A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (4), para tecer comentários sobre diversos assuntos. Prestou solidariedade aos moradores e atingidos com o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. “Fiquei profundamente consternada ao saber da notícia do rompimento da barragem naquela cidade. Uma tragédia sem precedentes.” Ela também destacou o trabalho dos bombeiros. “Esses sim são os verdadeiros heróis.”
O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (4) para criticar a política de vetos da Prefeitura a projetos aprovados pela Casa de José Mariano. O parlamentar citou uma proposição de sua autoria – a “Lei Professor Seguro”, de nº 18.551/2018 – como exemplo. Segundo Renato Antunes, o veto a um parágrafo único e a seis dos nove artigos da matéria a deixaram ineficaz.
O vereador Rinaldo Junior (PRB) convocou os demais vereadores da Câmara Municipal do Recife a lutar contra o aumento das passagens de ônibus, cujo percentual de reajuste poderá ser definido pelo Conselho Superior de Transportes Metropolitanos, na reunião do dia 12. “Eu defendo um reajuste zero nas tarifas, pois a grande parte das categorias de trabalhadores não teve mais do que 5% de aumento salarial. Qualquer reajuste terá grande impacto nas finanças familiares da maioria dos recifenses”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (4).
Há exatamente cem anos, nascia em Portugal o médico e professor Fernando Figueira. Conhecido no Recife pelo seu legado no campo da medicina social, ele teve sua memória celebrada na manhã desta segunda-feira (4) com uma missa realizada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). À tarde, na Câmara do Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu o evento.
Os quatro vereadores que estavam na suplência e se consolidaram no cargo com a ida dos titulares para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa tomaram posse no plenário da Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira (4). Pela ordem alfabética, Goretti Queiroz (PSC) assumiu a vaga deixada por Wanderson Florêncio; João da Costa (PT) assumiu o cargo que foi de Marília Arraes; Samuel Salazar (PRTB), ficou no lugar de Marco Aurélio e Wilton Brito (PP), de Romero Albuquerque.
Na manhã desta sexta-feira (1), ocorreu a reunião solene de Instalação da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura da Casa de José Mariano. O evento foi conduzido pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), que saudou todos os presentes, ressaltou a importância do Poder Legislativo e o diálogo com o Executivo Municipal. O plenário e as galerias da Câmara ficaram tomados por autoridades, secretários municipais, representantes da sociedade civil e populares.
Para apresentar a mensagem anual dos compromissos assumidos junto à população, o prefeito Geraldo Julio compareceu à solenidade de reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 1º de fevereiro, acompanhado de seis secretários, de dois secretários executivos e do vice-prefeito Luciano Siqueira. A mensagem, que foi lida num discurso que durou 28 minutos, também foi encaminhada para cada um dos 39 vereadores. O prefeito fez uma análise da conjuntura política, apresentou a prestação de contas de 2018 e falou do projeto de lei número 01/2019, que propõe uma reestruturação administrativa com extinção de 256 cargos comissionados na Prefeitura do Recife e desmembra duas secretarias.
O líder do governo, vereador Eriberto Rafael (PTC), dirigiu-se à tribuna na manhã desta sexta-feira (1), durante a solenidade de reabertura dos trabalhos agradecendo por representar a liderança na Câmara do Recife. Ele detalhou os principais projetos de lei de relevância para a capital pernambucana e citou as novas ações que a Prefeitura do Recife executará em benefício da população recifense.
Uma reunião solene instalou nesta sexta-feira (1º) a 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura da Câmara do Recife – ou seja, o terceiro ano do mandato dos vereadores que foi iniciado em 2017. Após o discurso do prefeito Geraldo Julio, o novo líder da oposição subiu à tribuna da Casa de José Mariano para fazer suas considerações. Ao plenário, o vereador Renato Antunes (PSC) falou sobre as perspectivas da oposição ao governo e teceu críticas à gestão municipal.
No Recife, as instituições de ensino superior são proibidas por lei de cobrar aos seus alunos taxas ou valores para a emissão de diploma de conclusão de curso. A norma, que vale desde 2008, é resultado de um projeto apresentado pelo vereador Augusto Carreras (PSB). As universidades, faculdades ou centros universitários que não cumprirem a determinação estão sujeitas a multa.