Notícias

O tráfico de seres humanos e a exploração sexual de crianças e adolescentes foram temas do discurso desta quarta-feira (24) do vereador Estefano Menudo (PHS). Ele apresentou dados que demonstram a gravidade do problema no país e no Estado. “O tráfico de pessoas movimenta por ano 32 milhões de dólares. Valores alarmantes, quando associados com outras atividades comerciais ilegais, como o tráfico de drogas e o comércio ilegal de material bélico”.

A comissão de Legislação e Justiça emitiu parecer contrário ao Projeto do vereador Edmar de Oliveira (PHS) que prevê a gratuidade de entrada para os guardas municipais, mediante a apresentação da identidade funcional, em sessões de cinema, teatro, shows, eventos culturais e esportivos realizados no Recife. Na reunião, realizada nesta quarta-feira (24), outros onze projetos foram analisados pelos vereadores Jurandir Liberal (PT), Gustavo Negromonte (PMDB) e Marília Arraes (PSB) e agora seguem para outras comissões da Câmara.

Natural de Angelim, Agreste de Pernambuco, o prefeito do Recife, João da Costa, vai receber da Câmara o título de cidadão do Recife. A proposta, de autoria do vereador Jairo Britto PHS), foi aprovada em votação extra-pauta durante a sessão desta quarta-feira (24).

Uma pesquisa recente realizada pela Universidade Federal de São Paulo sobre a gravidez na adolescência serviu de base ao pronunciamento do presidente da Câmara do Recife, Múcio Magalhães (PT), durante a sessão desta quarta-feira (24). Segundo o estudo, feito com 116 jovens com idades entre 11 e 19 anos, a evasão escolar e a dificuldade para entrar no mercado de trabalho são os dois principais problemas das adolescentes com filhos.

Durante a sessão desta quarta-feira (24), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) cobrou da Prefeitura mais rigor ao fiscalizar as construções no Recife. “Na Av. Liberdade, em Tejipió, um conjunto habitacional com mais de 20 edifícios está sendo levantado. Não há fiscalização, nem preocupação ambiental. Para onde vão os resíduos?”. O parlamentar fez um apelo para que o Executivo e a Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) acompanhem a obra.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara, o vereador Daniel Coelho (PV), usou a tribuna do plenário, na tarde desta quarta-feira (24), para cobrar do Executivo o cumprimento da legislação que estabelece normas para carga e descarga de mercadorias no Recife. “A lei é de 1996, mas não vem sendo respeitada. Não há fiscalização nos horários de pico”.

A audiência pública promovida em conjunto pelas comissões de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; Saúde e Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife para discutir o projeto de construção de um centro de compras e dois museus no Sítio da Tamarineira lotou o plenarinho na manhã desta quarta-feira, 24. “Desde o início dos debates sobre o empreendimento da Tamarineira o assunto vem sendo debatido nesta casa e diante disso foram apresentados dois projetos de lei dos vereadores Priscila Krause (DEM) e Gilberto Alves (PTN) sobre o tema. Mas as comissões temáticas já explicitaram que só emitem seus pareceres após a realização desta audiência”, afirmou o vereador Daniel Coelho (PV), que presidiu o encontro.

A Rua Frei Cassimiro, no bairro de Santo Amaro poderá ganhar bustos de três ex-parlamentares do Recife. O projeto de lei, de autoria do vereador Marcos di Bria, foi aprovado por unanimidade, em 2ª discussão, na sessão plenária desta terça-feira (23), e será agora encaminhado para análise do Executivo.

O público, quase todo formado por mulheres, lotou o plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23), para a audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Casa de José Mariano. O presidente da comissão, vereador Luciano Siqueira (PC do B), coordenou o debate sobre o mercado de trabalho para a mulher no Recife.

Ao participar da inauguração de dois novos pavilhões e da capela do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), na manhã desta terça-feira (23), o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT) ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo interventor Francisco Saboya. “Este hospital sempre foi importante para o povo pernambucano, mas estava se degradando até o instante que o Governo do Estado assumiu a sua administração, através do interventor”, afirmou. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Campos e da primeira dama Renata Campos, do vice-governador João Lyra e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.