Notícias

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) listou uma série de projetos, reuniões e requerimentos propostos durante todo este ano de 2015. Prestou contas do mandato dele elencando as atividades a que se dedicou, a exemplo do debate sobre as torcidas organizadas, que resultou em sugestões aos clubes. Da mesma forma discutiu a questão dos food trucks existentes no Recife e que, segundo ele, necessitam de regulamentação.

Na reunião plenária desta segunda-feira, 21, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez um balanço das ações desenvolvidas por ela em 2015 e disse que o ano foi positivo. “Apresentei projetos de lei, inúmeros requerimentos, votos de aplausos, ofícios, trabalhos em comissões, pronunciamentos sobre os mais variados temas da realidade local, estadual e nacional, além de audiências públicas e reuniões solenes. A minha atividade parlamentar tem uma visão de futuro e procura sempre construir um presente, para que os recifenses vejam em nós um trabalho reconhecido e o dever cumprido. Tenho certeza que esse mandato tem contribuído muito para solucionar os problemas enfrentados pelas comunidades do Recife”.

Embora tenha solicitado para discutir os projetos de lei do Executivo de números 39, 45 e 46, o vereador Jurandir Liberal (PT), reclamou do Executivo por ter enviado 22 projetos em regime de urgência em cima da hora. Mas, adiantou que votaria favoravelmente em todos eles. Criticou, por exemplo, o fato dos PLE serem mal escritos, que precisam ser refeitos pelas comissões, por serem incompreensíveis. “Até parece que os secretários estão competindo para ver quem manda mais projetos à Câmara do Recife”.

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje (21), para apresentar dados referentes ao mandato e, também, citar o balanço das atividades realizadas pela Comissão de Direitos Humanos, a qual é presidente. “Apresentei 16 projetos de lei , dois projetos de resolução, uma emenda à lei orgânica e 1.412 requerimentos na Câmara do Recife. Ao longo do ano, defendi na Casa de José Mariano, a valorização da família, os direitos das mulheres, os direitos das pessoas com deficiência e das demais minorias”.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa TomTom, especializada em GPS, a capital pernambucana é a cidade mais lenta do país no horário de pico noturno, das 17h às 19h. Em um ano, se perde até 94 horas atrás do volante somente retornando para casa após o trabalho. O Recife ainda ficou em sexto lugar no ranking mundial. Os dados foram apresentados hoje ,21, pelo vereador Osmar Ricardo (PT), que lamentou a notícia. “Nossa cidade foi colocada em primeiro lugar no ranking como a pior em engarrafamento. Isso mostra que em três anos de gestão pouco foi feito. Na hora do pique temos enormes engarrafamentos. A mobilidade e acessibilidade têm que melhorar”.

Mais de cinco mil requerimentos e cerca de 170 projetos de lei elaborados. Os dados fazem parte das ações executadas pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) e o parlamentar fez questão de divulgar os números durante a Reunião Plenária desta segunda-feira,21. “O ano está encerrando, elaboramos vários requerimentos, pouco mais cinco mil, e temos que dar uma resposta aos nossos eleitores”.

A Comissão de Direitos Humanos reuniu-se no início da tarde de hoje,21,para analisar projetos de lei de autoria de vários parlamentares. Quatro propostas foram distribuídas e 18 discutidas. Estiveram presentes os vereadores Michele Collins (PP) e Jadeval de Lima (PTN). O encontro de hoje foi o último do ano de 2015. "Foi um ano muito importante em que a Comissão de Direitos Humanos trabalhou muito. Foram analisados projetos dos anos de 2013,2014 e 2015 e a pauta está muito bem encaminhada. São propostas que vêm a contribuir e fazer a diferença para o cidadão do Recife. Trabalhamos na defesa das minorias, dos deficientes, criança e adolescentes, entre outros. E ano que vem iremos continuar com essas ações", ressaltou a presidente do grupo, Michele Collins.

Uma reunião solene intitulada ‘Manhã com Deus’ foi realizada na Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). Pontuado de intervenções musicais, o evento – um culto de gratidão requerido pela vereadora Michele Collins (PP) – reuniu líderes religiosos, servidores e cidadãos de fé evangélica no plenário da Casa de José Mariano.

Personalidades conhecidas das quatro linhas dos gramados participaram da reunião solene em homenagem a Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado de Pernambuco (Agap-PE), no plenário da Câmara do Recife, na manhã desta sexta-feira, 18. O autor da iniciativa, vereador Alfredo Santana (PRB ) enalteceu o caráter de inclusão social do futebol e a importância das pessoas que dedicam sua vida ao esporte. “Eu quero agradecer a todos vocês, pois o futebol é capaz de transformar vidas e ultrapassar obstáculos”.

Debater o que está sendo feito e o que se planeja fazer em relação aos problemas trazidos pelo vírus zika, que tem sido relacionado ao aumento nos casos de microcefalia e de síndrome de Guillain-Barré em Pernambuco e no país. Com esse objetivo, a Câmara do Recife realizou, por iniciativa da vereadora Vera Lopes (PPS), uma audiência pública sobre a questão. O evento aconteceu nesta sexta-feira (18), no plenarinho da Casa de José Mariano.