O 18º Congresso de Mulheres da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) foi tema de um discurso proferido pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (03). Na tribuna, a parlamentar saudou a realização do evento, encerrado no último domingo (02), e falou sobre a participação feminina no movimento protestante.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) repudiou, em reunião ordinária na Casa de José Mariano, nesta segunda-feira (3), a atitude da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) de instalar postes em escadarias de algumas comunidades do Recife. “A Celpe está colocando novos postes e, não sei qual o motivo, mas está colocando os postes de fibra no meio da escadaria e está prejudicando a comunidade”, reclamou.
Uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania promovida nesta segunda-feira (03), na Câmara do Recife, sediou um debate sobre a necessidade de intensificar as ações públicas voltadas para a população em situação de rua. Dentre os pontos da discussão estava a possibilidade de uso de um abrigo emergencial da Prefeitura para acolher as pessoas que se encontram nessa situação. Na ocasião, foi criada uma subcomissão formada por vereadores e representantes da sociedade civil para tratar do assunto.
A Casa de José Mariano promoveu uma audiência pública nesta sexta-feira (31), na sede do Poder Legislativo, para analisar as contas da Secretaria Municipal de Saúde relativas ao terceiro quadrimestre de 2018. O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Rogério de Lucca(PSL), que aprovou a prestação de contas apresentada pela Prefeitura.
Depois de ter recebido 22 emendas aditivas e modificativas, o projeto de lei do Executivo número 09/2019, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), foi debatido em audiência pública na manhã desta sexta-feira (31). A iniciativa, que cumpre determinação do artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal, foi da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife e contou com a presença do secretário de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura do Recife, Jorge Vieira. “É muito importante a presença do secretário porque a LDO direciona como serão gastos os recursos da Prefeitura. É uma peça primordial para o orçamento”, disse o presidente da Comissão, vereador Eriberto Rafael (PTC).
Com 67% de sua área geográfica composta por morros, onde mora uma elevada parcela da população, o Recife convive com o fantasma de deslizamentos sempre que se aproxima o período chuvoso. Por isso, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública, na tarde desta quinta-feira (30), para debater o tema “Pontos de risco nos morros”, ocasião em que os representantes da Prefeitura do Recife puderam apresentar as ações de prevenção para evitar que ocorram tragédias nas áreas de encostas durante o período. “Foi uma oportunidade de ouvirmos e conhecermos o que está sendo feito e recebermos orientações sobre como proceder para evitar acidentes numa hora de necessidade”, disse o vereador.
A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo Internacional de Emergência para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. No Recife, a quinta edição foi realizada no período de 20 a 26 de maio 2019, e contou com o envolvimento da sociedade civil. Diante da importância da ação, o vereador Eriberto Rafael (PTC) promoveu uma reunião solene, na noite desta quarta-feira (29) para homenagear os 58 parceiros que tornaram possível a realização do evento. A vereadora Aline Mariano (PP) presidiu a solenidade.
Líder da Oposição na Câmara, o vereador Renato Antunes (PSC) repercutiu, durante a reunião plenária desta quarta-feira (29), a visita que fez ao posto de saúde localizado em Sítio Grande, no bairro da Imbiribeira. Segundo o parlamentar, os moradores da área sofrem com a falta de estrutura e de material do local.
A Reforma da Previdência e a flexibilização da norma que impede o Governo Federal de se endividar para pagar despesas correntes foram temas de debate na reunião plenária da Câmara do Recife desta quarta-feira (29). Os assuntos foram levados à tribuna pelo vereador André Régis (PSDB), que se posicionou a favor das medidas. De acordo com ele, o País corre risco de entrar em colapso se o Congresso não aprová-las.
Numa discussão sobre os rumos da política nacional a partir da Reforma da Previdência, ocorrida no plenário da Câmara Municipal do Recife, o vereador Jairo Britto (PT) disse que os parlamentares que defendem o atual Governo Federal fazem discursos baseados no “achômetro”, mas que ele prefere participar com “dados estatísticos”. Segundo Britto, “as pessoas fazem discursos sem observar a realidade, apenas defendendo a opinião da agremiação política a que está filiado”, afirmou, na reunião ordinária desta quarta-feira (29).