Notícias

Depois de ter recebido parecer favorável de duas comissões, o projeto de lei 49/2018, de autoria do vereador Jayme Asfora (PROS), foi aprovado em primeira discussão pelo plenário da Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira (17). Ele dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos municipais afixarem cartaz ou placa informando a proibição e a punição para toda e qualquer manifestação atentatória ou discriminatória com base em orientação sexual ou identidade de gênero.

Solicitar a inclusão, na pauta de votações da Câmara do Recife, do projeto de lei nº 11/2018, que visa regulamentar o transporte privado de passageiros por meio de aplicativos no município. Foi isso que levou o vereador Aerto Luna (PRP) à tribuna da Casa na tarde desta segunda-feira (17). De acordo com o parlamentar, a votação resolveria o cenário de incertezas que tem caracterizado esse serviço.

As contas do Poder Executivo referentes ao exercício financeiro de 2009, de responsabilidade do ex-prefeito João da Costa, foram alvo de uma votação na Câmara do Recife nesta segunda-feira (17). Por 23 votos a zero, os vereadores decidiram manter o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o assunto: ou seja, a aprovação, com ressalvas, das contas da Prefeitura.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu o avanço das obras de requalificação da BR- 101 – rodovia federal que corta o estado de Pernambuco. Segundo lembrou o parlamentar, ao ocupar a tribuna na tarde desta segunda-feira (17), “muitas vezes reclamei aqui quando os serviços não estavam ocorrendo. Na época, fui ao então secretário das Cidades, André de Paula, para saber sobre os recursos e ele me explicou que as empresas licitadas não mais poderiam fazer o trabalho e uma outra licitação deveria ser feita”.

No último domingo (16), foi celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (17), a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife para repercutir o assunto. A parlamentar é autora do projeto de lei nº 342/2017, que visa garantir à população feminina o acesso ao exame que detecta a trombofilia, ou seja, a predisposição genética para o desenvolvimento da trombose.

Recife tem um novo cidadão. Trata-se do Tenente Coronel José Aldo da Silva, membro do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O Tenente foi homenageado no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (13), numa iniciativa do vereador Aderaldo Pinto (PSB). As galerias da Câmara ficaram tomadas por amigos, familiares e membros da corporação que fizeram questão de marcar presença na solenidade. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu os trabalhos.

Com o plenário da Câmara Municipal do Recife lotado de fiéis católicos, a vereadora Aline Mariano (PP) homenageou o padre salesiano Sérgio Lúcio Alho da Costa, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (12). “Conhecido por levar centenas de pessoas às igrejas por onde passa, há 21 anos ele tem se dedicado a uma vida de evangelização. Vindo de uma família cristã, muito católica, cresceu dentro da religião, pois antes de ir para a institucional já vivia na igreja doméstica que era o seu lar”, disse a parlamentar. O religioso é natural de Manaus (AM), nasceu no dia 27 de outubro de 1966 e é sacerdote salesiano desde 1995. O amazonense tem exercido seu ministério sacerdotal como padre reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Boa Vista, no Recife, há três anos.

A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação básica do município motivou a realização de uma audiência pública na Câmara do Recife nesta quarta-feira (12). Por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), educadores e membros de entidades sociais e sindicais debateram os problemas e os desafios impostos pelo documento, que deve guiar a educação infantil e fundamental do País a partir de 2019.

O vereador Rinaldo Junior (PRB) anunciou a audiência pública que realizará nesta quarta-feira (12), às 14h, para debater a nova versão da “Base Nacional Comum Curricular” da educação básica (BNCC), que vem suscitando polêmica desde que foi homologada no ano passado pelo então ministro da Educação Mendonça Filho. “A BNCC será muito mais útil para o exercício de um controle antipedagógico do trabalho docente do que para dar apoio e subsídios ao trabalho das educadoras e dos educadores”, criticou, durante a reunião ordinária desta terça-feira (11).

Uma história secular que começa com José Mariano, eleito em 3 de outubro de 1891, primeiro prefeito do Recife, que não chegou a tomar posse, até os dias de hoje, com Geraldo Julio, é contada no livro Prefeitos do Recife – Breve História, do escritor Jorge José B. Santana. O lançamento da obra aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife na noite desta segunda-feira (10) e conta a trajetória de 42 prefeitos da cidade, assinalando 127 anos de história. Até hoje nenhuma mulher ocupou o Executivo Municipal.