Notícias

O vereador Luiz Eustáquio (REDE) repercutiu o convite feito à ONG Oasis da Liberdade para participar da Feira de Ciência. Aproveitou para comentar o trabalho que sendo realizado pela Secretaria Municipal de Combate ao Crack e outros Drogas. O presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, lamentou que a Secretaria receba críticas de parlamentares e pessoas que trabalham no combate às drogas. “As críticas são descabidas. Vou propor uma reunião com a secretária Aline Mariano e outro parlamentares para ouvir dela as realização e as ações que ainda vão ser implementadas”.

A obrigatoriedade da emissão de boletins médicos diários, para familiares ou responsáveis, sobre o estado dos pacientes tratados em unidades de saúde públicas ou privadas pode virar lei no Recife. O projeto de nº 193/2015, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), foi aprovado pela Comissão dos Direitos Humanos, Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário, da Criança e do Adolescente, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (28) na Câmara do Recife.

Dentro das comemorações da semana dedicada ao servidor público, a Câmara Municipal do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira, 28, uma palestra sobre os direitos previdenciários dos funcionários. A gerente da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores, da Prefeitura do Recife, Ana Paula Almeida, explicou o funcionamento da Reciprev, que também acolhe o pessoal da Casa de José Mariano; apresentou o histórico da autarquia e tirou dúvidas sobre aposentadorias e benefícios.

O projeto de lei do Executivo, 19/2015, em votação hoje no plenário da Câmara do Recife foi alvo de intensa discussão por parte dos parlamentares. O PLE propõe desconto de 50% nas multas e juros de débitos dos cartórios da cidade. Trata-se de um refiz nos moldes feitos para educação e saúde que segundo a Prefeitura busca a recuperação de crédito para os cofres municipais. Ao perdoar juros e multas traz de volta os devedores à adimplência, promovendo arrecadação de receitas. O PLE foi aprovado em primeira e segunda discussões.

O vereador Osmar Ricardo (PT) criticou a imprensa por destacar a rejeição, em cerca de 55% da intenção de votos, à eventual candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência em 2016. Ele disse que a imprensa não destaca a rejeição aos outros candidatos listados.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) fez uma intervenção na Casa de José Mariano durante a reunião plenária desta terça-feira (27) para fazer pedidos em benefício dos usuários de transporte público do Recife. Os apelos envolvem questões de trajeto e de segurança pública.

A vereadora Isabella de Roldão repercutiu, durante reunião plenária realizada na Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (27), a realização de uma homenagem póstuma aos 75 anos de nascimento do padre Antônio Henrique, assassinado no contexto da ditadura militar brasileira. A reunião solene, requerida pela parlamentar, aconteceu na manhã desta terça-feira na Casa de José Mariano.

O vereador Estéfano Menudo (PSB) prestou um voto de congratulação nesta terça-feira (27) ao presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Antônio Barbosa, e ao gerente de terraplanagem e fresagem da empresa, Ricardo Macêdo, bem como a todos os servidores do órgão público, pela atenção dada a requerimentos de obras feitos pela Câmara do Recife. O parlamentar se posicionou durante reunião plenária realizada na Casa de José Mariano.

Uma reportagem exibida no programa Fantástico da Rede Globo, no último dia 25, chamou a atenção da vereadora Aimée Carvalho (PSB). Trata-se de uma família dos Estados Unidos que cria seus filhos sem a definição de gênero. Portland, cidade do Oregon, é conhecida como a capital dos americanos mais liberais. E a parlamentar repercutiu o assunto hoje, 27. “O casal educa as crianças fora dos padrões normais. Nada de carrinhos, nem bonecas. Os brinquedos e as brincadeiras têm que servir para ambos os sexos, as roupas e os penteados são as crianças que escolhem e o mais ousado da criação é: ser menino ou menina é uma decisão das crianças”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) dirigiu-se à tribuna da Casa na tarde de hoje, 27, para sensibilizar, novamente, os vereadores em relação à CPI sobre a Companhia Energética de Pernambuco -Celpe. O documento que solicita a instalação da CPI está tramitando na Casa. “Quero reiterar o pedido de CPI da Celpe aos meus pares. Não é possível que vidas estejam sendo ceifadas. As pessoas andam nas ruas e estão morrendo. São fios caídos e enrolados. A fiação elétrica da nossa cidade está péssima. Espero que todos os vereadores e vereadoras assinem e vamos ver se mudamos essa realidade”.