Notícias

Acompanhando as notícias sobre o avanço do zika vírus e da dengue no Recife e no estado de Pernambuco, o vereador Jurandir Liberal (PT) disse que ficou preocupado com as divulgações constantes sobre as doenças. “Tenho visto as reportagens no final de semana sobre a zika e a dengue e fiquei muito preocupado. Se a administração da cidade fosse do Partido dos Trabalhadores diriam que a culpa dessas doenças seria do PT. Os vereadores estão fazendo debates sobre o assunto, pois a Câmara não pode ser omissa nessa situação tão preocupante e negativa para o estado”.

A notícia de que a Justiça anulou a compra do Cais José Estelita levou a vereadora Isabella de Roldão (PDT) a debater a questão, na tarde desta terça-feira,1. A decisão foi tomada pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco. O terreno pertencia originalmente à Rede Ferroviária Federal S.A (Refesa) e foi arrematado em 2008 pelo Consórcio Novo Recife para construção do projeto Novo Recife. “Quero aqui, na tribuna, parabenizar todo o movimento Ocupe Estelita que tomou conta da cidade e teve um desfecho feliz. O juiz tomou a decisão certa e isso representa uma grande alegria”.

A Secretaria Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod), lançou no último dia 26, o edital que contrata vagas com entidades terapêuticas. A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira,1, para comentar a ação. “Gostaria de parabenizar a gestão pelo lançamento do edital. A Secretaria financiará 150 vagas e considero muito importante essa ação pois as comunidades desenvolvem um trabalho sério. Considero o número disponibilizado tímido. Poderia até ter sido mais ousado, levando em consideração o número de dependentes químicos em nossa cidade”.

A Comissão de Educação da Câmara do Recife recebeu nesta terça-feira (01) representantes do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). Durante o encontro, foram feitas propostas que visam preservar os nomes das ruas do Recife. A reunião contou com a participação do presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB), e do vereador Aerto Luna (PRP) – além do presidente do IAHGP, José Luiz Mota Menezes, e do primeiro secretário do Instituto, Reinaldo Carneiro Leão.

É indiscutível que um trabalho de cerimonial benfeito é como o cartão de visitas de uma organização pública ou privada. Se uma recepção oficial acontecer de forma competente, a instituição ganha ponto. Caso contrário, a imagem dela escorre pelo ralo. Por isso, a Câmara Municipal do Recife está realizando o curso “Cerimonial no Ambiente Legislativo” ministrado pelo coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Legislativo (Cofac), do Instituto Legislativo Brasileito (interlegis), do Senado, Francisco Etelvino Biondo. Com 40 horas/aulas, o curso está terminando na tarde desta terça-feira.

O vereador Carlos Gueiros (PDB) informou que desde 2001 cobra da Prefeitura a isonomia entre os servidores. Reclamou que os projetos de planos e cargos que chegam à Câmara do Recife tratam de setores de forma desigual e isoladamente, criando categorias de servidores, quando ele acha que todos deveriam ter o mesmo tratamento. Ele se referiu ao PLE 27/2015 que dispõe sobre o redimensionamento de cargos públicos e regulamenta algumas carreiras. “As categorias são tratadas isoladamente, fazendo distinção entre elas. Este não é o momento de alterar nada, até porque legisladores não podem legislar sobre projetos que causam impacto financeiro, mas é preciso ter o compromisso que isso vai mudar”.

Dois projetos de lei da vereadora Isabella de Roldão (PDT), 66/2014 dando nome ao Compaz do Bongi Padre Henrique, e o 67/2014 dando nome ao Compaz do Alto de Santa Terezinha, Edwiges de Sá Pereira, e que deveriam ser votados nesta segunda-feira 30, receberam emenda de plenário de autoria do vereador Vicente André Gomes (PSB), dando nomes às bibliotecas dos mesmos. Por causa das emendas, os projetos voltaram para a apreciação das comissões. Já o projeto de lei do Executivo dá nome ao Compaz do Alto Santa Terezinha governador Eduardo Campos foi aprovado em primeira discussão.

O vereador Eurico Freire (PV) discutiu nesta segunda-feira (30), na Casa de José Mariano, um requerimento apresentado por ele que solicita a realização de uma reunião pública sobre a epidemia de microcefalia no Recife. O parlamentar convidou seus pares e toda a sociedade a participarem da reunião, que deve acontecer no dia 10 de dezembro, às 14h, no plenarinho da Câmara do Recife.

O vereador Marcos Menezes (DEM) pediu a atenção dos parlamentares da Câmara do Recife ao projeto de lei do executivo nº 27/2015, que trata da transformação e redimensionamento de cargos públicos municipais. O pronunciamento foi realizado na Casa de José Mariano nesta segunda-feira (30), dia em que o projeto foi colocado em discussão no plenário.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 28 foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. E o estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646). A notícia preocupou a vereadora Vera Lopes (PPS), que fez questão de dirigir-se à tribuna de hoje,30. “É uma gravidade o que estamos passando. Como é que a saúde pública vai cuidar dessas crianças com microcefalia? Elas terão distúrbio psicomotor, necessitarão de cuidados especiais, além de dificuldades no andar e na fala. Temos que dar um rumo para esse problema”.