Para marcar o Dia Nacional do Surdo, que se comemora em 26 de setembro, o vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (25) e convidou aos presentes para participarem de uma caminhada no Recife. O ato terá concentração na Associação dos Surdos de Pernambuco e seguirá até a sede da Prefeitura, com o objetivo de chamar a atenção para a causa e exigir mais políticas públicas destinadas ao segmento.
Nesta terça-feira (25), as galerias do plenário da Casa de José Mariano foram transformadas em bancos de sala de aula. Com a visita de um grupo de estudantes do curso de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco, o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para falar sobre o funcionamento e o papel do Legislativo municipal.
A corrupção é um dos três maiores problemas do País de acordo com próprios brasileiros, apontou uma pesquisa do Ibope divulgada em fevereiro deste ano. Para o vereador Rinaldo Junior (PRB), a Câmara do Recife precisa fazer sua parte com propostas de combate à obtenção de vantagens ilícitas. Na tribuna do plenário, o parlamentar lembrou nesta terça-feira (25) uma lei de sua autoria que trata do assunto – e defendeu a aprovação de outras duas propostas do seu mandato.
Os parlamentares aprovaram, durante a reunião plenária desta segunda-feira (24), o requerimento 4878/2018, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que solicita a realização de uma nova audiência pública para discutir a transparência nos gastos com a publicidade oficial do Recife. O tema já foi debatido no plenarinho da Câmara, na semana passada, mas o vereador reclama que o encontro não teve a presença de representantes do Executivo.
Os parlamentares aprovaram, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 24, o requerimento 4878/2018, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSol), que solicita a realização de uma nova audiência pública sobre transparência nos gastos com a publicidade oficial do Recife. O tema já foi debatido no plenarinho da Câmara, na semana passada, mas o encontro não teve a presença de representantes do Executivo.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (24) dois requerimentos de autoria do vereador Jayme Asfora (PROS) que visam beneficiar o bairro de Iputinga, na Zona Oeste do Recife. Antes da votação, o parlamentar subiu à tribuna para comentar as propostas, que solicitam à Prefeitura a pavimentação de duas vias do bairro: a rua Itapiranga e a rua Baltazar da Silva Lisboa.
O Brasil lidera o ranking de violência nas unidades de ensino. É o que mostra uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 34 países e com mais de 100 mil profissionais de educação. Preocupado com os casos de agressões também nas escolas do Recife, o vereador Renato Antunes (PSC) destacou a importância do projeto de lei nº 22/2018, que tramita na Câmara. Durante a reunião plenária desta segunda-feira, 24, o parlamentar fez um apelo para que a proposta dele seja colocada em votação o mais breve possível.
Um evento de apoio eleitoral ocorrido em Boa Viagem no último domingo (23) recebeu críticas na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (24). Na tribuna da Casa, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre a repercussão negativa de um jingle utilizado na manifestação “Marcha da Família com Bolsonaro”. Segundo o parlamentar, um dos trechos da música associava mulheres feministas a cadelas, o que gerou o lançamento de uma nota de repúdio assinada por diversos movimentos sociais e instituições.
Um dos símbolos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco foi homenageado na Casa de José Mariano. José Inácio Barbosa, conhecido como Zezinho, é o mais antigo militante do partido no Estado. Nasceu em 1936, em Bom Jardim, e na tarde desta sexta-feira (21) recebeu o título de cidadão do Recife. A honraria, aprovada pelo plenário, foi de iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB).
“Pra onde vai nosso dinheiro?” Escrita em uma faixa afixada no plenarinho da Câmara do Recife, a pergunta indicava o motivo da audiência pública realizada no local na tarde desta quarta-feira (19). O evento, promovido por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), buscou discutir a transparência nas despesas com publicidade oficial do município. Na ocasião, comunicadores e especialistas criticaram a falta de informações sobre o uso desses recursos e o baixo investimento na comunicação pública e popular.