Vereadores se reuniram nesta quinta-feira (17) com membros da Prefeitura e integrantes da sociedade civil para discutir o projeto de lei do Poder Executivo nº 09/2018, que visa instituir o Marco Legal da Primeira Infância do Recife. O debate aconteceu na Casa de José Mariano durante uma reunião extraordinária da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB). O grupo vai apresentar emendas à propositura, que deve ir a votação no plenário na próxima semana. O Marco Legal da Primeira Infância do Recife tem como objetivo estabelecer diretrizes para as políticas públicas voltadas para os primeiros seis anos de vida das crianças, inclusive um plano municipal dedicado ao tema.
Quando pensa em si mesma, Roberta Nascimento, 29, gostaria de ser outra pessoa. Nasceu homem, mas se veste, fala e se comporta como mulher. A família não a aceita e, sem emprego ou oportunidade, o jeito foi morar na rua. A fome, a falta de assistência, levou-a ao uso de drogas e à prostituição. “Uma pessoa como eu sofre muita discriminação e vive com medo. Já fui espancada, levei pedradas, garrafadas e chutes. Uma pessoa como eu tem medo até de dormir, sofrer uma covardia e ser morta enquanto dorme”, afirma. Roberta foi uma das participantes da reunião pública realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na manhã desta quinta-feira, 17, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, cujo tema foi: “Corpos censurados: LGBTfobia e criminalização das drogas”.
Entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana Nacional da Enfermagem e o vereador Benjamim da Saúde (PEN) celebrou a data na Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (17). “A Semana é mais uma oportunidade para homenagear os guerreiros que fazem a diferença em uma unidade de saúde. Como único parlamentar com formação técnica na área, sinto-me na obrigação de cuidar dessa classe e trabalhar para a melhoria das condições de trabalho”, ressaltou o parlamentar.
Por uma medicina mais humana e eficaz, a Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico em Recife (Ampare) foi criada em 2001. Inicialmente, a instituição atendia pacientes portadores da síndrome do pânico, mas estendeu seus serviços a pessoas com depressão, TOC, transtorno bipolar, hiperatividade, déficit de atenção e demais transtornos de ansiedade e do humor. Por todo este trabalho desenvolvido pela Ampare, a vereadora Aline Mariano (PP) realizou, nesta quarta-feira (16), reunião solene na Câmara do Recife para homenagear a instituição. “Vamos mobilizar a bancada federal de Pernambuco, deputados estaduais, vamos bater na porta dos gestores públicos para sensibilizar a todos sobre esse trabalho, na tentativa de diminuir as filas de pessoas que buscam tratamento e não encontram”.
As doenças raras e as dificuldades que as famílias encaram no dia a dia, foram enfatizadas no discurso da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta quarta-feira (16) durante a reunião plenária. Ela destacou três requerimentos de sua autoria, mas deu ênfase ao de número 2630/ 2018 que solicita ao prefeito do Recife a regulamentação da lei municipal número 18.409/ 2017. A medida dispõe sobre a implantação de um serviço de referência de doenças raras na cidade.
Para alertar e difundir informações sobre doenças inflamatórias do intestino, em campanha mundialmente conhecida por Maio Roxo, o vereador Aerto Luna (PRP) convidou um médico especialista no assunto, Carlos Brito, para fazer palestra sobre o tema na Câmara do Recife nesta quarta-feira (16). A campanha é de prevenção contra essas doenças, de difícil diagnóstico, mas cujos sintomas impactam a vida dos pacientes, especialmente em idade economicamente ativa.
O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) se mostrou indignado com uma ocorrência de abuso sexual cometida dentro de um BRT no início da semana. Ele pontuou, na reunião plenária desta quarta-feira (16), que estava feliz com algumas notícias e logo foi surpreendido "por esta notícia que é intrigante e deixa qualquer pessoa de bem com raiva”. Segundo ele, notícias veiculadas na imprensa dão conta de que um homem ejaculou sobre uma mulher que estava no coletivo, indo ao médico. O vereador informou que o referido homem foi detido e levado a prestar depoimento em uma delegacia, aonde foi feito um termo circunstanciado (TCO), e logo em seguida solto.
Depois de receber mensagens de diversas pessoas que usavam a pista de skate do Parque Santana, Zona Norte da cidade, e que agora estão impedidas de usá-la, em virtude de uma obra que está sendo executada pelo governo do Estado no local, o vereador Ivan Moraes (PSOL) denunciou na tarde desta quarta-feira (16), na Câmara do Recife, que a intervenção é desnecessária. Segundo ele, os usuários dão conta de que a pista estava boa para uso e que não precisava de requalificação.
O vereador Wanderson Florêncio (PSC) repercutiu na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (16), a assinatura pelo prefeito Geraldo Julio, recentemente, de dois decretos que fortalecem a cultura e os artistas. O primeiro trata da verba de subvenção que vai se estender às quadrilhas juninas e o segundo visa desburocratizar o processo de contratação artística. “Em 2015 iniciamos as discussões nesta Casa sobre estes assuntos, reunindo representantes do governo do Estado e da Prefeitura. Avançamos com uma proposta de 18 itens”.
Eles trabalham pela limpeza e coleta de lixo da cidade e, no Recife, têm um dia dedicado a celebrar sua função: 16 de maio. Nesta quarta-feira (16), o vereador Rinaldo Junior subiu à tribuna da Câmara do Recife para repercutir o Dia do Gari, data que passou a fazer parte do calendário municipal por meio de uma lei de iniciativa do parlamentar. Ele destacou a importância da categoria e fez um apelo pela valorização desses profissionais.