Com o plenário e galerias lotados, contando com a presença da primeira dama do Recife, Cristina Melo e de duas secretárias municipais, a vereadora Michele Collins (PP) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 8. “Comemoramos o Dia Internacional da Mulher, que simboliza as nossas lutas e conquistas por uma sociedade melhor. A iniciativa de se instituir a data surgiu nos Estados Unidos e na Europa, no início do século 19, em decorrência das batalhas femininas por melhores condições de vida, de trabalho e de direito ao voto”, lembrou a vereadora, em seu discurso. Durante a solenidade, que teve clima festivo, 32 mulheres escolhidas pela parlamentar receberam o certificado do Prêmio Mulher Virtuosa e também arranjos de flores.
A Câmara Municipal do Recife sedia até esta quinta-feira, 08, no plenarinho da Casa, a “I Semana Maria Clara de Sena – Visibilidade Trans”. A reunião pública é uma iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), promovida pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), Grupo Mães pela Diversidade, dentre outras entidades. Segundo o parlamentar o encontro possibilita mais conhecimento sobre a causa. “A gente pode dialogar, olhar no olho dessas pessoas, prestar atenção nas suas demandas e fazer o nosso trabalho na parte legislativa que é, naturalmente, a garantia de políticas públicas desse segmento da sociedade”.
Homenagear as mulheres que se destacam na sociedade recifense. Foi com esse objetivo que a Câmara do Recife promoveu, por iniciativa da vereadora Aline Mariano (MDB), uma reunião solene nesta quarta-feira (7), no plenário da Casa de José Mariano, para a entrega do Prêmio Mulher em Destaque. A solenidade, que foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher – data celebrada no 8 de Março – contou com a presença de mulheres de diversos ramos profissionais, como artistas, juristas, atletas, jornalistas e empresárias.
“Compartilhar a Faixa Azul da Avenida Antônio de Góes, no Pina, com ônibus e veículos, no horário de rush, entre às 7h e 10h da manhã”, esta foi a primeira sugestão discutida e aprovada entre os membros da Comissão Especial Interpartidária com a Finalidade de Fiscalizar, in loco, o Tráfego da Zona Sul. Eles participam de reuniões, em São Paulo, com a Secretaria de Mobilidade e Transportes da Cidade e com o SPTrans, desde esta terça-feira, 06. Segundo o presidente da Comissão, vereador Marco Aurélio (PRTB), “o intuito é desafogar o trânsito, dando condições para a mobilidade urbana. Utilizando com mais racionalidade a via, para que seja beneficiado tanto os usuários do transporte coletivo, quanto de carros particulares”.
Membros da Orquestra Sinfônica de Recife participaram de uma reunião com a Comissão de Educação da Câmara de Recife, presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB). Eles reivindicam melhoria na gestão da OSR, que estaria estagnada e há mais de quinze anos sem concurso. Além de ser um equipamento centenário, deveria ter em seus quadros cerca de 120 músicos, e no entanto, tem pouco mais de 55 em atuação. A programação é irregular e os instrumentos estão defasados.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal do Recife promoveu reunião solene hoje, 7 de março, para homenagear 47 delas que, segundo o vereador Wanderson Florêncio (PSC), autor da iniciativa, fazem a diferença, por sempre estarem lutando e acreditando em sua própria força. “Nosso mandato iniciou uma cultura de comemorar esta data na Casa José Mariano, o que faço questão de repetir todos os anos, principalmente para lembrar que ela é histórica, uma celebração internacional de luta pela igualdade de gênero e respeito às mulheres. O simbolismo que representa essa data deve ser sempre exaltado”, disse.
A Comissão Especial Interpartidária com a Finalidade de Fiscalizar, in loco, o Tráfego da Zona Sul, promoveu reunião em São Paulo com a equipe da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Cidade e com o SPTrans, nesta terça-feira, 06. O objetivo do encontro foi conhecer de perto a dinâmica modal da maior capital do país, em busca de estudos que possam contribuir com o Recife. “Tivemos uma rica experiência, onde nos foi apresentado todo o modelo e sistema de transporte público de passageiros da maior cidade do país”, disse o vereador Marco Aurélio (PRTB), presidente da Comissão.
Na visita realizada na manhã desta segunda-feira, 05, para vistoriar de perto o funcionamento da Faixa Azul da Avenida Antonio de Góes, no Pina, o vereador Ricardo Cruz (PPS), embora não seja membro da Comissão Especial Interpartidária com a Finalidade de Fiscalizar, in loco, o Tráfego da Zona Sul do Recife, criada semana passada para averiguar a situação daquele equipamento, constatou no local que o trânsito naquela área não está bom. “Na verdade, o trânsito na cidade está um caos. Moro no bairro do Pina e tenho me desdobrado para atender esta demanda da população”. A Comissão é presidida pelo vereador Marco Aurélio (PRTB), fazem parte mais quatro vereadores e os membros da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara de Recife.
“Depois de tantos anos de censura e perseguição vividos pelo País, ainda é possível ver ações dessa natureza nos dias atuais. Foi o que aconteceu com três estagiários e uma coordenadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Eles foram demitidos após fazerem uso de um simples copo com a frase Fora Temer”, criticou o vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (05).
A vereadora Michele Collins (PP) elogiou, na tarde desta segunda-feira, 5, a aprovação da proposta de resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) que estabelece mudanças na Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e endurece as diretrizes quanto ao uso de entorpecentes no Brasil. Apresentada no final do ano passado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que é membro titular do Conselho, a proposta foi aprovada por 16 dos 22 membros do colegiado, em reunião realizada em Brasília. Ela substituirá a Resolução nº 01/2015.