Notícias

De acordo com a Prefeitura, a Guarda Municipal do Recife (GMR) ganhou o reforço de 357 servidores e o vereador Rinaldo Júnior (PRB) fez questão de elogiar a ação da gestão na tarde de hoje,6. “Para a minha alegria,venho à tribuna para parabenizara iniciativa da Prefeitura e do secretário Murilo Mendonça, que prometeu coletes para a corporação,e vem cumprindo a sua palavra. Foram chamados novos guardas do concurso realizado em 2014 e que estavam aguardando a posse”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu em nome da Casa de José Mariano a medalha em homenagem ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817. A solenidade foi presidida pelo governador Paulo Câmara, na manhã desta segunda-feira, 06, no Palácio do Campo das Princesas. Trata-se da primeira de uma série de atividades em celebração ao ideal iluminista e à contribuição dos pernambucanos e nordestinos ao processo de separação da Coroa Portuguesa.

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Marília Arraes (PT) realizou reunião pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, 6, para discutir os impactos da Reforma da Previdência na vida das mulheres brasileiras. “Estamos num momento importante para realizarmos este debate, considerando que desde o ano passado, com o governo golpista, os trabalhadores vêm perdendo os seus direitos. Agora, na semana em que se homenageia a mulher, a decisão do meu mandato e da Câmara do Recife, é realizar este ato de alerta para conscientização contra a PEC 287, que prevê a Reforma da Previdência. Nós, mulheres, somos as mais afetadas por essa iniciativa”, afirmou a vereadora. A Proposta de Emenda Constitucional número 287, que se encontra sob análise de uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados, prevê entre outros pontos a eliminação do bônus concedido às mulheres no tempo de contribuição e idade de aposentadorias, desconsiderando as condições desfavoráveis enfrentadas por elas no mercado de trabalho.

Dentro das comemorações dos 200 anos da Revolução Pernambucana, ocorrida a seis de março de 1817, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, quando aproveitou para fazer uma correlação da luta em defesa dos Direitos Humanos há dois séculos e nos dias atuais. O plenário ficou lotado por alunos da rede municipal de ensino que vieram à Casa de José Mariano pela primeira vez na manhã desta segunda-feira, 6. “Nós temos o compromisso de lutar pela liberdade cada dia de nossas vidas, mas vamos lutar sobretudo pela políticas públicas que garantam nossos direitos à educação, à saúde, à aposentadoria, entre outras coisas. Aproveito a presença de todos e todas para dizer que vocês deveriam vir mais vezes a esta Casa legislativa e participar de nossas sessões. A política será muito mais legal se todos vocês participarem dela”, disse.

Se for aprovado o projeto de lei número 30/2017, que o vereador Aderaldo Pinto (PSB), acaba de dar entrada na Câmara Municipal do Recife, os bares, restaurantes e similares que apresentem música ao vivo, serão obrigados a divulgar informações sobre esse serviço. No caso, os estabelecimentos terão que divulgar qual é o estilo musical que será apresentado; o tempo de duração da atração e consequentemente seu intervalo; a previsão de início e término da atração; e finalmente o preço a ser cobrado pelo couvert artístico.

A Câmara Municipal do Recife realizará um minicurso sobre o envio de proposições por e-mail na próxima quarta-feira, dia 8, às 10h, no Plenarinho. O evento será direcionado a todos os assessores dos gabinetes da Casa. De acordo com o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento, o novo procedimento trará economias de papeis e de tempo.

Quatro comissões temáticas estão analisando, para em seguida apresentar um parecer, o projeto de lei número 129/2016, que torna obrigatório a todos os empreendimentos licenciados pelo município do Recife para a exploração de estacionamento de veículos, a concessão de gratuidade quando da permanência máxima de 20 minutos. “O principal motivo deste projeto de lei é combater a prática desuniforme da cobrança por qualquer tempo de estacionamento, como absurdamente é o procedimento adotado pelo Aeroporto Internacional do Recife, quando estabelecimentos particulares como os Shoppings Centers do Recife, concedem a tantos quantos ali estacionam os seus veículos, a gratuidade para um tempo mínimo de permanência”, comentou o autor, vereador Carlos Gueiros (PSB).

Eles estão expostos às mais diversas formas de agressão, entre as quais a física é a mais visível. Mas, também sofrem violências psicológicas, são explorados do ponto de vista financeiro, além de serem vítimas de negligência e do abandono. Os idosos fazem parte da população vulnerável, que apesar das leis protetivas, ainda carecem de mais atenção da sociedade e dos poderes públicos. Com essa ideia, a vereadora Michele Collins (PP) apresentou o projeto de lei número 29/2017, que visa a incluir, no calendário oficial do Recife, o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (22) para dar os parabéns à Guarda Municipal do Recife – fundada em 22 de fevereiro de 1893, a corporação completa hoje 124 anos. Na ocasião, ele também cobrou a entrega de equipamentos para os profissionais da segurança municipal.

Com iniciativas que levaram à diminuição de despesas a ponto de superar a queda das receitas, num ano de grave crise econômica no País, a Prefeitura do Recife conseguiu cumpriu as metas fiscais no ano de 2016, que coincidiu com o último da primeira gestão do prefeito Geraldo Júlio. A execução orçamentária da PCR do 3º quadrimestre (setembro a dezembro) foi o tema da audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira, 22. O secretário municipal do Finanças, Ricardo Dantas, que fez a prestação de contas, disse que a Prefeitura, apesar do ambiente financeiro desfavorável, conseguiu fechar o ano sem atrasar o pagamento dos servidores, inclusive o décimo terceiro salário, e ainda investir nas áreas prioritárias como educação e saúde.