Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) foi reconduzida à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 9. Ela foi eleita durante reunião de instalação da Comissão, que contou com a presença de todos os componentes do colegiado. O vereador Davi Muniz (PEN) foi eleito vice-presidente. A Comissão é composta ainda pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), membro efetivo e os suplentes: Antônio Luiz Neto (PTB) e Ricardo Cruz (PPS). Representantes de entidades que lutam em defesa dos Direitos Humanos no Recife estiveram presentes na reunião e, no final, entregaram uma lista com os nomes de 103 instituições que pretendem participar de todas as reuniões da Comissão.

Durante a reunião plenária na tarde desta quarta-feira (08), o vereador Rinaldo Júnior (PRB) agradeceu a recepção calorosa que recebeu dos demais parlamentares. Ele aproveitou para defender melhores condições de trabalho para a Guarda Municipal e o cumprimento da lei federal número 13.022 de 08 de agosto de 2014, que prevê a possibilidade de dotar as guardas municipais com armamentos convencional. “Nossa principal luta é pelo cumprimento dessa lei, já criada há algum tempo e que o município não regulamenta".

Os parlamentares escolheram os membros da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Recife, durante a reunião plenária desta quarta-feira, 08. O autor do requerimento, vereador Carlos Gueiros (PSB), reiterou o respeito a proporcionalidade dos partidos que formam a Casa para indicação dos nomes que comporão o colegiado. Desta forma, a Comissão terá a seguinte formação: Carlos Gueiros (PSB), Felipe Francismar (PSB), Antonio Luiz Neto (PTB), Michele Collins (PP), Wanderson Florêncio (PSC), Marília Arraes (PT) e Gilberto Alves (PSD).

Durante a reunião plenária na tarde desta quarta-feira (08), o vereador Rinaldo Júnior (PRB) agradeceu a recepção calorosa que recebeu dos demais parlamentares. Ele aproveitou para defender melhores condições de trabalho para a Guarda Municipal e o cumprimento da lei federal número 13.022 de 08 de agosto de 2014, que prevê a possibilidade de dotar as guardas municipais com armamentos convencional. “Nossa principal luta é pelo cumprimento dessa lei, já criada há algum tempo e que o município não regulamenta".

No final da tarde desta quarta-feira (08) foi instalada a Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara, composta por Aerto Luna (PRP), Eriberto Rafael (PTC), Amaro Cipriano Maguari (PSB), Marília Arraes (PT) e Aline Mariano (PMDB) como membros efetivos. Fazem parte ainda do grupo os parlamentares Renato Antunes (PSC), Romero Albuquerque (PP) e Wanderson Florêncio (PSC) como suplentes.

Em resposta à bancada de oposição que teceu críticas à gestão da segurança na cidade e questões ligadas à Educação, a líder do governo na Câmara do Recife, vereadora Aline Mariano (PMDB), destacou os investimentos promovidos pelo Executivo nos setores, nos últimos quatro anos. Na tarde desta quarta-feira, 08, a parlamentar ressaltou na tribuna diversas ações implementadas na segurança, a exemplo da realização de concurso público, abertura de licitação para aquisição de materiais e a criação de grupos de trabalho para discutir o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria. Sobre a Educação, ela ressaltou que foram investidos mais de R$ 192 milhões de reais pela atual gestão, "valor maior que a soma dos investimentos na área, nos 12 anos das administrações anteriores".

Dois projetos de lei apresentados entre os anos de 2013 e 2014 à Câmara do Recife, foram reapresentados pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), sob a forma de emenda à Lei Orgânica, que deverá começar a ser revisada. São eles a criação de uma Tribuna Popular que dê acesso à sociedade a falar no plenário da Casa, e outro criando a Comissão de Legislação Participativa, aonde a sociedade em geral poderá propor projetos de lei que não necessitarão passar pelo plenário, ou seja, é apresentado diretamente às comissões temáticas e só depois irão à votação.

Participação política. Foi esse o tema que permeou o discurso que o vereador Ivan Moraes (PSOL) proferiu nesta quarta-feira (8), na tribuna da Casa de José Mariano. Ao tratar do assunto – que já havia sido levantado, durante a reunião, pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) –, Moraes convidou a população e os parlamentares para participarem de dois eventos. Ele repercutiu, ainda, a realização de um ato unificado que o Fórum dos Servidores do Recife realizou no pátio da Prefeitura nesta quarta-feira para estabelecer uma mesa de negociações.

Uma longa fila de apartes para lhe dar as boas vindas à Câmara do Recife, depois de um discurso otimista pela luta de uma educação melhor e mais planejada. A professora Ana Lúcia (PRB), com 17 anos de ensino e 23 anos de luta pela causa da educação, além de agradecer o apoio recebido nas urnas, confessou que estava nervosa diante de tão ilustres parlamentares. “O momento difícil pelo qual passamos no país não é para perdermos a esperança. Minha campanha foi agregadora. Contei com aqueles que entendem a importância da educação e lutam por ela. E por isso estou aqui”.

As aulas na rede municipal de ensino tiveram início na semana passada e o vereador André Régis (PSDB) afirmou, na tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 08, que realizou uma fiscalização em 40 estabelecimentos, no período compreendido entre o último dia 3 até hoje. “Um fato que chamou a minha atenção, ocorre na Escola Oswaldo Lima Filho, em Boa Viagem. O local está funcionando em regime de rodízio. Parte das crianças assiste aula até 10h e o restante até meio-dia e duzentas bancas estão faltando”, ressaltou o parlamentar.