O vereador Ricardo Cruz (Cidadania) ressaltou, na reunião ordinária desta terça-feira (11), o encerramento do projeto Maratona Verde, promovido pela Prefeitura do Recife, que aconteceu neste final de semana, no Parque Santana, no bairro de Santana. “A meta da plantação de 10 mil mudas de árvores foi batida. Inclusive, muitas delas eram nativas da nossa Mata Atlântica, que está tão devastada”, completou. O parlamentar ainda agradeceu a ação ao prefeito Geraldo Julio e ao secretário de Meio Ambiente, José Neves.
Dois assuntos levaram o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (11). O parlamentar repercutiu uma audiência pública realizada na Casa de José Mariano no dia 30 de Maio sobre as ações da Prefeitura para os pontos de risco da cidade. E salientou, ainda, a necessidade de consulta a moradores a respeito dos locais de instalação de postes de energia elétrica.
Segundo a Associação Solidária do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (ASTOC) e da Síndrome de Tourette (ST), a Síndrome de Tourette é aquela em que aparecem tanto tiques motores como vocais. Piscadelas dos olhos, tosse, coprolalia- emissão involuntária de palavras obscenas- são alguns dos comportamentos encontrados e, segundo a vereadora Ana Lúcia (PRB), muitos portadores são vítimas de preconceitos e estigmas por falta de conhecimento da sociedade. Diante disso, a parlamentar promoveu uma audiência pública, na manhã desta terça-feira (11), com o tema: "Síndrome de Tourette: Conheça para não discriminar”.
A Câmara Municipal do Recife recebeu, na manhã desta terça-feira (11), a visita dos alunos da Escola Estadual Professor José Vicente Barbosa, do bairro do Ipsep. Trata-se de uma atividade extraclasse com o objetivo de abordar questões relacionadas à cidadania e reuniu três turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes foram recebidos no plenário da Casa pelo vereador Renato Antunes (PSC).
O vereador Renato Antunes (PSC) argumentou que é prematuro julgar os recentes vazamentos sobre conversas entre promotores e juízes da Lava Jato, no julgamento e prisão do ex-presidente Lula, divulgados pelo portal Intercept este final de semana. Para ele se houve delito precisa ser apurado e punido e que os culpados paguem,mas não se poderia demonizar uma operação que trouxe dinheiro desviado de volta para o país e prendeu criminosos. Ele disse na tarde dessa segunda-feira (10) na Câmara do Recife que "é grave, mas não podemos dizer que está tudo errado".
O vereador Jairo Britto comentou que o seu partido, o PT, saiu do poder há três anos, com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas “há vereadores do Recife que continuam insistindo que é preciso desaparelhar o Estado, tirando a companheirada”. Ele fez a afirmação na reunião ordinária desta segunda-feira (10), logo após ser citado “pelo parlamentar que me antecedeu nesta tribuna”. No caso, Renato Antunes (PSC), um dos que fazem a defesa do governo do presidente Jair Bolsonaro na Casa de José Mariano.
A revelação de mensagens trocadas pelo ex-juiz federal Sergio Moro, hoje Ministro da Justiça, e o procurador da República Deltan Dallagnol foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (10), na Câmara do Recife. Divulgadas pelo site The Intercept Brasil no último domingo (09), as conversas mostrariam o atual ministro da Justiça, que à época julgava processos da Operação Lava Jato, orientando o trabalho da força-tarefa do Ministério Público Federal.
Programa social Chegando Junto, anunciado semana passada pela Prefeitura do Recife, com dez ações entre elas restaurantes populares, abrigos noturnos para pessoas em situação de rua, além de reinserção no mercado de trabalho, mereceu elogios do vereador Rinaldo Junior (PRB), ex-líder da oposição na Câmara do Recife. Ele disse na tarde dessa segunda-feira (10) que faz oposição propositiva, critica, mas elogia quando é bom. O programa vai receber investimentos provenientes de um corte de R$ 60 milhões. O dinheiro será investido em programas sociais.
Com a previsão de o projeto de lei do Executivo número 09/2019, da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), ser votado nesta terça-feira (11), o vereador Renato Antunes aproveitou para fazer críticas sobre os gastos da Prefeitura com a propaganda institucional. “Vim trazer dados importantes da cidade sobre os recursos gastos na propaganda. Estamos em junho e vamos votar este projeto importante, que prevê os gastos públicos e as prioridades de gestão, no Recife, para o próximo ano”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (10).
Atualmente sem partido, o vereador Hélio Guabiraba repercutiu a sua expulsão do PRTB. “Recebi o comunicado na sexta-feira, dia sete de junho. Esse assunto é muito importante para a minha vida política e para o meu mandato. Por isso, vou listar os cinco motivos pelos quais fui afastado da legenda”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (10). Além dele, outros dois vereadores recifenses foram excluídos: Alcides Teixeira Neto e Samuel Salazar, oficialmente, pelo mesmo motivo: o PRTB se afastou da base do prefeito Geraldo Julio e os parlamentares, não.