A crise do desabastecimento de combustíveis voltou a ser discutida na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (30). O assunto, que foi o principal tema de debate da Casa na última terça-feira (29), foi levado à tribuna pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD). O parlamentar se pronunciou para pediu ao poder público o restabelecimento de serviços essenciais no município.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (30), para fazer um apelo ao Grande Recife Consórcio de Transporte e à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), para demandas na Zona Norte da cidade. Ele pediu que mais ônibus atendam ao bairro da Bomba do Hemetério durante feriados e fins de semana, além de solicitar o retorno da linha circular, feita pela empresa Caxangá, no Córrego do Euclides.
Em nome da Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida, da qual faz parte, o vereador Renato Antunes (PSC) lamentou, durante o pequeno expediente da tarde desta quarta-feira (30), a reação das entidades feministas que impediram a realização da reunião pública no plenário da Câmara Municipal, pela manhã. “Mesmo assim, nós a realizamos em outro espaço. O que lamento é que não houve uma manifestação democrática, mas sim uma baderna. Dizem que o Recife é uma cidade de tolerância, mas não foi isso a que assistimos”, disse.
Em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (30), a Comissão de Educação distribuiu 12 projetos de leis e votou pareceres de outros oito. Um dos aprovados foi o de número 57/2018, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC) que institui uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), no âmbito do município do Recife, ao mesmo tempo que a denomina de Allan Castro Soares de Caminha.
Anunciada como uma oportunidade para se discutir o tema “Contra o aborto e em favor da vida”, a reunião pública organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Família e da Vida, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), e que contou com a participação da missionária norte-americana Gianna Jessen, foi realizada em dois espaços da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira, (30). Começou às 10h, no plenário, mas diante das reações de entidades feministas favoráveis ao aborto, que impediam a fala dos participantes da mesa, a audiência foi encerrada e reiniciada na Sala da Presidência. Lá, com a presença de dezenas de pessoas, a participante de Los Angeles, Califórnia, contou a história de sua vida enquanto sobrevivente de uma tentativa de aborto por injeção salina. Os outros participantes também puderam se pronunciar sobre o assunto.
Em assembleia permanente há cerca de 20 dias, a Guarda Municipal teve salário descontado, de acordo com o vereador Ricardo Cruz (PPS). Ele disse hoje (29) na Câmara do Recife, que a gestão está agindo de forma antidemocrática ao publicar portaria com a falta dos funcionários que sequer haviam sido escalados para trabalhar.
"Os brasileiros estão assustados com os acontecimentos, mas com o sentimento de algo precisa acontecer e mudar. Não se trata de direita ou esquerda porque defendo o estado ideal que gaste o que arrecada". Esse alerta foi dado pelo vereador Renato Antunes (PSC), ressaltando no discurso que fez hoje na Câmara do Recife (29). "Fala-se muito em políticos bandidos e ladrões, mas não se debatem outros assuntos importantes. Fui militar, mas entendo que os militares não querem o poder. Minha fonte de ética é a Bíblia que trata da história de Salomão, rei rico e que tinha tudo às custas de imposto e de um Estado gigante que gasta mais do que arrecada. O Brasil faz isso”.
O vereador Rinaldo Junior (PRB) criticou a Prefeitura do Recife, na reunião plenária da tarde desta terça-feira, (29), que teria efetuado, com desconto dos dias parados, o pagamento do salário dos guardas municipais que estão em estado de assembleia geral permanente desde o início deste mês. “Muitos receberam o contracheque hoje pela manhã e foram surpreendidos com o pagamento de apenas 95 centavos”, alertou.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (29) para comentar os desdobramentos da crise dos combustíveis e da paralisação de caminhoneiros nas estradas brasileiras. Durante o discurso, o parlamentar leu uma nota divulgada pelo Partido Comunista do Brasil sobre a questão.
O vereador André Régis (PSDB) alertou para os reflexos da paralisação dos caminhoneiros, que pode levar ao desabastecimento de hospitais e alimentos entre outros setores. Ele disse na reunião plenária desta terça-feira (29), na Câmara do Recife, que algumas imagens divulgadas nos noticiários chamou a atenção. Entre elas a de um cidadão em hemodiálise que chorava com receio de que não haveria insumos suficientes para o tratamento nos dias subsequentes. Bem como a imagem de um pequeno produtor que estava perdendo os pintos de sua propriedade rural por falta de ração e essas aves são o sustento da família. “Sessenta e quatro milhões de aves já morreram e milhares de suínos também. Lá na frente vai fazer falta”.