Notícias

Foi para registrar a realização da primeira edição do programa “Meu Bairro é o Bicho”, que aconteceu no último sábado, na comunidade do Alto do Mandu, localizada na Zona Norte do Recife, que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (1º).

O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira (1º) para informar o início do agendamento das castrações no Hospital Veterinário do Recife. Serão disponibilizadas mil castrações neste mês. Ele também falou sobre uma ação de arborização no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, que teve o apoio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), deu início à reunião plenária da Casa, nesta segunda-feira (1º), destacando o Movimento Abril Verde. Tal ação tem como objetivo discutir a questão da saúde, segurança e prevenção no meio ambiente do trabalho. O parlamentar ressaltou as sugestões encaminhadas à Casa pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

A vereadora Michele Collins (PP), repercutiu de maneira positiva a recente viagem do governador do Estado a Brasília para apresentar ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, resultado do Pacto pela Vida, que vem diminuindo número de mortes no Estado, e para buscar verbas para o combate às drogas. A vereadora disse na tarde desta segunda-feira (1º), na Câmara do Recife, que o ministro revelou interesse em conhecer melhor o programa desenvolvido em Pernambuco e que vem dando bons resultados.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (1) para abordar a violência contra a mulher. Como vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, ela afirmou que a Casa está comprometida com a defesa feminina e que a comissão aprovou seis projetos de lei, dentre eles, "Maria da Penha vai à Escola". Aproveitou também para falar sobre uma atitude da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da empresa Uber.

O vereador Rinaldo Junior (PRB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta segunda-feira (1) para criticar os valores dos aluguéis de imóveis pagos pela Prefeitura e que não estariam, segundo ele, sendo usados. “O imóvel localizado na Visconde Suassuna, por exemplo, já consumiu mais de um milhão de reais”.

A qualidade da água que está chegando às casas em ruas localizadas nos bairros do Engenho do Meio e Prado vem preocupando a população e o vereador Aderaldo Pinto (PSB). Na tarde desta segunda-feira (1º), o parlamentar comentou que vários moradores enviaram vídeos comprovando que a água não estaria em condição normal e pediu uma solução ao órgão do estado.

Está na lei, mas nem sempre as prefeituras municipais cumprem: as escolas do ensino fundamental são obrigadas a ter professores de educação física, mas em vez de cumprir a legislação, elas só ofertam esses profissionais para os anos finais, do 6º ao 9º. Além disso, os estabelecimentos de ensino disponibilizam espaços inadequados para a prática de exercícios físicos porque não têm quadras poliesportivas. Esses desafios foram o tema de audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (29) pelo vereador Rinaldo Junior (PRB).

Para homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Ana Lúcia (PRB) propôs uma solene com destaque para 46 mulheres, representando todas as outras. Entregou uma placa comemorativa ao dia a cada uma das homenageadas. Fez mais que isso. Um discurso vigoroso pelo empoderamento das mulheres. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), no Plenário da Câmara do Recife, local aonde se discutem políticas públicas e leis que protejam os mais necessitados, e é claro, as mulheres que sofrem com a violência praticada em casa, nas ruas e pela sociedade ainda machista.

O direito à moradia digna esteve no centro das discussões de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (28). Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), gestores da Prefeitura debateram com a população a respeito dos problemas que envolvem o programa de auxílio-moradia e do déficit habitacional do município.