Notícias

Um requerimento de voto de aplauso ao diretor do bloco ‘As Folotes de Afogados’, George Oliveira, foi tema de debate entre os parlamentares da Câmara do Recife nesta quarta-feira (7). Durante a reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) subiu ao plenário da Casa para levantar questionamentos em relação ao nome do bloco homenageado. O requerimento, que acabou sendo aprovado, é de autoria do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), que no texto cumprimenta o bloco pelo “enriquecimento da cultura popular” do Recife.

A aprovação do projeto de lei de nº 53/2017, que estabelece o dia 24 de novembro como o Dia Municipal do Rio Capibaribe, gerou um debate sobre a duplicidade de matérias legislativas na Câmara do Recife nesta quarta-feira (7). Compartilhando uma preocupação do vereador Rodrigo Coutinho (SD), o vereador André Régis (PSDB) questionou se o projeto, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), teria conteúdo semelhante a um projeto anterior. O parlamentar ainda perguntou quais são os mecanismos do Poder Legislativo para evitar esse tipo de situação – e obteve do primeiro secretário da Casa, o vereador Marco Aurélio (PRTB) que uma solução eletrônica está sendo providenciada.

Recife é segundo a Organização das Nações Unidas um “case” de sucesso em planejamento de uma cidade sustentável. Explico. O Jardim dos Baobás, que integra o Parque Capibaribe, em execução na cidade, virou exemplo de uma bem sucedida experiência desse tipo de planejamento urbano que se deseja para o futuro. Segundo o professor Roberto Montezuma, convidado pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), para proferir palestra dentro das comemorações da Semana de Meio Ambiente, a ONU incorporou esse exemplo não como local, mas como mundial. Para ele é possível planejar o futuro com atitudes simples. “O Jardim surgiu ao se verificar que ali havia um baobá com mais de 300 anos, sem visibilidade por causa de uma parede, bastava tirá-la dali. E foi isso que a ONU assimilou entendendo que é inovador nessa visão de futuro”.

“Ninguém poderia imaginar que após a promulgação da Constituição Federal em 05 de outubro de 1988, o Brasil chegaria a 2017 com a democracia correndo tanto perigo”, afirmou o vereador André Régis (PSDB) que na tarde desta quarta-feira (07), durante reunião plenária, lamentou a situação político-econômica do país. “Estamos vivendo tempos estranhos com o Supremo Tribunal Federal (STF) dividido, brigas internas e instabilidade fazem oscilar a interpretação de grandes temas nacionais”.

A Creche Tia Emília, localizada no Alto do Capitão, no bairro de Dois Unidos, foi assaltada e segundo o vereador Almir Fernando (PCdoB), que discursou durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (07) a segurança precisa ser reforçada para evitar que ações como essa ocorram novamente. “A gente vem cobrando segurança, já enviamos ofício e requerimento convidando o secretário de segurança, Ângelo Gioia, para um debate sobre a segurança do Estado e principalmente, nesse caso, a do nosso município”.

O extenso trabalho desenvolvido nas áreas social e religiosa pelo pastor Roberto José dos Santos foi destacado pela vereadora Michele Collins (PP) durante a entrega da Medalha do Mérito José Mariano, na manhã desta quarta-feira, 07, na Câmara Municipal do Recife. Ele é presidente da Assembleia de Deus em Abreu e Lima e da Convenção de Ministros da mesma congregação, IEADALPE e COMADALPE, respectivamente. “A igreja possui cerca 700 templos distribuídos em todo o Estado e no Arquipélago de Fernando de Noronha, bem como realiza missões implantadas em outros países . Também desenvolve trabalhos sociais que alcançam crianças, adolescentes e idosos”, ressaltou a parlamentar.

Para discutir a realidade das pessoas que enfrentam dificuldades de locomoção e fortalecer futuros projetos de lei, a vereadora Aline Mariano (PMDB) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 7, para discutir a questão da acessibilidade no Recife. “Respeitar as pessoas que tenham algum tipo de deficiência é, portanto, reconhecer que elas possuem os mesmos direitos que nós aos bens da sociedade, como, por exemplo: os cegos poderem navegar na internet, utilizando programas especiais para deficientes visuais ou terem acesso à cultura por meio de livros escritos em braille; os surdos assistirem TV com ajuda de legendas ou de um intérprete de libras; os deficientes físicos poderem ter acesso aos locais públicos graças às portas largas e rampas que permitem o trânsito de suas cadeiras de rodas, ou pela garantia de encontrarem vagas em estacionamentos próximas da entrada dos prédios; escolas inclusivas onde as pessoas com deficiência possam estudar nas salas de aula regulares com os demais alunos sem serem discriminados”, exemplificou.

Com a presença dos três mais antigos vereadores, em número de mandatos, da Câmara Municipal do Recife, a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 7. O presidente da Casa de José Mariano, Eduardo Marques (PSB); o presidente da comissão, Carlos Gueiros (PSB) e o relator do colegiado, Antonio Luiz Neto (PTB), todos entrando no sétimo mandato, 24 anos de experiência no Legislativo Municipal cada um, debateram temas importantes que comporão a futura “Constituição” do Recife.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de José Mariano se reuniu nesta terça-feira (6) para debater emendas ao projeto de lei do Executivo nº 14/2017, que dispõe sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2018. A comissão, que recebeu dos vereadores da Casa 49 emendas, debateu 23 delas com parlamentares e membros da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas (SEPLAG/PCR) do município.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está julgando a cassação da chapa Dilma-Temer, vitoriosa sem a devida lisura de uma disputa democrática após 900 dias do pedido de julgamento, mas ainda que tardio, pertence a este Tribunal. Dessa forma, o vereador André Régis (PSDB), posicionou-se em relação ao TSE, que tem agora momento histórico para consertar o que aí está posto. “Este governo perdeu a credibilidade e as condições de governabilidade e o TSE não tem alternativa a não ser cassar a chapa, cujas delações demonstram o abuso de poder econômico. Já foram recuperados mais de R$ 20 bilhões retirados dos cofres públicos para beneficiar essas empresas”.