órgãos de proteção e conselhos ligados ao tema de casos de abuso e maus-tratos a idosos. O vereador enalteceu a proposta, na tarde desta segunda-feira (23), na Câmara do Recife, afirmando que além da aprovação na Comissão, deverá também ser aprovada em Plenário.