O vereador Carlos Gueiros (PTB) subiu à tribuna do plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (28) para falar de seu projeto de lei que dispõe sobre a exposição, aos consumidores, da cozinha de restaurantes, hotéis e outros tipos de estabelecimentos comerciais. Ele havia decidido reavaliar a matéria após um debate realizado em reunião plenária ocorrida no dia 16 de setembro. Em seu discurso, o parlamentar deu detalhes de um novo projeto que foi apresentado para substituir o anterior.
Considerada uma das três capitais brasileiras com maior índice de pessoas com mais de 60 anos, a cidade do Recife poderá ganhar um importante instrumento de valorização deste segmento, o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O projeto de lei do Executivo número 14/2015 entrou na pauta de votação desta segunda-feira, 28, com pareceres favoráveis das Comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Defesa dos Direitos Humanos, de Defesa do Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário, da Criança e do Adolescente. Mas a votação do projeto acabou sendo adiada porque o vereador Davi Muniz (PROS) pediu vista. Ele agora tem o prazo de cinco dias corridos para devolver a matéria à Mesa Diretora.
No último sábado (26), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (SEDA), promoveu a 14ª edição do mutirão de serviços Veterinário nos Bairros, na Escola Estadual Caio Pereira, no Alto José Bonifácio. Os profissionais fizeram diversos atendimentos clínicos, além de distribuírem polivitamínicos. A ação foi bastante elogiada pelo vereador Almir Fernando (PcdoB), hoje (28). “Estivemos lá pessoalmente solicitando esse atendimento no Alto José Bonifácio e a Prefeitura decidiu realizar. Gostaria de parabenizar a gestão e a SEDA”.
A vereadora Vera Lopes (PPS) repercutiu nesta segunda-feira (28), no plenário da Casa de José Mariano, a audiência pública sobre saúde mental realizada na Câmara Municipal na última quinta-feira (24). Em seu pronunciamento, ela destacou o sucesso da audiência e algumas das problemáticas levantadas na ocasião.
A correria do dia a dia e os avanços tecnológicos, que muitas vezes potencializam emoções como ansiedade e estresse, também fazem com que as pessoas se preocupem cada vez menos com o estilo de vida. E isso pode estimular o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Esse foi dos ensinamentos repassados no evento que o Setor Psicossocial e a equipe de saúde da Câmara Municipal do Recife realizaram na manhã desta segunda-feira, 28, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, aproveitando a passagem do Dia do Mundial do Coração.
Pelo seu trabalho na realização do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, ocorrido em maio deste ano no Recife, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) recebeu, por iniciativa do vereador Eurico Freire (PV), uma homenagem da Câmara Municipal. Durante o evento, que aconteceu nesta quinta-feia (24), também foi lembrado o aniversário de 106 anos, completados na última quarta-feira (23), da criação da Escola de Aprendizes Artífices, embrião do IFPE.
Centenas de psiquiatras, psicólogos e representantes de entidades médicas e da área de saúde pública lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife na audiência pública promovida pela vereadora Vera Lopes (PPS), que debateu a Saúde Mental, nesta quinta-feira, 24. “Precisamos discutir a situação do doente mental. O Recife é uma cidade que não tem um hospital de urgência para onde se possa levar uma pessoa em surto. Só existe uma clínica de internamento para mulheres e a Clínica Santo Antônio de Pádua, para homens, fechou. Os Centros de Atenção Psico Social (CAPs) não têm psiquiatras ou psicólogos de plantão”, denunciou a vereadora.
Durante a reunião plenária desta quarta-feira, 23, uma comissão de vereadores foi formada a pedido do vereador Carlos Gueiros (PTB) para intermediar o pleito de professores aprovados no concurso de 2011. Os profissionais alegam que foram classificados no concurso e, hoje, alguns têm contrato temporário com a Secretaria de Educação. No final da reunião plenária, um grupo de professores foi recebido pelos vereadores Carlos Gueiros, Felipe Francismar (PSB), Eurico Freire (PV), Henrique Leite (PT) e Michele Collins (PP).
Alunos e moradores de várias comunidades do Recife, além de parlamentares e integrantes da Polícia Militar de Pernambuco, lotaram as galerias e o plenário da Câmara durante a tarde desta quarta-feira, 23, para prestigiar uma homenagem do vereador Almir Fernando (PC do B) aos “Amigos do 11º Batalhão”, pelos projetos sociais que começaram há quase dois meses em oito bairros carentes da cidade e que hoje já atendem 23 comunidades, beneficiando 1.100 pessoas.
O vereador Eriberto Rafael (PTC) cobrou nesta quarta-feira (23) o andamento das obras da Praça de Esportes e Cultura Caxangá, que está sendo construída em um terreno da Avenida Caxangá conhecido como antiga fábrica de estopa. Segundo o vereador, as obras se encontram paralisadas.