Notícias

A necessidade de retirar restos da estrutura de uma lombada eletrônica localizada na avenida Maurício de Nassau foi um dos assuntos destacados pelo vereador Osmar Ricardo (PT) na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (2). Em seu pronunciamento, o parlamentar disse que entulhos existentes no local têm provocado acidentes de trânsito.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o vereador Tadeu Calheiros (MDB) disse ter participado da entrega da requalificação de cinco Unidades de Saúde da Família, as “USF Mais”, realizadas ontem. Segundo ele, além de proporcionar uma melhor estrutura de trabalho, as requalificações também promovem a valorização dos profissionais e maior abrangência no atendimento à população. “O nosso mandato visitou todas as unidades de saúde do Recife, fazendo um verdadeiro Raio X da Saúde. Fizemos inúmeros requerimentos de requalificação e estamos vendo a entrega em um tempo acelerado. É muito gratificante”, disse.

A vereadora Elaine Cristina (PSOL) discutiu e aprovou 23 requerimentos de sua autoria, todos eles dirigidos ao Poder Executivo, sobretudo ao prefeito João Campos, e às presidências da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), solicitando melhorias e obras para o bairro de Passarinho, na Zona Norte. “Os requerimentos são referentes a demandas que surgiram na audiência pública realizada no mês passado pelo nosso mandato. Eles são de extrema importância. A realidade daquela comunidade tem sido muito dura”, lamentou.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) parabenizou os Agentes Comunitários de Saúde, assim como os de Endemias, além do sindicato que representa as duas categorias (Sindacs–PE), pela conquista do piso salarial indexado ao salário mínimo, previsto no projeto de lei do Executivo (PLE) número 22/2024, que foi aprovado nas reuniões ordinárias e extraordinárias realizadas pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2). O PLE, que obteve aprovação unânime do plenário, dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos que indica e dá outras providências.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) criticou o veto concedido pela Prefeitura, em 2023, ao projeto de lei Ordinária (PLO) nº 234/2022, que trata da afixação de placas informativas versando sobre o programa “Entrega Legal” nas unidades de saúde públicas e privadas do município. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal do Recife, o parlamentar explicou que a “Entrega Legal” tem como objetivo reduzir o aborto de gestação e abandono de recém-nascidos através da entrega voluntária à adoção e o projeto de lei, de sua autoria, tem como objetivo ampliar a divulgação dessa medida.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (1º), a vereadora Aline Mariano (PSB) criticou a situação em que se encontra o Metrô do Recife, após pelo menos três paralisações em uma semana, além da superlotação diária. Ela convocou os sete membros da Comissão de Representação Suprapartidária para o Acompanhamento do Transporte Público do Recife para que se reúnam em prol do fortalecimento do tema. “É um absurdo o que tem acontecido com o transporte público. É adoecedor. Infelizmente, nada tem sido feito, essa é a realidade”, disse.

O vereador Marco Aurélio Filho (PV) destacou a importância da ampliação de políticas públicas voltadas para a saúde bucal, na rede municipal de saúde, a partir do projeto de lei do Executivo nº 19/2024, votado em plenário durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (1º). O PLE, que foi aprovado por unanimidade, disciplina a Bonificação por Desempenho da Saúde Bucal, regulamentando a distribuição local dos recursos relacionados ao “pagamento por desempenho da saúde bucal na atenção primária à saúde, no âmbito do SUS”, instituído pelo Ministério da Saúde. No bojo da matéria, aprovada por unanimidade, o parlamentar destacou a proposta de bonificações distribuídas igualmente para os profissionais da área, prevista em emenda de sua autoria.

O vereador Paulo Muniz (PL) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante reunião plenária realizada nesta segunda-feira(1º), para debater a situação dos Guardas Municipais do Recife e criticar a posição do sindicato da corporação. “Eu defendo a Guarda Municipal do Recife, visitei outras cidades maiores e menores para conhecer a questão da Guarda armada, vi lugares com sucesso e lugares em que a corporação trouxe grande segurança aos munícipes, mas essa discussão foi abafada no Recife. Tenho trocado informações com o novo secretário de Segurança Cidadã, Gabriel Cavalcante, para visitar os postos da guarda, os reforme e dê mais dignidade aos profissionais”.

Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (1º), o vereador Almir Fernando (PSB) repercutiu a entrega da milésima escadaria requalificada pela Prefeitura do Recife, na Rua Francisco Gomes Machado, bairro de Nova Descoberta, Zona Norte. O evento ocorreu nesse domingo (30). O parlamentar também comentou sobre os pronunciamentos dos vereadores Marco Aurélio Filho (PV) e Osmar Ricardo (PT) em relação aos campos de várzea e o projeto do Executivo 19/2024 que disciplina as gratificações dos profissionais de saúde bucal.

A vereadora Elaine Cristina (PSOL) discutiu dois projetos de lei de sua autoria que considerou serem “de extrema importância para a cultura do Recife”. Um deles foi o projeto de lei Ordinária (PLO) número 106/2024, que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Pagode do Didi”. O segundo, o PLO número 108/2024, que considera como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Afoxé Omô Nilê Ogunjá”. Após a votação, ambos foram aprovados, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (1º).