Notícias

Preocupado com a situação de rios, afluentes e canais localizados do município do Recife, o vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (27) para explanar a situação de descaso em que eles se encontram. “Resíduos flutuantes, lixos domésticos e materiais constantemente descartados irregularmente são alguns dos elementos encontrados. De olho na sustentabilidade dos rios e na necessidade de se produzir normas de caráter protetivo e preservativo, promovemos este encontro para que possamos discutir sobre a recuperação de rios, afluentes e canais”, disse.

Ao comentar sobre o julgamento do Habeas Corpus para libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vereador André Régis (PSDB) ressaltou que, enquanto se discute a liberdade ou não de Lula, o país está parado. Ele disse na tarde dessa quarta-feira (26), na Câmara do Recife, que quem mais perde com isso é o Partido dos Trabalhadores que não se renova e nem reflete sobre os acontecimentos recentes. Para ele, "a reforma da previdência está andando, enquanto o Partido dos Trabalhadores está no tema Lula livre".

Em uma tarde de debates sobre a situação política nacional, o vereador João da Costa (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife, nesta quarta-feira (26), para fazer sua análise sobre o tema. O parlamentar pediu respeito às regras do estado democrático de Direito e criticou os setores que promovem generalizações contra o Partido dos Trabalhadores.

Requerimento de autoria do vereador Jayme Asfora (sem partido), solicitando a transcrição nos anais da Câmara do Recife do artigo intitulado “Não é sobre Lula ou Moro”, do articulista da Folha de São Paulo, Demetrio Magnoli, recebeu críticas do vereador André Régis (PSDB), que se colocou contrário à defesa feita pelo articulista acerca do recente vazamento de informações da Lava Jato, onde figuram juiz e procurador conversando sobre o processo antes mesmo do julgamento. O autor da proposta disse, na tarde dessa quarta-feira (26), que o colega ao criticar o requerimento 3666/19 não foi democrático porque o texto em questão apenas colocava posições políticas contrárias às defendidas por ele - André Régis (PSDB).

Desde 2008, a administração estadual de Pernambuco conta com uma carreira que busca concretizar os princípios da gestão profissionalizada. É a categoria dos gestores governamentais, que hoje conta com cerca 600 servidores no Estado. Um deles é o vereador Renato Antunes (PSC), que subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (26) para enaltecer esses profissionais pela passagem do Dia do Gestor Governamental.

Um texto do colunista da Folha de S.Paulo Demétrio Magnoli esteve no centro dos debates da reunião plenária da Câmara do Recife nesta quarta-feira (26). Intitulado "Não é sobre Lula ou Moro", o artigo foi alvo de um requerimento do vereador Jayme Asfora (sem partido), que pediu sua transcrição aos anais da Casa. O vereador André Régis (PSDB), entretanto, subiu à tribuna para criticar a publicação por entender que ela “desmoraliza a magistratura, desmoraliza o Ministério Público.”

O vereador Renato Antunes (PSC) denunciou o incêndio ocorrido na Escola Municipal Nadir Colaço, no bairro da Macaxeira, ressaltando que já havia relatado as péssimas condições da rede elétrica daquela unidade. Segundo ele, a ocorrência poderia ter se transformado em tragédia e só não aconteceu porque a direção e os professores foram rápidos na retirada das crianças. Frisou na tarde desta quarta-feira (26), na Câmara do Recife, que os alunos já vinham sendo liberados por falta de condições.

Foi para repercutir a notícia do militar da Força Aérea Brasileira (FAB), de 38 anos, preso nesta terça-feira (25), no aeroporto de Sevilha, Espanha, que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (26). O militar trabalhava na comitiva que presta apoio às viagens do presidente Jair Bolsonaro e foi detido com uma grande quantidade de droga . “Foram presos 39 quilos de cocaína com o militar. A droga também estava incorporada na bagagem de mão”, disse.

As festividades de São João que ocorreram em diversos polos no Recife entre os dias 21 e 24 foram destacadas pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido) na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (26). Na tribuna da Casa, o parlamentar teceu agradecimentos aos que participaram dos festejos.

Doença autoimune que escurece a pele dos portadores, a esclerodermia é de difícil diagnóstico, sem contar que o tratamento é caro. Por isso, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) propôs projeto de lei 88/19, criando o Dia Municipal da Esclerodermia, a ser celebrado todo 29 de junho. Ela disse na tarde dessa quarta-feira (26), na Câmara do Recife, que realizou audiência pública sobre o tema e ficou impressionada com os relatos de pacientes. Aproveitou para convidar a população a participar no próximo sábado de uma marcha para conscientizar a sociedade sobre a doença.