O vereador Rinaldo Junior (PSB) celebrou, em reunião plenária nesta terça-feira (5), na Câmara Municipal do Recife, os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, em relação ao Recife. A capital pernambucana foi a que mais gerou empregos com carteira assinada no mês de maio, com 4.121 novos postos de trabalho, o melhor desempenho registrado desde 2020. “Hoje quase 8 mil pessoas saem de casa para trabalhar em uma obra da Prefeitura do Recife ou numa unidade de saúde. A quantidade de trabalhadores nomeados durante essa gestão é imensa, e isso mostra que o maior programa social que o nosso município pode ter é a geração de emprego", afirmou.
A Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras da Câmara do Recife, representada pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), reuniu-se na tarde desta terça-feira (5) para dar posse a um novo membro do colegiado: O vereador Fabiano Ferraz (MDB) assumiu em lugar do vereador vereador Gilberto Alves (PRD), que solicitou a saída por incompatibilidade de agendas. O novo integrante do colegiado recebeu as boas vindas e disse ser "um momento de muita gratidão ter sido escolhido como membro desta tão importante Frente. O Recife vem tendo muitas obras que carecem de um acompanhamento deste Poder Legislativo". Também estiveram presentes na reunião os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Eduardo Mota (PSB) e Chico Kiko (PSB).
Um extenso debate tomou conta do plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (5), durante a votação do projeto de lei do Executivo (PLE) número 5/2025, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária (LDO) de 2026. A proposição recebeu 22 emendas apresentadas pelos parlamentares, foi aprovada em duas votações - em reunião Ordinária e Extraordinária - e segue para a sanção do prefeito João Campos.
O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (5), repercutiu encontro com o vice-prefeito do Recife, Victor Marques, em que tratou sobre a requalificação e reforma da orla de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. O parlamentar elogiou o desenho do projeto que trará, segundo ele, melhorias ao turismo e maior frequência da área. “O projeto da nova orla de Boa Viagem vai ficar encantador e a gente vai conseguir atender efetivamente vários segmentos. E isso me deixa muito feliz, sobretudo porque eu pude participar da discussão de como poderia ampliar o leque de atendimento às atividades esportivas de uma maneira geral”.
O requerimento de nº 6.703/2025, que solicita ao prefeito da cidade para que proceda com a criação de um centro público integrado de acolhimento e internação 24h para pessoas em situação de rua, foi tema de debate durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5). O requerimento é de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), que pediu o apoio dos demais parlamentares para a aprovação e defendeu a medida. Ele foi aparteado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que fez as suas considerações acerca do tema.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a vereadora Natália de Menudo (PSB) destacou a importância do programa de locação social "Tô em Casa", da Prefeitura do Recife. "No programa lançado pelo prefeito João Campos, a Prefeitura do Recife vai custear parte do aluguel de 1.200 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, bancando até R$ 600 do valor do aluguel de famílias que possuam renda de até três salários mínimos e que ainda não foram contempladas com programas habitacionais", explicou. Todo o processo de seleção para o benefício é realizado através do Conecta Recife. "O programa se soma a outras iniciativas da Prefeitura do Recife, como a construção de mais de cinco mil unidades habitacionais entre obras construídas, em andamento e em licitação. É o primeiro programa de locação social implementado na região Nordeste", afirmou a parlamentar.
A primeira reunião Ordinária deste semestre na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (4), contou com vários debates além da votação de uma extensa pauta composta por 64 páginas, com centenas de requerimentos e a segunda votação de cinco projetos de lei. O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), acredita que este período consolidará, mais uma vez, a Câmara do Recife como um espaço de grandes debates e excelente produção legislativa.
Dentre os diversos requerimentos de autoria do vereador Thiago Medina (PL), aprovados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (4), ele destacou o de número 6734/2025, que solicita à Emlurb a manutenção e reforma da pista de skate do Pina, localizada na Avenida Boa Viagem. O parlamentar aproveitou a ocasião e estendeu o pedido a outras quatro pistas na cidade: a pista do bairro de Campo Grande, na Avenida Agamenon Magalhães; a pista de skate da Caxangá, no bairro da Madalena; o Skate Park da Aurora, no bairro da Boa Vista, e a Mini Ramp Manguezal, em Boa Viagem. “São pistas com rachaduras e partes quebradas. Aqui vai a nossa indicação para que a Prefeitura possa fazer a requalificação dessas pistas para que os skatistas do Recife também possam galgar voos, e estar em eventos nacionais e internacionais através do skate”, justificou.
A vereadora Kari Santos (PT) destacou na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (4), alguns dos 50 requerimentos de sua autoria de indicação à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Os pedidos, aprovados no plenário, incluem capinação, drenagem e pavimentação de ruas em bairros como Afogados, Jiquiá, Jardim São Paulo, San Martin, Barro e Ibura. A parlamentar também solicita requalificação de quadra poliesportiva, na Cohab; iluminação pública, capinação de ruas, muro de contenção, corrimão e manutenção de escadaria, no Morro da Conceição; e ainda construção de muro de contenção de barreira, manutenção ou troca de lonas plásticas, no bairro de Água Fria. “O papel do vereador é escutar, é fiscalizar, é trazer a demanda do povo, transformar isso em requerimento. E o papel da Prefeitura é fazer a execução dos requerimentos apresentados por todos os vereadores dessa Casa”.
Foram votados na reunião plenária desta segunda-feira (4), na Câmara Municipal do Recife, um bloco com 63 requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo). As matérias abordam diversos temas como melhorias estruturais em ruas e equipamentos públicos, questões direcionadas a escolas e unidades de saúde, além de segurança para a população. Antes da votação, os requerimentos foram discutidos na tribuna pelo autor e pelos vereadores Thiago Medina (PL), Luiz Eustáquio (PSB) e Felipe Alecrim (Novo).