Audiência Pública, que contou com a participação de diversos secretários municipais, deputados estaduais, vereadores, representantes de entidades como Instituto Arqueológico e Histórico Pernambucano, e moradores, discutiu a transformação de Setubal, hoje fazendo parte de Boa Viagem, em bairro independente. A audiência foi convocada pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD) semana passada na Câmara de Recife. Ele é também autor do projeto de lei 258/2017 determinado a criação daquele bairro.
O vereador André Régis (PSDB) defendeu na Câmara de Recife (13) o projeto de lei de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), determinado ao poder público fiscalizar e realizar manutenção nas escolas da rede municipal. Segundo ele, é inaceitável que a gestão construa escolas sem condições adequadas de uso. “Desde gestões anteriores que se criam escolas sem qualidade de infraestrutura. Ao longo dos anos as gestões vão construindo locais inadequados. As escolas eram construídas para aquele fim específico e hoje não”.
O Programa Integra Recife é voltado para ex-usuários de drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade. “Os cursos oferecidos são realizados pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Juventude e Política sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai)”, contou a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (13).
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez uma rápida análise do trabalho que desenvolveu no processo de apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual (PPA), que tramitam na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. Ao ocupar a tribuna da Casa, na tarde desta segunda-feira, 13, ele destacou que as ações tiveram início desde agosto. “Nós realizamos oficinas para explicar o funcionamento das leis orçamentárias. Proporcionamos um processo que contou com a representação de 64 entidades da sociedade civil. Isso resultou em emendas que nós apresentamos à LOA e ao PPA”.
Apelo feito para que todos façam parte da Jornada Mundial dos Pobres, lançada pela Igreja Católica no último domingo e que tem como tema “Não amemos com palavras, mas com obras”, realizado pelo vereador Aerto Luna (PRP), na Câmara de Recife hoje (13), baseou-se na mensagem do Papa Francisco, publicada em junho deste ano. “O convite é dirigido a todos, independente da crença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”. A jornada segue até dia 19 deste mês.
No último dia oito de novembro, a Praça Maria Lúcia que fica no bairro do Ipsep, Zona Sul da cidade, foi entregue aos moradores após passar por requalificação realizada pela Prefeitura da Cidade do Recife. E na tarde desta segunda-feira (13), durante reunião plenária, o vereador Renato Antunes (PCS) falou da importância da obra para os moradores dessa localidade.
Na tarde desta segunda-feira, 13, o vereador André Régis (PSDB) chamou a atenção para a falta de segurança e de conservação do calçadão da praia de Boa Viagem. Ele repercutiu uma matéria publicada no Jornal do Commercio sobre uma onda de arrombamentos de quiosques e alertou que fatos como esse acabam prejudicando o turismo na capital pernambucana.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara discutiu oito projetos de lei e distribuiu outras nove propostas na reunião promovida na tarde desta segunda-feira, 13. Entre as matérias analisadas pela presidente do grupo, Michele Collins (PP), e o vice-presidente Ivan Moraes (PSol), está a de número 166/2017, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), que quer proibir os estabelecimentos empresariais, comerciais e sem fins residenciais de destinarem as calçadas públicas para estacionamentos exclusivos de seus clientes.
O Centro de Preparação de Oficinas da Reserva do Recife (CPOR), que está comemorando 84 anos, foi homenageado em reunião solene realizada nesta segunda-feira, 13, por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho (SD). “Uma das instituições mais prestigiadas do Exército Brasileiro e uma das mais tradicionais organizações militares do nosso estado, o CPOR Recife é parte integrante da História de Pernambuco desde 1933, sendo protagonista, a partir de então, dos desdobramentos políticos e sociais do estado”, disse o vereador.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) entregou o título de cidadão recifense ao empresário curitibano Carlos Roberto Wizard Martins na tarde desta sexta-feira, 10. Homem de negócio, com forte capacidade de investimento, ele tem uma atuação diversificada, que vai desde a área de educação, passando pelos esportes e material esportivo, rede de produtos naturais, cosméticos e fast food. Hoje, é dono da escola de idiomas Wise Up, do Banco Social Bank e da marca Topper, patrocinador oficial do Clube Náutico Capibaribe. “Ele é um dos principais empresários brasileiros da atualidade”, afirmou Maguari.