A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo Internacional de Emergência para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. No Recife, a quinta edição foi realizada no período de 20 a 26 de maio 2019, e contou com o envolvimento da sociedade civil. Diante da importância da ação, o vereador Eriberto Rafael (PTC) promoveu uma reunião solene, na noite desta quarta-feira (29) para homenagear os 58 parceiros que tornaram possível a realização do evento. A vereadora Aline Mariano (PP) presidiu a solenidade.
Líder da Oposição na Câmara, o vereador Renato Antunes (PSC) repercutiu, durante a reunião plenária desta quarta-feira (29), a visita que fez ao posto de saúde localizado em Sítio Grande, no bairro da Imbiribeira. Segundo o parlamentar, os moradores da área sofrem com a falta de estrutura e de material do local.
A Reforma da Previdência e a flexibilização da norma que impede o Governo Federal de se endividar para pagar despesas correntes foram temas de debate na reunião plenária da Câmara do Recife desta quarta-feira (29). Os assuntos foram levados à tribuna pelo vereador André Régis (PSDB), que se posicionou a favor das medidas. De acordo com ele, o País corre risco de entrar em colapso se o Congresso não aprová-las.
Numa discussão sobre os rumos da política nacional a partir da Reforma da Previdência, ocorrida no plenário da Câmara Municipal do Recife, o vereador Jairo Britto (PT) disse que os parlamentares que defendem o atual Governo Federal fazem discursos baseados no “achômetro”, mas que ele prefere participar com “dados estatísticos”. Segundo Britto, “as pessoas fazem discursos sem observar a realidade, apenas defendendo a opinião da agremiação política a que está filiado”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (29).
Na tarde desta quarta-feira (29), o vereador Samuel Salazar (PRTB) congratulou a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB – PE) pelo desagravo público em favor do advogado Guilherme Interaminense. O ato ocorreu pela manhã em frente ao 25º Batalhão de Polícia Militar, em Jaboatão dos Guararapes. O parlamentar contou que o advogado foi agredido por um policial militar (PM) lotado naquele Batalhão.
Alertar para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. É esse o objetivo do Maio Amarelo, campanha de conscientização internacional que foi repercutida na Câmara do Recife nesta quarta-feira (29) pelo vereador Fred Ferreira (PSC). Na tribuna da Casa, o parlamentar fez um apelo por mais responsabilidade no trânsito.
Autor de um requerimento que pede a instalação de câmeras de segurança nas proximidades da Academia da Cidade da avenida Beira Rio, na Torre, o vereador Ricardo Cruz (Cidadania) subiu à tribuna da Câmara nesta quarta-feira (29) para repercutir a resposta dada pela Prefeitura à solicitação. Segundo o parlamentar, que se preocupa com a violência urbana e os maus-tratos contra animais cometidos na região, o Poder Executivo vai incluir o local na expansão do seu sistema de monitoramento.
O vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) anunciou que esteve em Brasília, no dia de ontem, acompanhado do secretário de Educação do Recife, Bernardo D'Almeida, com a missão de viabilizar junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a liberação de recursos para construção de uma creche no bairro de Santo Amaro. “Fomos destravar esse projeto. Foi um viagem bastante produtiva”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (29).
Com o objetivo de estimular o engajamento das escolas privadas de ensinos fundamental e médio e também das faculdades particulares, no sentido de cumprir a lei municipal 18.417/2017, o vereador André Régis fez comunicação pública de que enviará ofício para os gestores. “Vou comunicar a existência da lei 18.417/2017, que foi originada a partir de projetos de lei de minha autoria”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (29).
Com a presença da vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente, e do vereador Hélio Guabiraba (PRTB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou quatro projetos de lei e um de Resolução, além de distribuir outros quatro para análise e emissão de pareceres. Os trabalhos legislativos foram realizados na reunião que ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (29), na Sala das Comissões.