Notícias

No último domingo, 1º de janeiro, os 39 vereadores eleitos do Recife tomaram posse na Casa de José Mariano. Os parlamentares, que vão cumprir seus mandatos entre 2017 e 2020, também elegeram a nova Comissão Executiva da Câmara. Na ocasião, foram empossados ainda o prefeito da capital, Geraldo Julio, e o vice-prefeito Luciano Siqueira.

Para quem esperava um discurso político, o prefeito reeleito do Recife, com mais de 1,6 milhão de votos, Geraldo Julio (PSB), surpreendeu pelo tom afetivo ao se emocionar ao saudar a esposa, filhos, pais e amigos. Técnico ao considerar as dificuldades pelas quais passam o país e os municípios, mas sem deixar de ousar na entrega de serviços públicos. Conciliador ao conclamar a todos, sociedade e políticos, especialmente os novos vereadores eleitos e já empossados, a se unirem em torno de um projeto que dê ao povo as respostas que esperam da classe política. “Minha gestão sempre se pautou no “mais com menos”. Ousamos ao entregar equipamentos fundamentais e de excelência à população do Recife, como as Upas 24 horas e o Hospital da Mulher, apesar da crise econômica sem precedentes que o Brasil atravessa desde 2014”.

Presidente, três vice-presidentes, três secretários e dois suplentes de secretários. Foram em representantes para esses cargos que votaram os recém-empossados vereadores do Recife para eleger a nova Comissão Executiva que vai dirigir os trabalhos da Câmara no biênio 2017-2018. A eleição aconteceu na tarde deste domingo, 1º de janeiro, no plenário da Casa de José Mariano, durante reunião presidida pela vereadora Michele Collins (PP) – o regimento interno prevê que o parlamentar mais votado no pleito municipal presida a solenidade de instalação das legislaturas.

Os 39 vereadores eleitos em outubro de 2016 para a Câmara Municipal do Recife foram empossados na tarde deste domingo, 1º de janeiro de 2017, no plenário do Legislativo municipal. Os parlamentares, que devem cumprir seus mandatos até dezembro de 2020, assumiram seus cargos numa reunião solene que instalou a 17ª legislatura da Casa de José Mariano. Durante o evento, familiares, eleitores e cidadãos lotaram as galerias do plenário, o Salão Nobre e o plenarinho da Câmara para acompanhar a posse dos vereadores. A reunião solene segue neste momento com a votação para a escolha da Comissão Executiva.

Recifenses, personalidades políticas, familiares e assessores do prefeito e dos vereadores eleitos para a legislatura 2017 - 2020 lotam as galerias do plenário da Câmara para acompanhar a solenidade que começa logo mais, às 15h. O plenarinho e o Salão Nobre da Casa de José Mariano também estão lotados.

O plenarinho e Salão Nobre já estão praticamente lotados para o público prestigiar a posse do prefeito Geraldo Julio e dos vereadores que acontecerá logo mais às 15h, no Plenário da Casa de José Mariano. Muitos vieram dar incentivo e parabenizar os que se elegeram nas eleições de 2016. Os dois locais estão com telões instalados. O plenarinho acomoda 85 pessoas sentadas e o o Salão Nobre possui capacidade para 50 lugares.

Para acompanhar a posse do prefeito Geraldo Julio e dos vereadores na Câmara Municipal do Recife, os convidados, familiares dos novos parlamentares do Recife e o público em geral poderão dirigir-se, também, ao Plenarinho e Salão Nobre da Casa. Os dois locais já estão com telões devidamente instalados para dar mais conforto aos presentes.

A Câmara está pronta para acomodar o público que acompanhará a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores do Recife na tarde deste domingo, 1º de janeiro. Nas galerias do plenário, 150 lugares estão disponíveis para quem quiser acompanhar as solenidades de perto. Também é possível assistir ao evento através de telões que foram colocados no Plenarinho e no Salão Nobre da Casa. Segundo o coronel Roberto Melo, responsável pela segurança da Casa de José Mariano, "tudo foi cuidadosamente planejado para melhor acomodar os recifenses".

A solenidade de posse dos 39 vereadores e vereadoras do Recife está marcada para este domingo, 1º de janeiro, às 15h, no plenário da Câmara Municipal. Conforme prevê o Regimento Interno da Casa, antes da posse, assumirá a condução dos trabalhos, na função de presidente, o candidato que obteve o maior número de votos na última eleição, neste caso, a vereadora Michele Collins (PP), com 15.357 votos. Ainda segundo o Regimento, ela deve proferir as seguintes palavras: “Sob a proteção divina, estão abertos os trabalhos para a reunião solene de Instalação da 17ª Legislatura, que Deus nos abençoe e inspire”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), considerou que o esforço conjunto dos parlamentares superou as dificuldades de um ano reconhecidamente de crise econômica e política, sem que fossem interrompidos os trabalhos, nem mesmo durante o período das eleições municipais. “Estivemos em consonância com o clamor das ruas, por isso, estabelecemos e firmamos medidas que são consideradas um avanço no legislativo. O congelamento dos subsídios dos vereadores para a próxima legislatura é uma prova disso”.