Notícias

Tomado pela emoção ao lembrar de velhos companheiros e de seus pais, Hélio Guabiraba (PRTB), que desde 1981 trabalha na Câmara do Recife e tomou gosto pela política, candidatou-se a vereador com promessa de que honrará os votos recebidos nas comunidades aonde atua. Fez mais. Exortou às mulheres a participarem mais da cena política – hoje a Casa José Marino tem 6 vereadoras. “Sempre sonhei um dia fazer desta Casa. Aprendi muito aqui, mas fiquei com vontade de dar minha contribuição ao povo e a minha comunidade Guabiraba. Comigo aqui os líderes comunitários terão vez e voz”.

Em seu primeiro discurso na Câmara do Recife, a vereadora Natália de Menudo (PSB) ressaltou a importância de fazer parte dessa Casa e do trabalho do vereador na defesa do povo menos favorecido. Relacionou obras realizadas e entregues nessa gestão nos bairros da Mustardinha e Bongi como resultado do trabalho de parlamentares como o ex-vereador Estéfano Mnudo, pai dela. Foi mais além ao propor que os mandatos devem ser propositivos, de todos pela cidade. “Conheço de perto as mazelas da cidade e nelas pauto o meu trabalho e mandato para melhoria da vida das pessoas. Nasci na política e gosto dela”.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) ao solicitar pedido de informação à Prefeitura do Recife sobre a utilização de espaços públicos por empresa privadas no carnaval e sobre a existência de pendências em cachês de artistas em carnavais passados, defendeu na Câmara do Recife o estado laico provedor de transparência em contraposição ao estado mínimo que os liberais defendem, para que todos tenham direito à informação. “Quanto mais nossos embates forem públicos e do conhecimento de todos, mais confiança as pessoas terão em nosso trabalho”.

Na semana passada foi instalada a Comissão de Direitos Humanos e a vereadora Michele Collins (PP), presidente do colegiado, destacou hoje (13) como será o funcionamento da Comissão. “Estiveram presentes na instalação os vereadores membros, suplentes e convidados. Nossos encontros ocorrerão nos dias de segunda-feira, quinzenalmente, a partir das 13h30 e o público pode participar. Dentre as nossas ações estão a emissão de pareceres e análise aos projetos de lei dos parlamentares”.

Segundo o vereador Almir Fernando (PCdoB), a construção da Escola no Córrego do Euclides é um desejo de toda a comunidade e o parlamentar enfatizou hoje, 13, que vem acompanhando a luta para que tão logo iniciem os trabalhos. “Ajudei a eleger a escola como prioridade, ainda como delegado do antigo Orçamento Participativo, mas era um terreno pequeno e não foi possível. Na gestão atual foi assinada uma ordem de serviço, mas, infelizmente, o sonho não foi efetivado e não foi por falta empenho de todos".

De acordo com o vereador Ivan Moraes (PSOL), vários jornalistas foram demitidos no Recife e no estado de Pernambuco. O parlamentar lamentou o fato na tribuna durante a reunião plenária desta segunda-feira,13. “Quero aqui prestar solidariedade aos jornalistas pernambucanos. Muitos profissionais foram demitidos e o Recife vive uma verdadeira epidemia de exonerações e não é de hoje. Em 2015 mais de 100 jornalistas foram demitidos. A TV nova, por exemplo, foi uma redação inteira. E a dor do jornalista não sai no jornal”.

Inserir jovens em situação de vulnerabilidade. É isso que quer o programa ‘Menor Aprendiz’, uma proposta da vereadora Aimée Carvalho (PSB) apresentada à Câmara do Recife por meio do projeto de lei 14/2017. Nesta segunda-feira (13), a parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano para falar sobre a proposição, que deve atender adolescentes entre 14 e 18 anos oriundos de famílias de baixa renda.

Da tribuna da Câmara do Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez um discurso de elogio à Prefeitura da cidade nesta segunda-feira (13). O motivo foi a reunião ocorrida hoje na Casa entre integrantes da bancada de Governo e sua líder, a vereadora Aline Mariano (PPMDB). No encontro – que deve acontecer mensalmente –, os parlamentares puderam discutir a conjuntura política e as necessidades do município.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13) para cobrar a entrega de equipamentos de segurança e fardamento à Guarda Municipal da cidade. O parlamentar elogiou os esforços da Prefeitura no setor, mas ressaltou a importância das provisões para a segurança daqueles que fazem a corporação.

O primeiro passo para a atualização e revisão da Lei Orgânica Municipal (LOM), estatuto que estabelece as normas de organização do município, fixando as atribuições, obrigações e competências de tudo que diga respeito aos poderes locais e aos cidadãos, foi dado na manhã desta segunda-feira, 13, na Câmara do Recife, com a instalação da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica. O colegiado é formado pelos vereadores Carlos Gueiros (PSB), que foi escolhido presidente do grupo e é também autor do requerimento que propôs a realização do trabalho para readequação da lei; Wanderson Florêncio (PSC), eleito para vice-presidente; Antonio Luiz Neto (PTB), que ficou como relator do projeto de emenda; Michele Collins (PP), Marília Arraes (PT), Felipe Francismar (PSB) e Gilberto Alves (PSD).