Notícias

A aprovação do novo Regimento Interno da Câmara e a importância da participação popular foram os assuntos destacados pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira, 8. “Temos agora um regimento mais moderno e em sintonia com o parlamento de hoje. Mudaram as formas, procedimentos, mas ainda considero carente a participação popular. A mudança no Regimento Interno, assim como também será a Lei Orgânica nesta CAsa, foram iniciativas do vereador Carlos Gueiros, que conduziu e vem conduzindo muito bem os trabalhos.

A situação de abandono de diversos animais que se abrigam em um supermercado do bairro Boa Viagem levou o vereador Romero Albuquerque (PP) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (8). Repercutindo a veiculação de uma reportagem televisiva que tratou do caso nesta manhã, o parlamentar – que disse ter ele mesmo resgatado três dos animais abandonados – fez um apelo para que o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) tomasse as providências necessárias.

A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (8) para fazer dois agradecimentos: um pela sua reeleição para o cargo de parlamentar e outro pela escolha de seu nome para integrar a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Antes de seu pronunciamento, a Mesa Diretora havia anunciado a composição das comissões permanentes da Câmara do Recife.

Ela tem uma gráfica com capacidade de produzir 42 mil exemplares da Bíblia por dia, no Brasil, o que representa uma média de três unidades a cada minuto. Em agosto do ano passado, atingiu a marca de 150 milhões do Livro Sagrado distribuídos em todas as regiões. Trata-se da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), uma entidade sem fins lucrativos, e cujos dirigentes em Pernambuco, o promotor institucional, Gibson Santos; e o coordenador de Desenvolvimento Institucional, Gilvan dos Santos Lima, realizaram visita de cortesia, na manhã desta quarta-feira, 8, ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) e a vereadora Michele Collins (PP).

Embora seja contra o armamento da Guarda Municipal por considerar que mais armas na cidade não resolvem o problema da violência, o vereador Ivan Moraes (PSOL), acha importante discutir o assunto com maturidade, “mas colocar mais armas nas ruas para combater a violência, acaba estabelecendo um bang bang na cidade. Precisamos de segurança qualificada e não de mais armas”, disse ele na reunião plenária desta terça-feira, 07.

Líder sindicalista e presidente da Força Sindical em Pernambuco, o vereador eleito para primeira legislatura, Rinaldo Júnior (PRB), defendeu na Câmara do Recife que a Guarda Municipal use armamento. Para ele, a corporação armada poderia além de se defender, ajudar no combate à violência. Citou a lei federal 13.022 que permite aos municípios armarem suas guardas, a exemplo do cabo de Santo Agostinho e de Petrolina, onde já utilizam armas. “Sei de que o trabalhador precisa porque milito em sindicatos. A Guarda é fundamental na proteção do patrimônio público e pode ajudar no combate à violência. A corporação está exposta, sem colete balístico e sem armamento. Recife precisa cumprir a lei federal”. O vereador também fez questão de frisar outras questões referentes à categoria, a exemplo do "fardamento vencido - que não vem sendo renovado a cada dois anos - e a necessidade de melhores condições de trabalho".

O requerimento do vereador Wanderson Florêncio (PSC) que trata da realização da sétima edição do Parlamento Jovem do Recife foi aprovado por unanimidade, durante a Reunião Plenária de hoje,7. De acordo com o documento, foram solicitadas reservas no Plenário e Plenarinho. As inscrições acontecerão de 1º até 20 de abril, no Plenarinho. “O Parlamento Jovem significa trazer para a Casa de José Mariano novas gerações e desejamos que todos possam participar e conhecer profundamente os trâmites da Câmara. É estimular a juventude e faço questão de dar publicidade ao evento e incentivar também os vereadores para que, nas suas bases, possam dinamizar diversos setores como igrejas, universidades e ONG’s para dialogarmos e trocar experiência conosco”.

Estreando na tribuna da Câmara na tarde de hoje, (7), o vereador Romero Albuquerque (PP) agradeceu a votação recebida e fez questão de destacar a importância da Secretaria-Executiva dos Direitos dos Animais. “Subo à tribuna pela primeira vez e com muito orgulho pelos 5613 votos depositados em confiança e tendo como um dos objetivos do nosso mandato a defesa dos animais. Gostaria de agradecer o prefeito Geraldo Julio por ter criado uma secretaria em defesa dos animais, algo de extrema necessidade para a nossa cidade”.

O sentimento compartilhado por todos os parlamentares eleitos e reeleitos é de gratidão aos seus eleitores. E na tarde desta terça-feira (07), durante reunião plenária, o vereador Felipe Francismar (PSB), reeleito para o segundo mandato na Câmara do Recife, lembrou da importância da continuidade do compromisso que estabeleceu com as pessoas. “Quero agradecer aos 12.183 eleitores e eleitoras do Recife. Sinto imenso orgulho em poder continuar nessa Casa, porque essa é a Casa do povo do Recife. Nesse segundo mandato espero obter sucesso e trabalhar ainda mais pela população, como tenho feito no mandato anterior”.

Em dezembro do ano passado, a relatoria do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pediu a suspensão do mandato do deputado federal Jean Wyllys (PSOL) por 120 dias por quebra de decoro – durante a votação do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Wyllys havia cuspido em direção ao deputado Jair Bolsonaro (PSC). Na Câmara do Recife, a vereadora Marília Arraes (PT) nesta terça-feira (7) defendeu Jean Wyllys e repercutiu o movimento suprapartidário que busca apoiá-lo.