Para os adeptos do espiritismo ele representa um marco que anuncia o advento de uma Nova Era para regeneração da humanidade: o Livro dos Espíritos está completando 160 anos. Por isso, o vereador Rogério de Lucca (PSL) realizou reunião solene na manhã desta terça-feira, 18, para homenagear a publicação que é a primeira obra da doutrina codificada por Alan Kardec, na França. “Este lançamento, ocorrido em 18 de abril de 1857, revestiu de significado especial para os habitantes do planeta Terra, pois nele se cumpre a promessa anunciada por Jesus, quando ao envio do Consolador, materializado no conjunto de princípios preconizados pelo Espiritismo. Ele revela a missão dos Espíritos, agentes da Vontade de Deus e sua missão é instruir os homens”, disse o vereador.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB ) ocupou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 17, para destacar a questão da segurança pública no Estado e no Recife. “Pela terceira vez, eu falo aqui sobre o aumento da violência. Neste fim de semana o jornal Folha de S. Paulo, trouxe uma matéria sobre a violência na cidade”. Além de repercutir a reportagem, o parlamentar entregou nas mãos do presidente da Casa, Eduardo Marques (PSB), a ata da audiência pública que promoveu no mês passado, sobre a situação de insegurança para trabalhadores do transporte coletivo.
O vereador Wanderson Flôrencio (PSC), vice-líder do governo na Câmara, defendeu a política de segurança pública da Prefeitura e do Governo do Estado, apesar de reconhecer que houve aumento nos índices de violência. O parlamentar afirmou, durante o grande expediente na reunião plenária desta segunda-feira (17), que a gestão municipal vem se esforçando para coibir a insegurança na cidade. “O Compaz é um sinal desse esforço, um equipamento que vai trazer alento para a população e perspectiva de melhoria da qualidade de vida, longe do caminho da violência”, explicou.
A vereadora Marília Arraes (PT) lembrou na Câmara do Recife a passagem do primeiro ano de votação da admissibilidade do impeachment no Congresso Nacional. Para ela, o golpe perpetrado não foi contra Dilma Rousseff, nem contra Luiz Inácio Lula da Silva, mas contra o povo que está assistindo a dilapidação do patrimônio nacional como a venda do pré-sal. “Não bastasse isso, o governo ilegítimo quer retirar direitos dos trabalhadores com a reforma trabalhista, previdenciária e PEC da morte que impede investimentos na saúde e educação”.
O cumprimento da lei municipal 14.903/1986 – que proíbe o depósito de lixo em canais, dentre outras disposições – foi tema de um discurso do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) nesta segunda-feira (17), na Câmara do Recife. O parlamentar pediu que o poder público reforçasse a fiscalização para evitar o acúmulo de resíduos sólidos nas estruturas de escoamento.
Na tarde desta segunda-feira (17), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre os problemas enfrentados pelos moradores da comunidade de Passarinho, na Zona Norte do Recife. “Apesar de ser urbanizada, aquela localidade não tem uma creche capaz de atender as reais necessidades das pessoas. O mesmo acontece com as escolas e o posto de saúde que é precário”.
Segundo o vereador Marco Aurélio (PRTB), o Centro de Saúde Francisco Pignatari, localizado no bairro de Casa Amarela, necessita da realização de alguns serviços em sua estrutura. De acordo com o parlamentar, na reunião plenária de hoje, 17, o prefeito Geraldo Julio já atendeu outras reivindicações dos moradores em relação ao local.
As medidas da Prefeitura do Recife que beneficiam pessoas com deficiência foram elogiadas nesta segunda-feira (17) pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). Na tribuna da Câmara do Recife, ela destacou duas ações recentes do poder municipal: a inauguração, no dia 8 de abril, do primeiro parque infantil totalmente inclusivo da cidade, localizado no Parque Santana, e a criação, em dezembro do ano passado, da Política Municipal de Saúde Integral das Pessoas com Deficiência.
Com vistas a facilitar a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, que chegará à Câmara Municipal do Recife até o final deste mês, a Comissão de Finanças, Orçamento e Desenvolvimento Econômico vai realizar esforço concentrado para esvaziar as gavetas e não deixar projetos de lei com pendências de pareceres técnicos. A decisão foi tomada na reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 17. “Estou propondo uma força tarefa para que todos os componentes da comissão possam analisar os projetos de lei que nos chegaram desde o início do período legislativo”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB).
O próximo Centro Comunitário da Paz (Compaz) a ser construído no Recife pode vir a homenagear um dos maiores nomes da música pernambucana. É o que pretende o projeto de lei nº 62/2016, de autoria da vereadora Marília Arraes (PT), que indica que o equipamento deverá se chamar Instrumentalista Naná Vasconcelos. A matéria tramita na Câmara do Recife e recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa nesta quarta-feira (12).