Notícias

Portal Raio X da Educação criado pelo vereador André Régis (PSDB) desde o início do mandato na Câmara do Recife, tem, segundo ele, pautado as ações do gabinete. O trabalho da equipe se dá nas escolas através de entrevistas com professores, gestores das escolas e alunos, para coleta de dados que alimentam as informações.

Mais de 17 emendas foram analisadas pelos membros da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica. O presidente Carlos Gueiros (PSB) disse que boa parte das emendas apreciadas será novamente analisada. “Elas deverão ser revistas e aprimoradas por seus autores por tratarem de temas que vão aparecer em outras propostas mais adiante”.

“Hoje se comemora o Dia do Médico, uma categoria que merece nosso respeito e admiração. Mas infelizmente, não temos muito o que comemorar, pois, é necessário oferecer melhores condições de trabalho para todos eles que cuidam da saúde da nossa população”, afirmou o vereador Rinaldo Júnior (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (18).

Na última terça-feira (17), o Senado Federal derrubou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que havia afastado o senador Aécio Neves do seu mandato. O fato foi repercutido pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) na Câmara do Recife nesta quarta-feira (18). Ele lamentou a decisão do Senado, mas fez uma defesa da votação aberta que permitiu saber como cada senador se posicionou.

A cobrança de taxas a comerciantes das feiras do Recife por parte da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) foi alvo de um discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta segunda-feira (18). O parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife para questionar a oportunidade da cobrança em meio à crise econômica que afeta o país.

"15 Votos e um Caminho para a Construção de uma Justiça Colaborativa e Célere" é o nome do livro que será lançado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6° região, no próximo dia 23, às 16h, na sede do órgão. O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu o convite para o evento das mãos do desembargador Eduardo Pugliesi, na manhã desta quarta-feira, 18.

O vereador Ivan Moraes (PSol) realizou reunião pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 17, para debater “O papel do município do Recife na construção da comunicação comunitária”. Ele explicou que essa é uma comunicação feita e consumida por grupos de excluídos da midiatização dos rádios, TVs, portais da internet, jornais e revistas. “O direito humano à comunicação é fundamental, assim como o da saúde, educação, moradia. Mas os poderes públicos negligenciam quando se trata dessa questão”, disse. A formulação de políticas públicas, segundo o vereador, é uma antiga reivindicação dos movimentos sociais, que lutam por várias gerações, com objetivo de fortalecer a comunicação comunitária.

Sete projetos em tramitação na Câmara do Recife foram analisados nesta terça-feira (17), pelos membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Dentre os textos cujos pareceres foram aprovados pelo grupo, está o projeto de nº 310/2017, que institui a Semana da Paz no calendário de comemorações oficiais do município.

“O direito a comunicação prevê o direito a informação sobre as coisas públicas e de interesse público. Presume também a diversidade de meios para nos informarmos com qualidade porque é preciso ter diversos sujeitos falando, sobre todos os fatos e suas variadas versões, permitindo que cada pessoa, dentro do seu próprio repertório, possa tomar decisões de forma plena e independente”, relatou o vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (17) ao falar sobre a Semana Nacional pelo Direito a Comunicação.

Estudantes do primeiro período do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) visitaram a Câmara do Recife nesta terça-feira (17), para conhecer as instalações do Legislativo e o seu funcionamento. Os alunos ainda assistiram à reunião plenária do dia nas galerias do plenário. Na ocasião, o vereador André Régis (PSDB), que também é professor da área jurídica, subiu à tribuna da Casa para fazer comentários sobre o Poder e responder a perguntas dos alunos.