Notícias

Hugo Alfredo Philippsen, superintendente da Câmara Dirigentes Lojistas do Recife, recebeu o Título de Cidadão do Recife, em cerimônia solene hoje, 14, na Câmara Municipal, por indicação do vereador Gilberto Alves (PSD). Na justificativa para concessão do título, o vereador disse que a história de vida dele traduz o perfil de um homem, cujo caráter revela uma trajetória de muito trabalho e de quem contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento comercial e econômico do Recife e do Estado.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife se reuniu na sede do Legislativo municipal nesta quarta-feira (13) para realizar seu último encontro de trabalho de 2017. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o grupo discutiu 16 projetos de lei, dos quais 13 receberam pareceres pela aprovação.

“Condutor: na conversão, a preferência é do pedestre”. Esta frase constará em placas indicativas nas esquinas de movimentação de trânsito da cidade, para facilitar a travessia de pedestres. A novidade foi comemorada na tribuna da Casa de José Mariano, nesta quarta-feira, 13, pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), autor do requerimento que solicitou a medida à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Após assinatura da ordem de serviço, feita pelo prefeito Geraldo Julio, para realização da pavimentação e drenagem da Rua Embaixador Assis Chateaubriand, no bairro da Guabiraba, o vereador Hélio da Guabiraba (PRTB) comemorou o início das obras, durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (13).

Com o término do ano se aproximando, os vereadores aproveitam o momento para fazer um balanço dos seus mandatos, como fez Wanderson Florêncio (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (13). Ele falou sobre a atuação de sua equipe e da aproximação com a população do Recife.

Nesta quarta-feira (13), a Orquestra Sinfônica do Recife realiza, no Teatro de Santa Isabel, o seu último concerto do ano. Na Casa de José Mariano, o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna do plenário para retomar um questionamento feito por ele na última terça-feira (12) na Câmara sobre a quantidade reduzida de concertos feitos pela instituição. “Foram apenas dez concertos. É preciso um esclarecimento.”

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) apelou pela manutenção do terminal de ônibus do bairro de Cajueiro. Segundo ele, o local existe há mais de 60 anos e corre risco de ser desativado prejudicando os moradores de diversas comunidades nas proximidades dali, como Campina do Barreto e adjacências. “Recebi muitas reclamações e pedidos para que o terminal que serve a tanta gente não saia de lá. Serão muitas pessoas prejudicadas sem as linhas de ônibus”.

Uma consulta pública com mais de cinco mil votos sobre a destinação do terreno do antigo Aeroclube no bairro do Pina, uma área de mais de 20 mil hectares, apontou que 67%, ou 3.427 dos consultados, desejam que ali seja construído um habitacional. O projeto original, ainda na gestão do Partido dos Trabalhadores, indicava a construção de moradias, mas existem pelo menos três propostas para aquela área: um habitacional, um parque verde, ou solução mista parque e habitacional.

A regularização dos territórios pesqueiros foi amplamente discutida na audiência pública promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na manhã de hoje (13). De acordo com o parlamentar, os pescadores e as pescadoras do Recife sentem a necessidade de “políticas públicas específicas, seja na área de saúde, seja em ações para a despoluição do rio Capibaribe”. Muitos trabalhadores que vivem da pesca na cidade, além de representantes de entidades civis marcaram presença no Plenarinho da Casa.

Lançada hoje, 12, no Plenarinho da Câmara Municipal, a Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT é composta pelas vereadoras Aline Mariano (PMDB), Marília Arraes (PT), Natália de Menudo (PSB), e pelos vereadores Ivan Moraes (PSOL), Jayme Asfora (PMDB), Júnior Bocão (PSDB) e Rinaldo Júnior (PRB). O requerimento aprovado no Plenário é de autoria da vereadora Marília Arraes e sua aprovação originou a Resolução 2.657/2017, em outubro passado. “A Frente LGBT é suprapartidária e quer encampar as lutas desses segmentos para combater o bom combate e diminuir a violência e a discriminação”, disse Marília Arraes.