Notícias

Eleita com mais de 14 mil votos, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de agradecer hoje, 6, os eleitores e citar os novos desafios do mandato para os próximos quatro anos. “Não tenho dúvidas de que teremos mais um mandato de muito trabalho e de saudáveis discussões em prol da nossa cidade. Tive a honra de ter recebido mais de 14 mil votos. Foram homens e mulheres que se identificaram com o meu trabalho e a minha forma de fazer política”.

A Lei Orgânica do Recife, que é uma espécie de Constituição municipal, será revisada. A proposta, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PSB), está na ordem do dia. O primeiro passo nesse sentido será dado na tarde desta segunda-feira, 6, quando os vereadores votarem o requerimento que propõe a criação de uma comissão especial composta por sete membros para revisar a legislação. A revisão do texto foi uma das prioridades definida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), no discurso de posse no dia primeiro de janeiro.

Depois dos pronunciamentos das líderes da situação, Vereadora Aline Mariano (PMDB), e da oposição, vereadora Marília Arraes (PT), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, além de fazer relatório da gestão passada, com uma longa lista de realizações, colocou na crise econômica, pela qual o país ainda passa, a responsabilidade pelo que não pôde ser feito. Embora ressaltando a crise econômica devastadora, que já fez 12,5 milhões desempregados no país, fez questão de afagar o Legislativo ao ressaltar a importância de estreitar relações com este poder. O prefeito foi recebido pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) e por uma comissão de parlamentares, para fazer a abertura dessa nova legislatura.

Na reunião de instalação da 1ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura da Câmara do Recife, a bancada de oposição foi a primeira a ter direito à palavra. Sua líder, a vereadora Marília Arraes (PT), destacou a importância da oposição para a democracia em discurso feito nesta quarta-feira (1º) durante solenidade realizada na Casa de José Mariano e conduzida pelo presidente do Legislativo Municipal, o vereador Eduardo Marques (PSB).

Na reunião solene que marcou o retorno dos trabalhos legislativos na tarde de hoje (1), a líder do governo, vereadora Aline Mariano (PMDB), dirigiu-se à tribuna enfatizando a importância do Poder Legislativo. “É aqui onde acolhemos demandas sociais. É no Poder Legislativo que o povo deposita a confiança e acredita nas mudanças. Os cidadãos esperam de nós eficiência, zelo pela coisa pública e honradez. E nós, enquanto seus representantes, temos o dever moral e ético de retribuir com seriedade e compromisso”.

Parlamentares e assessores lotaram o plenarinho da Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (31) para assistir a uma série de palestras sobre o novo Regimento Interno da Casa. A norma, que foi aprovada em dezembro e entrou em vigor no dia 1º de janeiro, deve modernizar o funcionamento do Legislativo municipal e promover adequações que levam em conta a Lei Orgânica. No evento, que visa preparar os vereadores para os trabalhos que se iniciam na próxima quarta-feira (1º), foram destacados detalhes sobre o funcionamento das reuniões plenárias e da tramitação dos projetos de lei.

Com a presença do prefeito Geraldo Julio, a Câmara Municipal do Recife reabrirá os trabalhos legislativos em reunião solene, hoje, 1º de fevereiro, logo mais às 15h. Trata-se da instalação da primeira sessão legislativa da 17ª legislatura – que começou a contar na Redemocratização do País, em 1946 - e que, neste ano, teve início no dia primeiro de janeiro. O Chefe do Executivo é recebido no plenário do Legislativo, conforme determina o artigo 54, inciso 7º da Lei Orgânica, para expor a situação social e financeira do Município e também apresentar a proposta de gestão para este 2017.

Com a presença do prefeito Geraldo Júlio, a Câmara Municipal do Recife reabrirá os trabalhos legislativos em sessão solene, quarta-feira, 1º de fevereiro, às 15h. Trata-se da reunião de instalação do 17º período legislativo – que começou a contar na Redemocratização do País, em 1946 - e que, neste ano, teve início no dia primeiro de janeiro. O Chefe do Executivo é recebido no plenário do Legislativo, conforme determina o artigo 54, inciso 7º da Lei Orgânica, para expor a situação social e financeira do Município e também apresentar a proposta de gestão para este 2017.

Quando a Câmara Municipal do Recife retomar os trabalhos legislativos na próxima semana, estará sob a organização do novo Regimento Interno, que foi elaborado e votado no ano passado. É justamente para entender as alterações e conhecer o que propõe o mais importante texto que contém as normas de funcionamento do Legislativo Municipal que o presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB), realizará uma explanação para todos os vereadores na próxima terça-feira, 31, a partir das 10h, no plenarinho.

O vereador Antonio Luiz Neto (PTB) apresentou dois projetos de lei à Câmara do Recife com o objetivo de obrigar determinados estabelecimentos privados a alertarem, por meio de cartazes, para a exploração sexual de mulheres e crianças. Motéis, hotéis, pousadas e pensões do perímetro urbano da capital pernambucana são os principais alvos das propostas.