Notícias

Apesar de a Prefeitura do Recife ter instalado placas divulgando a intenção de construir os habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no terreno do antigo Aeroclube de Pernambuco, no Pina, o vereador André Régis (PSDB) tem outra ideia para a área. Ele tem uma proposta de construir no local, que tem cerca de 21 hectares (o equivalente a 21 campos de futebol), um conjunto residencial, um parque urbano, um centro de convenções (ou torres residenciais e comerciais) e um complexo educacional e esportivo. A sugestão foi apresentada em audiência pública na manhã desta sexta-feira (12), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife.

Discussão transversal a todos os capítulos do projeto de lei do Plano Diretor do Recife, a deficiência da Mobilidade e da Acessibilidade Urbana foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (11) pela Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor da Câmara Municipal. “São dois temas muito importantes para a cidade. O Recife está praticamente travado quando se fala de trânsito e, além disso, não temos uma segurança para quem anda de bicicletas. Já o segundo assunto também precisa de discussão, pois os prédios públicos são inacessíveis aos portadores de necessidades especiais. As ruas e calçadas não oferecem boas condições para os cadeirantes se deslocarem”, afirmou o vereador Rodrigo Coutinho (SD), presidente da comissão.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Recife do Dia da Convenção Nacional de Igrejas Missionárias Rompendo em Fé, comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de abril de cada ano. “Conforme a Lei nº 17.785/2012, a partir dessa quinta-feira (11) até o dia 13, acontecerá a Convenção da Igreja Missionária Rompendo em Fé, incluído no calendário Oficial do município através de meu projeto”, disse em reunião plenária da tarde dessa quarta-feira (10).

O vereador Renato Antunes (PSC) reclamou da falta de atendimento dos pedidos e solicitações feitas ao Executivo. Ele disse que tem mais de seiscentos requerimentos com pedidos e reivindicações das comunidades necessitadas. “O requerimento é a forma do vereador trabalhar por seus eleitores, mas não temos respostas da gestão”.

O vereador Davi Muniz (PATRI) abordou o projeto de lei número 06/2019, que foi aprovado em plenário nesta quarta-feira (10) na Câmara do Recife, após duas votações. A proposta extingue a exigência do nível superior para os conselheiros tutelares . “É um debate importante para a cidade. Estou muito feliz em ser a favor desse projeto. Ele vai dar condições para o cidadão que quer se candidatar”, disse o parlamentar.

O projeto de lei do Executivo número 06/2019 - que revoga a exigência de nível superior para a função de conselheiro tutelar do Recife - foi aprovado nesta quarta-feira (10) em primeira e segunda votação na Câmara Municipal. Antes das votações, o vereador Benjamim da Saúde (PATRI) se afirmou contrário à exigência do diploma, por entender que tal medida limita a participação de pessoas que podem contribuir, efetivamente, com os trabalhos nos Conselhos.

A Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal quer ouvir do secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, quais os resultados do Pacto pela Vida do Recife, que foi anunciado como o primeiro plano municipal de segurança e prevenção da violência elaborado por uma prefeitura no Brasil. “Faz parte do nosso cronograma de atividade convocar as autoridades para falar da questão da segurança. É um tema que interessa a toda sociedade”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Almir Fernando (PCdoB), em reunião realizada no final da tarde desta quarta-feira (10).

O vereador Jayme Asfora (sem partido) reclamou que a lei 18.528/2018 - que trata do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataformas digitais - já completou o prazo de regulamentação pela Prefeitura. Ele disse na tarde desta quarta-feira (10) que o Executivo teve 120 dias para regulamentar a medida e o prazo teria expirado em 21 de março passado. Mas o vereador Aerto Luna (sem partido) informou que o edital de regulamentação foi publicado no Diário Oficial do Município no último dia 2 de abril.

A aprovação em duas votações do projeto de lei do Executivo número 06/2019, extinguindo a exigência de nível superior para Conselheiro Tutelar do Recife, foi comemorada pelo vereador Hélio Guabiraba (PRTB), na tarde desta quarta-feira (10), na Câmara do Recife.

Um dos anseios da população de Brasília Teimosa, comunidade localizada na Zona Sul do Recife, o direito à escritura pública do terreno onde residem há mais de sete décadas, poderá ser realizado caso o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, cumpra o que prometeu. “Ele esteve reunido com moradores e prometeu que a Prefeitura do Recife vai entregar o documento a todos os moradores da área Zeis. Ou seja, vai dar o título de posse definitivo”, disse o vereador Ricardo Cruz (PPS) na reunião ordinária desta quarta-feira (10).