Notícias

Através da iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PRTB), a Câmara Municipal do Recife se apresentou como apoiadora do Comitê em Defesa da Vida de Crianças e Adolescentes ao realizar audiência pública na manhã desta segunda-feira, 25, e se comprometeu a colocar a sua logomarca na campanha de captação de recursos financeiros para realização de programas e projetos em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Centenas de pessoas, entre lideranças comunitárias, conselheiros tutelares e interessados no tema lotaram o plenarinho para tomar conhecimento das diretrizes do comitê que vai funcionar como mecanismo estratégico e institucionalizado para mobilizar os segmentos sociais no sentido de construir e consolidar uma política de enfrentamento em defesa da vida.

Mulheres da educação, do direito, da política e de diversos outros setores se reuniram na Casa de José Mariano nesta sexta-feira (22) para tratar de um tema que têm em comum: a luta contra a violência doméstica. A solenidade – uma iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC) – visou lembrar os 11 anos de existência da Lei Federal 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

Mulheres da educação, do direito, da política e de diversos outros setores se reuniram na Casa de José Mariano nesta sexta-feira (22) para tratar de um tema que têm em comum: a luta contra a violência doméstica. A solenidade – uma iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSV) – visou lembrar os 11 anos de existência da Lei Federal 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.

No Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Câmara Municipal do Recife não ficou indiferente. Os consultores de acessibilidade Michel Platini Santiago Bezerra Vieira e Jaqueline Martins deram dicas importantes para os funcionários da Casa de José Mariano. Uma delas, é uma lição de vida: “Algumas pessoas se sentem confusas ao encontrar alguém com deficiência. Esse desconforto é anulado quando nos damos a oportunidade da convivência com a diversidade humana e suas singularidades. Entretanto, não faça de conta que a diferença não existe. Se você se relacionar com uma pessoa com determinada especificidade, ignore a sua condição, porque deste forma, você não estará se relacionando com aquela pessoa em particular, mas com outra que não é real”.

No Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a Câmara Municipal do Recife não passou indiferente. Os consultores de acessibilidade Michel Platini Santiago Bezerra Vieira e Jaqueline Martins deram dicas importantes para os funcionários da Casa de José Mariano. Uma delas, é uma lição de vida: “Algumas pessoas se sentem confusas ao encontrar alguém com deficiência. Esse desconforto é anulado quando nos damos a oportunidade da convivência com a diversidade humana e suas singularidades. Entretanto, não faça de conta que a diferença não existe. Se você se relacionar com uma pessoa com determinada especificidade, ignore a sua condição, porque deste forma, você não estará se relacionando com aquela pessoa em particular, mas com outra que não é real”.

Sempre em defesa dos campos de futebol de várzea, o vereador Almir Fernando (PCdoB) comemorou, durante a reunião plenária desta quarta-feira, 20, a manutenção pela Prefeitura do Recife do Campo do Onze, no bairro de Santo Amaro, e do Campo do Café, na Linha do Tiro. Até 2018, o Executivo municipal, em convênio com a Federação Pernambucana de Futebol, deve revitalizar 62 campos de várzea da cidade.

Um voto de aplauso que visa celebrar os três anos de funcionamento do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT da Prefeitura foi tema de debate na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (20). De autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), a iniciativa gerou discussões sobre o significado da igualdade na destinação de recursos públicos.

“Os hospitais da nossa cidade estão repletos de pacientes que necessitam de acompanhamento integral de seus familiares. Muitos deles estão em estado grave e permanecem por semanas ou até meses internados, e essas pessoas têm que pagar estacionamento”. O relato é da vereadora Michele Collins (PP), que tomou a palavra na Câmara do Recife nesta quarta-feira (20) para falar sobre o projeto de lei, de sua autoria, que tem a finalidade de garantir a gratuidade de estacionamento aos acompanhantes de pacientes internados nas unidades hospitalares do Recife.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 20, para fazer uma denúncia sobre as condições de trabalho dos funcionários responsáveis pela limpeza do Parque 13 de Maio, localizado ao lado da Câmara do Recife. Ao caminhar pelo parque o parlamentar conversou com os trabalhadores e identificou que eles não receberam o salário nem os equipamentos de proteção individual (EPI) exigidos para aquele tipo de tarefa.

Durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (20), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre a insegurança vivida pelos pernambucanos nos últimos meses, e repercutiu o caso do jornalista Alexandre Farias, que foi atingido por uma bala perdida em Caruaru. “As pessoas estão cada vez mais aterrorizadas com o aumento de ocorrências no Estado. Qualquer um de nós, assim como o comunicador caruaruense, pode ser vítima dessa onda de violência”.