Notícias

Na tarde desta segunda-feira (16) durante reunião plenária da Câmara do Recife, o vereador Chico Kiko (PP) abordou a falta d’água enfrentada pelos moradores da comunidade Beirinha, na Zona Oeste. De acordo com o parlamentar, o problema que já ocorre há seis meses será solucionado. Ele contou que, após reunião com Simone de Albuquerque Melo, diretora regional da Compesa, foi firmado um acordo em que determina a assinatura de uma ordem de serviço no dia três de maio.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (16) para cobrar soluções efetivas quanto a falta d’água na Zona Norte. O parlamentar contou que vai se reunir com a diretoria da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para tratar do problema em questão.

Qualquer projeto de lei que for apresentado para análise da Comissão de Legislação e Justiça, da Câmara Municipal do Recife, propondo acréscimo de nome a logradouros públicos da cidade, obrigatoriamente deverá trazer em anexo um parecer prévio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). Caso não traga o documento, dizendo que a alteração é possível, a matéria legislativa sequer será analisada pelo colegiado. “A Lei Orgânica já faz essa exigência quando se trata de modificar por completo o nome do logradouro, mas resolvemos adotar a mesma medida para os casos de acréscimo de nomes”, afirmou o presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (PRP).

Ao debater o encarceramento de jovens usuários de drogas, que seria uma das causas da superlotação do sistema prisional brasileiro, o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que são subjetivos os critérios utilizados pelas autoridades policiais para prender as pessoas que conduzem quantidades pequenas de entorpecentes. Segundo o vereador, faltam critérios claros para a tipificação do crime de tráfico. “Prender e condenar uma pessoa com pequenas quantidades de maconha e considerar se esta pessoa é usuária ou traficante, é uma questão que cabe a cada policial, cada delegado ou cada juiz decidir”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (16).

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) contestou a tese do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, de que a superlotação dos presídios brasileiros deve-se em parte ao encarceramento em massa sobretudo de jovens usuários de drogas e ter defendido para esses penas alternativas em vez de serem presos. Para o vereador, o ministro está indo de encontro ao Código Penal Brasileiro. “É contraditória a opinião do ministro, pois se alguém for preso com pequenas quantidades de drogas, por exemplo, o delegado é obrigado a encaminhar esta pessoa ao presídio, por força do Código Penal Brasileiro. A legislação vai na contramão do princípio que Jungmann defende”, disse o parlamentar durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 16.

Coibir a prática do assédio moral na administração municipal direta, autárquica e fundacional do Recife. Esse é o objetivo do projeto de lei nº 376/2017, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que recebeu um parecer favorável à aprovação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (16). O grupo, que é presidido pela parlamentar, se reuniu na Sala de Comissões da Câmara do Recife.

A Câmara Municipal do Recife promoveu, nesta quinta-feira (12), uma reunião pública para debater a situação precária de infraestrutura nos bairros do Pina e de Brasília Teimosa, numa iniciativa do vereador Ricardo Cruz (PPS). Moradores da região compareceram e apresentaram os problemas de suas ruas diretamente aos representantes da Prefeitura e da Compesa que também estiveram presentes. O evento aconteceu na quadra de esportes da Escola Estadual João Bezerra, em Brasília Teimosa.

Personalidades da política, das letras e da comunicação estiveram reunidas nesta quinta-feira (12), no plenário da Câmara do Recife. O motivo foi a solenidade de entrega da Medalha do Mérito José Mariano ao escritor e publicitário José Nivaldo Júnior, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL). A condecoração ao autor de ‘Maquiavel - o Poder, História e Marketing’ e fundador da agência Makplan partiu da iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC).

Nascido no município de Quebrangulo/AL, o empresário Helson Davi Barros mudou-se para a capital pernambucana e cursou Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Pernambuco. Aos 28 anos de idade, começou a paixão pelo tênis e, partir daí, passou a desempenhar um importante papel na história do desporto no Recife. E reconhecendo os empenhos proporcionados pelo empresário à cidade, o vereador André Régis (PSDB) promoveu, na manhã desta quinta-feira (12), uma reunião solene concedendo ao alagoano o Título de Cidadão do Recife.

Para homenagear a passagem de 50 anos de serviços prestados à orla de Boa Viagem, a vereadora Aline Mariano (PP) organizou uma reunião solene na Câmara do Recife , nesta quarta-feira (11), para Tomé Ferreira de Lima, ou Zezinho do Coco, como é conhecido por todos. Ele chegou à orla em março de 1968 com quinhentos cocos e a partir daí ganhou o apelido. Ele foi responsável pela fundação da Associação dos Barraqueiros do Coco do Recife.