Notícias

O requerimento do vereador Wanderson Florêncio (PSC) que trata da realização da sétima edição do Parlamento Jovem do Recife foi aprovado por unanimidade, durante a Reunião Plenária de hoje,7. De acordo com o documento, foram solicitadas reservas no Plenário e Plenarinho. As inscrições acontecerão de 1º até 20 de abril, no Plenarinho. “O Parlamento Jovem significa trazer para a Casa de José Mariano novas gerações e desejamos que todos possam participar e conhecer profundamente os trâmites da Câmara. É estimular a juventude e faço questão de dar publicidade ao evento e incentivar também os vereadores para que, nas suas bases, possam dinamizar diversos setores como igrejas, universidades e ONG’s para dialogarmos e trocar experiência conosco”.

Estreando na tribuna da Câmara na tarde de hoje, (7), o vereador Romero Albuquerque (PP) agradeceu a votação recebida e fez questão de destacar a importância da Secretaria-Executiva dos Direitos dos Animais. “Subo à tribuna pela primeira vez e com muito orgulho pelos 5613 votos depositados em confiança e tendo como um dos objetivos do nosso mandato a defesa dos animais. Gostaria de agradecer o prefeito Geraldo Julio por ter criado uma secretaria em defesa dos animais, algo de extrema necessidade para a nossa cidade”.

O sentimento compartilhado por todos os parlamentares eleitos e reeleitos é de gratidão aos seus eleitores. E na tarde desta terça-feira (07), durante reunião plenária, o vereador Felipe Francismar (PSB), reeleito para o segundo mandato na Câmara do Recife, lembrou da importância da continuidade do compromisso que estabeleceu com as pessoas. “Quero agradecer aos 12.183 eleitores e eleitoras do Recife. Sinto imenso orgulho em poder continuar nessa Casa, porque essa é a Casa do povo do Recife. Nesse segundo mandato espero obter sucesso e trabalhar ainda mais pela população, como tenho feito no mandato anterior”.

Em dezembro do ano passado, a relatoria do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados pediu a suspensão do mandato do deputado federal Jean Wyllys (PSOL) por 120 dias por quebra de decoro – durante a votação do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Wyllys havia cuspido em direção ao deputado Jair Bolsonaro (PSC). Na Câmara do Recife, a vereadora Marília Arraes (PT) nesta terça-feira (7) defendeu Jean Wyllys e repercutiu o movimento suprapartidário que busca apoiá-lo.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) discursou na tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (7) para repercutir uma reunião que teve com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Ruy Rocha. Após o terminal dos ônibus da linha 742 (Linha do Tiro) ser transferido da rua Córrego do Euclides para a rua Uriel de Holanda, o parlamentar busca fazer com que o percurso continue incluindo a rua Córrego do Euclides, independentemente do destino final.

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros, prestou juramento solene perante o Colégio de Procuradores de Justiça na posse solene realizada no auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Ele será o chefe do MPPE ao longo do biênio 2017-2019. O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), participou da solenidade representando o Legislativo Municipal.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB,) representou a Casa de José Mariano na posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE). A solenidade foi realizada na última sexta-feira, 4, e reuniu diversas autoridades do universo jurídico, além de chefes do Poder Executivo, a exemplo do governador do Estado, Paulo Câmara, e do prefeito do Recife, Geraldo Julio.

A pedido, mediante requerimento, do vereador Ivan Moraes (PSOL), a funcionária transgênero Robeyonce Lima, a partir de agora terá o nome social aceito em todas as esferas administrativas e jurídicas da Câmara do Recife. O parlamentar já havia solicitado a mudança de nome, mas foi até o primeiro secretário, vereador Marco Aurélio (PRTB), que mediante consulta à Procuradoria Jurídica da Casa atendeu à solicitação. O vereador autor do pedido disse que “ela se identifica com mulher e é transgênero. A OAB já havia concedido a carteira da Ordem para ela, reconhecendo juridicamente a mudança. É importante que essas medidas sejam tomadas coletivamente”.

Em defesa dos campos de várzea do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) relembrou as audiências públicas realizadas para que os campos sejam requalificados pela PCR. Lembrou ainda dos encontros e debates para discutir a regularização fundiária, mototaxistas, auxílio moradia, esgotamento sanitário, pontos de risco na cidade, entre outros assuntos. Mas foi sobre os campos que ele se deteve. “Esses espaços são da maior importância para a sociedade porque ajudam a diminuir a violência na cidade porque retira crianças das ruas”. Almir acha que é preciso requalificar esses espaços que somam mais de 130 catalogados. A Prefeitura aprovou nosso projeto autorizando a realização de manutenção neles. Pode inclusive fazer parcerias com empresas privadas como os de Boa Viagem.

Ao criticar o aumento do IPTU no Recife e a inclusão da taxa de limpeza e destinação de resíduos sólidos, O vereador André Régis (PSDB), lembrou na Câmara Municipal que foi o único parlamentar a votar contra o projeto do Executivo, que acabou sendo aprovado pela Casa no final do ano passado. “Isso significa mexer no bolso do contribuinte. Mexe com o comércio, com a produção e no desemprego que só aumenta. Já estamos com mais de 12 milhões de desempregados, na maior crise que o país já viveu”.