O vereador Ricardo Cruz (PPS) repercutiu a inauguração do curso de inglês, oferecido gratuitamente pela Associação Cuidando das Pessoas e Salvando os Animais (ACPSA), ocorrido na sexta-feira (29). “Estive na associação para a inauguração do curso. Ele é muito importante para uma comunidade carente”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (3).
O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) parabenizou o prefeito Geraldo Julio e o secretário Jailson Correia pela indicação da nova diretora executiva de Atenção Básica de Gestão Distrital, Ana Sofia Pessoa. “Recém-chegada, Ana já atendeu uma demanda antiga do bairro da Guabiraba, que era a colocação de dois novos médicos no posto de saúde”, afirmou o vereador na reunião ordinária desta quarta-feira (3).
O vereador Almir Fernando (PCdoB) cobrou, ao Grande Recife Consórcio de Transporte, a presença de fiscais nos terminais de ônibus da empresa Caxangá, na Zona Norte do Recife. “Hoje tive a necessidade de vir de ônibus e fui obrigado a pegar outra opção, que não aquela que pego costumeiramente, que é a linha do Alto José Bonifácio/Av. Norte. Ninguém sabia quem ia operar o ônibus disponível no momento, porque o motorista ainda não tinha chegado. Não tinha fiscal no local e ninguém sabia a quem recorrer”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (3).
A morte de 40 cães e gatos supostamente praticada pelo responsável pelo canil público da Ilha de Fernando Noronha, há cerca de um mês, e que resultou na prisão do funcionário, levou à exoneração de uma veterinária convocada pela Delegacia de Polícia local para ajudar a esclarecer o crime ambiental. De acordo com a vereadora Goretti Queiroz (PSC), a demissão da profissional não está devidamente esclarecida. Ela disse que os animais foram mortos com chumbinho, mas o funcionário, que é agente ambiental, foi solto mediante pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil.
O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, mais conhecido na cidade por Geraldão, que se encontra em obras há seis anos, deveria ter sido entregue, de acordo com o vereador Renato Antunes (PSC), em março deste ano, mas já teve sua inauguração prorrogada para julho. O parlamentar se queixa que a obra é importante para a cidade e vem sofrendo sucessivos adiamentos, embora o projeto tenha custo estimado de R$ 45 milhões.
O vereador Chico Kiko (PP) agradeceu aos vereadores que votaram a favor do Projeto de Decreto Legislativo número 08/2019 para entrega do Título de Cidadã Recifense à jornalista carioca Fátima Bernardes, proposição de sua autoria, aprovada em unanimidade pelo plenário na segunda-feira (1º). “A principal condição para que alguém receba o Título de Cidadão é ter feito algo pelo Recife e ela atende a essa prerrogativa”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (3).
O plenário da Câmara Municipal do Recife contou com pequenas e nobres presenças na tarde desta terça-feira (03). Alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Paraíso do Saber, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, visitaram à Casa e foram recebidos pelo vereador Aerto Luna (sem partido). “Eu tive uma grata surpresa em recebe-los e constatar a pouca idade. Que bom, pois cidadania é algo que se aprende a partir da primeira infância”, afirmou o parlamentar.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou 12 projetos de lei e distribuiu oito, para análise e emissão de pareceres, em reunião realizada no início da tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife. “Foi uma reunião bastante produtiva, pois adiantamos a avaliação de várias matérias que agora terão segmento em outras comissões ou ficaram aptas para votação em plenário”, disse a presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (PRB).
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), compareceu à cerimônia de Passagem de Comando do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III) , na manhã desta terça-feira (3). O Major-Brigadeiro-Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo passou o comando ao Brigadeiro-Ar Cesar Faria Guimarães. “Para mim, foi uma honra participar do evento”, disse o vereador, que representou o Legislativo Municipal.
O fechamento iminente de duas residências terapêuticas no Recife tem provocado reação em servidores da área da saúde mental e tornado incerto o futuro dos usuários do serviço. Essa foi a denúncia feita pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que promoveu uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (3), no plenarinho da Câmara Municipal, sobre a Política de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial do Recife (RAPS). As unidades ficam no bairro do Ipsep e da Ilha do Retiro, ambos na Zona Oeste da cidade. Desde a reforma psiquiátrica, que fechou manicômios e hospícios, o Serviço de Residência Terapêutica (SRT) tem sido a alternativa de moradia para pessoas com transtornos mentais que não contam com suporte familiar, especialmente as que retornam de longas internações em hospitais psiquiátricos.