Na passagem dos 370 anos de criação do Exército Brasileiro - lá pelos idos de 1648 quando alguns patriotas se juntaram no Monte Guararapes para expulsar o holandês invasor, firmando o compromisso de defender a pátria contra tudo e contra todos - o vereador Renato Antunes (PSC) saudou a passagem da data, revelando que foi oficial durante oito anos. “A história do Exército Brasileiro se confunde com a formação de nossa nacionalidade, na exata medida em que a vida de nossos soldados insere-se na sociedade a que servem e da qual provêm”.
Em reunião na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (18), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa de José Mariano discutiu sete iniciativas do Poder Legislativo, como projetos de lei e de resolução, concedendo parecer pela aprovação a todas elas. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o grupo distribuiu, ainda, outros nove projetos aos relatores para a emissão de pareceres.
Direitos Humanos, formação política e empoderamento feminino. São esses os elementos que compõem, há 43 anos, a missão do Grupo Mulher Maravilha, que tem como base o bairro de Nova Descoberta, no Recife. A entidade foi homenageada na tarde desta quarta-feira (18) por iniciativa do vereador Ivan Moraes, que apresentou ao plenário um voto de aplauso ao grupo.
Pela primeira vez a Câmara Municipal do Recife realizou uma audiência pública para alertar a população sobre as chamadas doenças raras e as dificuldades que os portadores enfrentam no cotidiano, juntamente com os familiares. A iniciativa, da vereadora Michele Collins (PP), ocorreu na manhã desta quarta-feira, 18. “As doenças raras já foram tema de alguns dos meus pronunciamentos. Trouxemos a questão para esta Casa após reuniões com representantes da Amar (Aliança de Mães e Famílias Raras), na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da qual sou presidente”, ressaltou. É de autoria da parlamentar a lei municipal 18.409/2017, sancionada em novembro passado, pelo prefeito Geraldo Julio, que cria no Recife o serviço de Referência de Doenças Raras.
O presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB), subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (17) para tratar da impossibilidade de votação em plenário do relatório parcial dos trabalhos da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Recife. O colegiado teve seu período regimental de duração encerrado na segunda-feira (16), dia em que o então presidente da comissão – o vereador Carlos Gueiros (PSB) – reclamou que o documento não havia sido encaminhado para votação em plenário. Em resposta, o presidente Eduardo Marques se pronunciou nesta tarde afirmando que o Regimento Interno da Câmara exige que a revisão tramite pela votação de um parecer completo, e não por meio de um relatório parcial.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (17), para repercutir a reunião que aconteceu ontem, na sede da Compesa. De acordo com o parlamentar, foram discutidas soluções para a falta d’água na Zona Norte, como o investimento de R$39 milhões destinados a novas obras para melhorar o abastecimento. Além dos membros da diretoria da Companhia Pernambucana de Saneamento, moradores das comunidades afetadas também participaram do encontro.
Através do vereador Wanderson Florêncio (PSC) a Câmara Municipal do Recife promoveu, na manhã desta terça-feira, 17, reunião solene para homenagear o Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis), pelos 31 anos de fundação. “Sem medo de errar, podemos afirmar que ele é o maior instrumento de reforma urbana do Brasil, porque permite consolidar as comunidades pobres nos espaços centrais da cidade que são ricos de estrutura. Então, a população que reside numa área Zeis tem escola de qualidade junto, posto médico, transporte coletivo, trabalho, oportunidades”, disse o parlamentar.
Por indicação da Comissão Executiva da Câmara do Recife, o ex-jogador e atual auxiliar técnico do Sport Club, Daniel Pallo Barioni, conhecido como Daniel Paulista, recebeu o Título de Cidadão do Recife, nesta segunda-feira (16) no plenário da Casa de José Mariano. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), fez o discurso em homenagem ao jogador, conhecido por ser grande marcador, mas ter se notabilizado também por suas finalizações em jogos importantes. “Os torcedores me pediram para que fizesse dele um cidadão recifense, e esse era um pedido que não se podia negar. Ele sempre elevou o nome do Recife por onde passa. Aqui teve dois filhos João Vitor e Lucca. Já faz parte da cidade”.
O vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira (16) para questionar a falta de cadeiras em duas escolas da rede municipal de ensino, a Oswaldo Lima Filho, que fica em Boa Viagem, e a Luiz Vaz de Camões, no Ipsep. De acordo com o parlamentar, as aulas acontecem por meio de rodízios, sendo necessário o uso de cadeiras de plástico pelas crianças.
Foram 21 encontros realizados entre o dia 10 de Abril de 2017, data da primeira reunião da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Recife, e o dia 7 de Fevereiro de 2018, quando foi apresentado o relatório parcial dos trabalhos do grupo. Instalada em Fevereiro do ano passado, a Comissão chegou ao fim do seu período regimental de funcionamento nesta segunda-feira (16) – e, no mesmo dia, foi tema de um discurso de balanço do seu presidente, o vereador Carlos Gueiros (PSB).