Os problemas dos serviços de saúde da capital pernambucana foram alvo de uma audiência pública na Câmara do Recife nesta quarta-feira (22). O debate, que aconteceu por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), lotou o plenarinho da Casa com profissionais de saúde – principalmente médicos – e gestores do setor. Questões de financiamento, recursos humanos, abastecimento e segurança estiveram entre os temas discutidos na ocasião.
Dois votos de aplauso de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) motivaram o parlamentar a dirigir-se à tribuna na manhã desta quarta-feira (22). Um foi o requerimento de 4536/2018 que parabeniza os 90 anos do compositor pernambucano, Onildo Almeida. O outro, de nº 4537/2018, formula voto de aplauso à jornalista e editora Monyse Ravenna pelo recebimento do 13º Troféu Mulher Imprensa.
O vereador Jayme Asfora (PROS) repercutiu o tratamento que os integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) receberam durante ato público realizado em Caruaru, na manhã de terça-feira (21) , em desagravo à prisão considerada arbitrária do advogado Sávio Delano, da cidade. “Houve uma reação à manifestação, comandada pelo deputado estadual Joel da Harpa, que comandou um grupo de agressores. Eles chegaram ao ponto de cortar o microfone em que os advogados estavam falando”, denunciou o vereador, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (22).
A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna na manhã desta quarta-feira (22) para enfatizar a importância da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. De acordo com a gestão municipal, a Semana teve início dia 21 e segue até o dia 28 de agosto, com seminários, corridas, passeios turísticos inclusivos, apresentações culturais, entre outras ações. “É muito importante a Semana porque fortalece, conscientiza e estimula na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”, disse a parlamentar.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) participou, na tarde desta terça-feira (21), da cerimônia de passagem do Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado na BR 232, Km 7, no Curado. O General de Exército Artur Costa Moura passou a função para o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes.
O direito da criança, assegurado pelas Constituições federal, estadual e municipal, de ser educada pelos pais e privarem da companhia dos familiares, foi debatido pelo Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, vereador Renato Antunes (PSC) em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (21), no Plenarinho da Câmara do Recife, com pais de alunos, professores e representantes das secretarias municipais ligados ao tema.
Convidar os vereadores e a população do Recife para uma audiência pública sobre os problemas do serviço público de saúde da capital. Foi com esse objetivo que o vereador Rinaldo Junior (PRB) se dirigiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (21). O debate, requerido por seu mandato, acontece na próxima quarta-feira (22), às 14h, na sede do Poder Legislativo.
O vereador Gilberto Alves (PSD), presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, destacou no Plenário da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (21), a aprovação do parecer ao substitutivo do projeto de lei do Executivo (PLE) 11/2018, que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais no Recife. Ele disse que o PLE já tramita na Casa há alguns meses, o que tornou possível ouvir todos os segmentos da sociedade, incluindo representantes dos aplicativos, dos taxistas e da população, em reuniões públicas.
“Ocupo a tribuna da Casa hoje para registrar minha tristeza com o aumento do número de mulheres mortas.” Com essas palavras, a vereadora Michele Collins (PP) deu início, nesta terça-feira (21), a um discurso sobre os dados da violência contra a mulher divulgados neste mês pelo 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A vereadora se pronunciou na Câmara do Recife durante a reunião plenária.
Três semanas depois de as aulas serem reiniciadas na rede municipal de ensino do Recife, a Comissão de Educação da Câmara Municipal colocou em pauta, durante audiência pública realizada nesta terça-feira (21), um tema que está em debate entre os professores, alunos e sobretudo os Auxiliares de Educação Infantil (ADIs): a necessidade de haver recesso escolar para todas as instituições da educação infantil na rede pública do Recife. “Esse recesso é duplamente importante, para os professores e para os alunos”, disse a vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente da comissão. “Esta discussão é necessária, pois entendemos que a educação é para ser compartilhada ente o Estado e a família. Essa responsabilidade precisa ser compartilhada”, acrescentou o vice do colegiado, vereador Renato Antunes (PSC).