O vereador Rinaldo Júnior (PRB), na tarde desta terça-feira, (3), chamou a atenção às respostas dadas pela Prefeitura aos seus pedidos de informação. Segundo ele, nos últimos seis meses, enviou à gestão onze solicitações sobre os mais variados serviços e, até agora, obteve apenas sete respostas. Na tribuna da Casa de José Mariano, ele exibiu um documento com os seus questionamentos sobre a UPA do Alto do Pascoal e reclamou que não teve “as devidas respostas”.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), representou a Casa de José Mariano na solenidade do 183º aniversário da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira, 02, no auditório do Edifício Governador Miguel Arraes e reuniu autoridades e expoentes das diversas esferas do poder Executivo e Judiciário. Na solenidade, foi lançada a cartilha Participação Popular no Legislativo, que mostra como a população pode conhecer e interagir com a Assembleia.
A vereadora Michele Collins (PP) realizou reunião solene, na manhã desta terça-feira, 3, com o objetivo de conceder a Medalha de Mérito José Mariano ao advogado sênior Antônio Mário de Abreu Pinto. Ele tem prática consolidada em planejamento tributário, processo tributário administrativo e judicial, além de vasta experiência em reorganização societária de empresas de vários setores, como energia, plano de saúde, alimentos, informática e educação. “Sem sombra de dúvidas, o Recife se rejubila nesta data por homenagear, com a outorga desta medalha, uma liderança na área do Direito que dignifica e orgulha a nossa cidade”, disse a vereadora.
Para debater as reivindicações da Orquestra Sinfônica de Recife (OSR), a vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal marcou uma audiência pública, no próximo dia 19, tendo como objetivo dar visibilidade às reivindicações do grupo. O assunto foi levantado na tarde desta segunda-feira, 2. A parlamentar lembrou que já recebeu a visita da Orquestra e que a mesma necessita de 120 músicos para atuar plenamente. "A OSR só tem cerca de 50, sem contar a falta de instrumentos".
No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife deu parecer favorável ao projeto de lei 34/2018, de autoria do vereador André Régis (PSDB), que obriga os estabelecimentos privados do município do Recife a inserirem o símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário. A proposta, que ainda precisa ser votada em plenário para ser transformada em lei municipal, vai atingir os mercados, supermercados e afins; casas lotéricas, bancos e demais instituições financeiras; restaurantes e lanchonetes; hospitais, clínicas e farmácias; lojas e estabelecimentos comerciais em geral.
Fazer um contraponto a colocações sobre problemas na educação do Recife feitas na reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (2). Foi com esse objetivo que o vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa e defendeu os programas de robótica das escolas públicas da cidade. Mais cedo, o vereador Ivan Moraes (PSOL) havia questionado a prioridade ao programa no contexto da falta de vagas em creches municipais.
Um dia mundial para lembrar a síndrome do autismo auxilia aos familiares na luta pela melhoria e reconhecimento, especialmente nas escolas, de crianças portadoras. A realização do dia serve para dar visibilidade. O vereador Wanderson Florêncio (PSC) lembrou que há uma lei de autoria dele, 18.002/2014, que garante tratamento igualitário aos portadores do Autismo. “Essas pessoas têm dificuldade de exercer direitos fundamentais, tais como educação, saúde e transporte”.
A demissão de cerca de 30 jornalistas no jornal Diario de Pernambuco, ocorrida na semana passada, motivou um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (2). Na tribuna da Câmara do Recife, o parlamentar discutiu os problemas trabalhistas, editoriais e estruturais do mercado de comunicação pernambucano.
“Foi lamentável a ausência do Poder Executivo durante o lançamento da Frente Parlamentar em defesa da educação do Recife. Na última semana de março, mais precisamente na terça (28), vereadores e representantes de vários segmentos sociais reuniram-se no Plenarinho dessa Casa, mas infelizmente não havia ninguém da Prefeitura ou da Secretaria de Educação”, destacou a vereadora Ana Lúcia (PRB) durante reunião plenária na tarde desta segunda-feira, 2.
A falta de vagas nas creches da Rede Municipal do Ensino do Recife foi abordada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 2. “São mais de 63 mil crianças com menos de três anos de idade que não têm acesso à creche por um único motivo: faltam vagas”, denunciou. Ele lembrou que isso ocorre em contraposição à Lei Federal 9.394/96, a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, que, no artigo 29, estabelece a necessidade da educação infantil até os cinco anos, na primeira etapa da educação básica.