Notícias

Almir Fernando sugere parceria entre Prefeitura e comunidade

Uma notícia veiculada hoje (10), pelo Jornal do Commercio, que tratou da existência de lixo nos morros do Recife, foi repercutida hoje (10) no Plenário, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). O parlamentar defendeu uma parceria entre a Prefeitura e comunidades para educação ambiental e construção de encostas.

Leia mais…

Morre no Recife o ex-vereador Alcir Teixeira

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (17), no Recife, o ex-vereador e ex-deputado estadual Alcir Teixeira, do então Movimento Democrático Brasileiro (MDB) – hoje PMDB. Aos 74 anos, ele lutava há cerca de dois contra um câncer de pâncreas.

Leia mais…

André Régis diz que o governo federal precisa ouvir as ruas

As recentes manifestações populares ocorridas no país foram analisadas na Câmara do Recife pelo vereador André Régis (PSDB), na tarde desta segunda-feira, 16. Ele lembrou o evento da última sexta promovido pelas centrais sindicais e o de ontem, domingo, convocado pelas redes sociais. “O Brasil foi às ruas reclamando contra uma situação que preocupa do ponto de vista social, econômico e político”.

Leia mais…

Audiência pública debate a navegabilidade do Rio Capibaribe

Um projeto de grande relevância para o transporte e mobilidade do Recife, o de Navegabilidade do Rio Capibaribe, foi tema da audiência pública que a Câmara Municipal realizou, nesta segunda-feira, 23, por iniciativa da vereadora Vera Lopes (PPS). “Desde o meu primeiro mandato, fui defensora da navegabilidade desse rio que corta e emoldura a cidade. Ele ganha importância, agora, com a saturação da rede rodoviária, uma vez que pode ser usado como meio de transporte”, disse a vereadora. O seu objetivo, com a audiência, foi orientar e informar o povo recifense sobre o resgate do projeto, que está paralisado, o estágio em que se encontra e a continuidade dele na atual gestão estadual, uma vez que ele teve a Ordem de Serviço assinada pelo então governador Eduardo Campos.

Leia mais…

Cultura e artistas locais em debate na Câmara Municipal do Recife

Para facilitar o diálogo entre os poderes públicos e as entidades que trabalham com a cultura recifense e pernambucana, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) realizou audiência pública que debateu “A valorização do artista da cultura local”. O plenarinho da Câmara Municipal do Recife ficou lotado, na manhã desta quinta-feira, 10, por cantores, brincantes, componentes de corais, sambistas, passistas de frevo e músicos. Todos, vestiam uma camiseta branca, com a frase: “A cultura não tem culpa”, uma crítica aos cortes de incentivos financeiros para o setor. “Nós buscamos, com esse encontro, facilitar uma linha de comunicação entre os entes públicos e os artistas que fazem a história de nossa cultura; o intuito não é rivalizar, mas criar as pontes necessárias para estabelecer esse diálogo vivo”, disse o vereador.

Leia mais…

Ricardo Cruz pede aprovação de gratuidade em eventos culturais para guardas

O projeto de lei de nº 20/2017, de autoria do vereador Ricardo Cruz (PPS), foi votado em segunda discussão na Câmara do Recife nesta segunda-feira (29). O projeto, que concede gratuidade de entrada a salas de cinema, cineclubes, espetáculos musicais e circenses e eventos esportivos para membros da Guarda Municipal do Recife foi aprovado pelo plenário e vai seguir para a sanção do Poder Executivo. Antes, entretanto, a matéria foi levada à tribuna pelo autor.

Leia mais…

Isabella de Roldão pede uma cidade segura para mulheres

Os constantes casos de violência contra a mulher praticados no Recife foram alvo do pronunciamento da vereadora Isabella de Roldão (PDT), durante a reunião ordinária na manhã desta segunda-feira, 12, na Câmara do Recife. Ela lamentou a notícia de mais um estupro na Zona Norte e de um espancamento, seguido de assalto no bairro do Derby. “Eu falo também em nome das mulheres que não são vistas. Das mulheres que são vítimas e moram na periferia. Aquelas que sofrem abusos dentro dos ônibus e pelas que são vítimas, tendo por agressores as pessoas que mais confiava. Precisamos construir uma cidade segura”, afirmou.

Leia mais…

Isabella de Roldão comenta decisão sobre o projeto Novo Recife

A notícia de que a Justiça anulou a compra do Cais José Estelita levou a vereadora Isabella de Roldão (PDT) a debater a questão, na tarde desta terça-feira,1. A decisão foi tomada pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco. O terreno pertencia originalmente à Rede Ferroviária Federal S.A (Refesa) e foi arrematado em 2008 pelo Consórcio Novo Recife para construção do projeto Novo Recife. “Quero aqui, na tribuna, parabenizar todo o movimento Ocupe Estelita que tomou conta da cidade e teve um desfecho feliz. O juiz tomou a decisão certa e isso representa uma grande alegria”.

Leia mais…

Amaro Cipriano Maguari agradece reeleição

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) foi reeleito com 8.366 votos. Na reunião plenária desta terça-feira, 11, o parlamentar agradeceu aos eleitores e destacou a importância da eleição que ocorreu no dia 2 de outubro. “Quero dizer a todos que foi uma satisfação muito grande, pois essa foi uma eleição muito difícil. Foi a eleição do tira-teima, a mais difícil da história. Mas o trabalho, a dignidade e luta pela grande maioria gerou bons resultados. Agradeço a todos pela confiança”.

Leia mais…

Vereadora comenta "geração nem-nem"

A geração de jovens que nem trabalham nem estudam intitulada “geração nem-nem” foi o tema do discurso em plenária da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta segunda-feira, 11. “Esse é um assunto que preocupa os brasileiros e os recifenses. Uma matéria divulgada em rede nacional mostrou que dois em cada dez jovens brasileiros sofrem desse mal. De acordo com últimos dados do IBGE, a Região Metropolitana do Recife apresenta o maior índice de geração nem-nem do país. São 31,8% dos jovens de 18 a 24 anos sem qualquer atividade produtiva”.

Leia mais…

Comissão recebe documento sobre acessibilidade na Casa

Em reunião extraordinária realizada na tarde desta terça-feira,14, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana recebeu várias pessoas com deficiência. Na ocasião, foi entregue um documento de 10 itens com sugestões para a acessibilidade na Casa de José Mariano. Estiveram presentes os vereadores Gilberto Alves (PSD), Jayme Asfora (PMDB), Júnior Bocão (PSDB) e Ivan Moraes (PSOL).

Leia mais…

Aerto Luna repercute Campanha da Fraternidade de 2015

O vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 3, para solicitar a realização de Audiência Pública sobre a Campanha de Fraternidade deste ano, que terá o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade eu Vim Para Servir. O encontro deve acontecer no plenarinho da Câmara, no dia 5 de março, a partir das 9h. "A Campanha da Fraternidade de 2015 buscará recordar a vocação e a missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade, proposta pelo Concílio Ecumênico Vaticano II", adiantou o parlamentar.

Leia mais…

Isabella de Roldão faz reunião solene para homenagear mulheres

Dentro das homenagens realizadas este mês às recifenses, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal do Recife promoveu reunião solene na manhã desta quarta-feira, 19, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT). As galerias e o plenário ficaram lotados durante a solenidade, que teve tradução simultânea para a linguagem de libras. “Nosso objetivo é celebrar o dia 8 de Março e prestar homenagem aquelas que se destacam no Recife, em suas diferentes áreas de atuação e classe social, e marcar esse mês com liberdade e alegria de viver”, justificou a vereadora. Um grupo de 12 mulheres foi destacado com diploma, no qual está inscrito a frase que faz parte da campanha organizada pela vereadora, visando quebrar preconceitos: “Mulher, você pode ser o que quiser”.

Leia mais…

Osmar Ricardo critica posicionamento do deputado Jair Bolsonaro

Após a deputada petista e ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário criticar a Ditadura Militar, o deputado progressista Jair Bolsonaro fez discurso contra os direitos humanos dizendo à deputada que não a estuprava porque ela “não merecia”. O vereador Osmar Ricardo (PT) foi contra o posicionamento do deputado e ressaltou que “o combate ao estupro é uma luta das mulheres há anos. O homem que foi eleito pelo povo para fazer lei, não pode fazer apologia a um ato criminoso como esse. A casa do povo não pode aceitar e deixar esse fato passar sem punição. É preciso que se tome uma providência para que acontecimentos como esses não voltem a acontecer.”

Leia mais…

Marcos di Bria quer que eventos infantis tenham mais de uma porta de emergência

Um projeto de lei em tramitação na Câmara do Recife propõe obrigar casas de festas, espetáculos e eventos infantis a possuir mais de uma porta de saída de emergência. De autoria do vereador Marcos di Bria (PSDC), o projeto de número 151/2015 vai estabelecer, caso sancionado, que a saída extra seja construída na lateral ou nos fundos desses estabelecimentos voltados ao público mirim.

Leia mais…

Aimée Carvalho destaca violência contra idoso

O recente caso de violência contra um idoso de 65 anos encontrado morto, com sinais de estrangulamento, em Olinda, levou a vereadora Aimée Carvalho a destacar a necessidade de proteção para os mais velhos. “Precisamos sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra os idosos e disseminar o entendimento da violência como violação aos direitos humanos. Precisamos garantir o envelhecimento dessa população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza. Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades, mas, como uma oportunidade de transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida”.

Leia mais…

Wanderson Florêncio assume vaga de Aline Mariano

Em cerimônia simples, o presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), empossou ontem o suplente Wanderson Florêncio (PSDB) na vaga de Aline Mariano (PSDB), licenciada para ocupar a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, recentemente criada pelo Prefeito Geraldo Júlio. Ele entregou o diploma do TRE e a declaração de bens, além de ler o juramento. Com a saída de Aline, ficou vaga a terceira secretaria da Mesa Diretora, que será ocupada interinamente pelo vereador Aderaldo Pinto (PRTB). Posteriormente será realizada nova eleição para preenchimento desta vaga.

Leia mais…