Notícias

Aproveitando a passagem do Dia do Ciclista, comemorado nesta segunda-feira (19), a vereadora Goretti Queiroz (PSC) parabenizou a Prefeitura do Recife que, no final de semana, entregou a mais nova ciclovia da cidade – a Ciclovia Jornalista Graça Araújo, no bairro de Santo Amaro – mas lamentou que, justamente na data, um ciclista tenha sido atropelado em via pública. “É uma pena que num dia como hoje nós tenhamos que lamentar a morte de mais um ciclista”, afirmou, em reunião ordinária de hoje (19).

Uma ação promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com uma emissora de televisão foi tema de um discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta segunda-feira (19). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar teceu elogios à campanha Cidade Limpa, que busca conscientizar os recifenses a respeito do descarte adequado do lixo.

Depois de comparecer ao laboratório do Hospital Veterinário do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o vereador Ricardo Cruz (Cidadania) anunciou que os resultados da autópsia realizada nos animais mortos, na semana passada, na Imbiribeira, serão encaminhados para São Paulo. “Nós não vamos descansar enquanto não identificarmos como os animais foram mortos e assim podermos responsabilizar os criminosos”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (19).

Os profissionais que acompanham o ritmo acelerado dos jogos e dos campeonatos foram celebrados (as) na reunião solene promovida pela vereadora Goretti Queiroz (PSC), na manhã desta segunda-feira (19), na Casa de José Mariano. “É com muita alegria que subo à tribuna hoje para prestar essa homenagem pelo importante do trabalho desenvolvido pelos profissionais da imprensa esportiva”. Vários comunicadores de diversos veículos marcaram presença no plenário. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu o evento.

Até hoje, 16 de agosto de 2019, ele era apenas recifense de coração. Mas, desde o final da manhã, o produtor cultural e empresário da noite, Paulo Braz, é também cidadão do Recife. O título foi entregue pelo vereador Alcides Teixeira Neto, atualmente sem partido, que levou em conta “os relevantes serviços prestados à cidade”. O parlamentar considerou que Braz “deixa a sua marca por onde passa; e há 30 anos, é uma grande referência para a cultura local, considerado o ‘Rei da Noite Recifense’. Durante todo esse tempo, abriu sete casas noturnas e produziu mais de 30 festas e 21 réveillons”, disse.

Diante de um plenário repleto de integrantes da comunidade chinesa, além de representantes consulares de diversos países, a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem ao Dia Municipal da Imigração Chinesa, na noite desta quinta-feira (15). O autor da iniciativa, vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Casa, destacou a importância da data e entregou à Cônsul-Geral da China no Recife, Yan Yuqing, uma placa comemorativa ao evento. Em agradecimento, a diplomata o presenteou com uma pintura chinesa.

Dono de uma carreira de fazer inveja, o advogado Leonardo Accioly recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, patrono da Câmara do Recife. Trata-se da maior comenda da Casa. O autor da proposta é o vereador Antonio Luiz Neto (PTB), que ressaltou as qualidades do homenageado, no Plenário lotado de amigos, parentes e colegas de profissão e autoridades. O homenageado é Conselheiro Federal da OAB no triênio 2019/2021. A sessão Solene foi presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), na tarde dessa quinta-feira (15).

A sociedade brasileira cobra políticas públicas voltadas para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – mas o País não possui dados sobre essa população, o que dificulta a ação governamental. Em julho deste ano, foi sancionada a Lei Federal nº 13.861/2019, que insere a coleta de números sobre o autismo nos censos demográficos do Brasil. A novidade foi tema de uma reunião pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (15). O evento, requerido pelo vereador Hélio Guabiraba, discutiu a importância desses dados para a capital pernambucana.

Através de ato do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), publicado em Diário Oficial nesta quinta-feira (15), foi prorrogado por mais 180 dias o funcionamento da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor, que a princípio se encerraria em meados de setembro. O plano está previsto no projeto de lei do Executivo número 28/2018. “O aprofundamento do tema é de suma importância, pois ele rege as diretrizes de desenvolvimento urbano do município, desde a sua ocupação, passando pelas questões de mobilidade ambiental, até a definição de zonas de interesse humano”, explicou o presidente da Comissão, vereador Rodrigo Coutinho (SD), ao solicitar a prorrogação.

O sistema de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos sem estação desempenham função essencial para a mobilidade urbana, sendo adotado nas principais metrópoles mundiais. No Brasil, seguindo a tendência global, o sistema já é uma realidade em várias cidades, incluindo o Recife. O tema foi discutido na manhã desta quinta-feira (15), por meio de uma audiência pública, promovida pelo vereador Jayme Asfora (sem partido). O objetivo, segundo o parlamentar, foi debater os efeitos positivos (e eventuais negativos) das bicicletas e patinetes elétricos sem estação. “É preciso democratizar a discussão e esperamos que o recifense use menos carros e mais modais”.