Ontem, 12 de março, foi comemorado o aniversário de Recife e Olinda e, durante a plenária desta segunda-feira,13, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) relembrou a data. “Nossa Veneza Brasileira chegou aos seus 480 anos. Uma cidade de muita história e de grandes marcos e lutas”.
O vereador Marco Aurélio Medeiros (PRTB) apresentou projeto de lei que dispõe sobre o disciplinamento e funcionamento de lombadas eletrônicas, dos chamados pardais, foto sensores e radares no município do Recife. A proposta estabelece a não incidência de multas decorrentes de fiscalizadores de velocidade seja radar seja sensor eletromagnético instalados na cidade do Recife nos horários de grande fluxo, compreendidos entre 6h30 às 8h e 17h30 às 19h.
Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher, ocorrido esta semana, a Câmara Municipal do Recife promoveu reunião solene, através do vereador Wanderson Florêncio (PSC), para homenagear 39 personalidades femininas que foram selecionadas por ser esse o mesmo número de vereadores da Casa de José Mariano. Elas se destacam na sociedade e vêm fazendo a história da mulher no dia a dia. “Faço questão dessa comemoração para lembrar que a data é histórica, uma celebração internacional de luta pela igualdade de gênero, o respeito às mulheres, e que merece o apoio de todos. o simbolismo que representa essa data não deve passar em branco”. Ressaltou o vereador na abertura da solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira, 10.
Celebrar a Campanha da Fraternidade de 2017. Com esse objetivo, foi realizada na Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Aerto Luna (PRP), uma reunião solene na tarde desta quinta-feira (9). A Campanha, que é promovida anualmente no período da quaresma pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aborda desta vez o tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e carrega o lema ‘Cultivar e guardar a criação’.
Autor do projeto que originou a lei municipal 17.993/14, que criou o Programa de Tombamento, Preservação, Revitalização e Desapropriação dos Campos de Futebol de Várzea na Cidade do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 9, para cobrar a aplicação da legislação. Desde que ela foi sancionada, a Prefeitura do Recife planejou realizar ações em 31 dos 116 campos identificados nos bairros da periferia, realizou o processo de licitação das obras, mas somente quatro saíram do papel. Mesmo assim, as melhorias foram suspensas e agora estão paradas. “É fato que esses locais além de serem utilizados para a prática de esportes, são locais de convivência, onde muitos jovens encontram a alegria que, às vezes, a vida lhe cobra; quem pratica esporte comumente deixa de lado drogas e tantos mecanismos sedutores da sociedade”, afirmou o vereador.
No Dia Internacional da Mulher – comemorado nesta quarta-feira, 8 de Março – a vereadora Ana Lúcia (PRB) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para abordar a questão do empoderamento feminino. A parlamentar salientou, principalmente, a autonomia da mulher para traçar sua identidade e escolhas profissionais.
“Meu gabinete é composto por 80% de mulheres, esta é uma forma de empoderar e dar espaço às mulheres, por isso convido a todos os colegas a se sensibilizarem na defesa delas, criando leis que as protejam, que elas façam parte de seus gabinetes, em suas comunidades”, foi o recado dado pela vereadora Michele Collins (PP) na Câmara do Recife, ao presidir a reunião desta quarta-feira, 08
A luta de uma mulher pelo abastecimento regular de água no Córrego do Jenipapo levou o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira, 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o parlamentar cobrou que providências fossem tomadas para garantir o abastecimento da comunidade.
Em 1935 foi proclamado o Dia Internacional da Mulher, mas isso veio de longe e é resultado de uma luta que se deu em 1911 em Nova Iorque, quando mulheres que lutavam por seus direitos foram mortas. E isso se repete nos dias de hoje de outra forma, segundo o vereador Rinaldo Júnior (PRB). “Aqui mesmo nesta Câmara do Recife há menos de 15% de mulheres na Casa. No entanto, cabe ressaltar fato inédito nesta mesma Casa, duas lideranças, de oposição e do governo, são mulheres. O mundo está mudando, mas precisa mudar mais rápido”.
Nesta quarta-feira, 8 de Março – Dia Internacional da Mulher –, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para saudar a força feminina. A parlamentar falou ainda sobre os obstáculos sociais que as mulheres ainda precisam enfrentar e, também, sobre as representantes femininas da Casa de José Mariano.