Notícias

De acordo com o vereador Fred Ferreira (PSC), o aumento da população idosa no Brasil, consequentemente no Recife, gera a necessidade de serviços públicos como acompanhamento, abrigamento e saúde. Pensando nisso, o parlamentar promoveu uma audiência pública na manhã desta quinta-feira (17), no Plenarinho, para discutir o tema. Representantes de conselhos, donos de instituições que cuidam de idosos e o público em geral marcaram presença na Casa de José Mariano.

Parque Verde em Boa Viagem, em uma área de 20 hectares onde funcionava no passado o Aeroclube de Pernambuco, no Pina, tornou-se bandeira de luta do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que iniciou campanha nas ruas, distribuindo panfletos explicando à população a ideia de criar esse equipamento para a população. “A Zona Norte da cidade tem parques grandes como o de Santa e o da Jaqueira, entre outros, que contemplam diversos segmentos da população. Em Boa Viagem tem o Dona Lindú, um parque de eventos, que a população se apropriou, mas gostaria de um parque verde”.

“Pernambucano, natural de Caruaru, escritor de contos, radialista de profissão, publicitário, blogueiro, editor de livros digitais” – assim era Fernando Farias, falecido na última terça-feira (15), segundo a vereadora Ana Lúcia (PRB). A parlamentar lamentou a morte do escritor nesta quarta-feira (16), na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária. Além de destacar todas essas atividades desempenhadas por Farias, ela salientou uma em especial: a preocupação com a formação de leitores.

Autora de um requerimento que parabeniza uma equipe de estudantes da rede pública municipal vencedora de prêmio de robótica na cidade japonesa de Nagoya, a vereadora Ana Lúcia (PRB) disse que era bom destacar coisas positivas, especialmente quando se referem à educação. “É preciso olhar mais e melhor pela educação de maneira geral, lembrando que esse time fez um gol de placa”.

“É necessário que os idosos de nossa cidade encontrem no serviço público municipal de saúde a assistência que precisam. O índice populacional de pessoas na terceira idade é cada vez mais crescente no país. Daqui a algumas décadas o Brasil terá 30% da população composta por idosos”, afirmou o vereador Fred Ferreira (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (16). Ele também convidou a todos para participar da audiência pública que promoverá amanhã (17), às 9h, no plenarinho, e terá como temas "a licença de funcionamento concedida às instituições de longa permanência para Idosos, capacitação dos profissionais e promoção da política pública para o idoso no Recife".

Transporte para quem precisa transitar entre órgãos do governo, como as delegacias e o Instituto Médico Legal (IML). Foi para defender essa ideia que o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (16), durante a reunião plenária do poder Legislativo municipal. O parlamentar citou um caso que presenciou na última terça-feira (15) para embasar o seu pedido.

Foram 17 projetos discutidos, sendo 15 deles projetos de lei e outros dois projetos de decretos legislativos. Dessas matérias, 12 foram aprovadas. Esse foi o saldo da reunião realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife nesta quarta-feira (16), na Casa de José Mariano. O encontro foi liderado pela presidente do grupo, a vereadora Ana Lúcia (PRB), e também contou com a participação do vereador Renato Antunes (PSC), membro efetivo.

Requerimento pedindo explicações sobre o destino dos royalties pagos pelo petróleo do pré-sal, distribuídos entre municípios, é objeto de reclamação do vereador Rinaldo Júnior (PRB). Segundo ele, o pedido de informação foi feito há algum tempo e todas as semanas ele volta ao assunto sem sucesso. O parlamentar quer saber onde está a verba desses royalties, que segundo a gestão seriam alocados na educação.

Na manhã desta terça-feira (15), a Câmara do Recife realizou, por iniciativa do vereador e primeiro-secretário Marco Aurélio (PRTB), uma audiência pública sobre o desabastecimento de água na Zona Norte da capital. O tema foi levado à tribuna da Casa na tarde do mesmo dia pelo parlamentar. Em seu discurso Marco Aurélio teceu críticas à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Com base na proposta de mudança do sistema eleitoral brasileiro elaborado pelo deputado federal Cândido Vaccarezza (PT), o vereador André Régis (PSDB) explicou as alterações e principais implicações para quem for candidato às próximas eleições. “O relatório de reforma política do deputado tem inovações que mudam profundamente a política nacional, pois muda de escolha proporcional para majoritária, mais conhecido como distritão, onde só os mais votados se elegem e para 2022 se adotaria o voto distrital misto, onde eleitor vota na lista proposta pelo partido e no candidato mais votado do distrito, sendo eleito metade dos indicados em lista e metade pelo voto majoritário”.