O orçamento público do município do Recife para o próximo ano começa a se consolidar a partir da próxima semana quando se encerra, na segunda-feira, 26, o prazo regimental de recebimento de emendas dos vereadores para os projetos de lei que instituem a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). No dia seguinte, terça, 27, ocorrerá a audiência pública convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, com a presença dos secretários de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, e de Relações Institucionais, Fred Oliveira, para debater as duas matérias.
Por iniciativa do vereador Edmar de Oliveira (SDD), o advogado, procurador do Estado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-PE, Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves, recebeu hoje na Câmara do Recife o Título de Cidadão. Uma comenda concedida apenas àqueles que de fato se destacam na atuação em defesa dos interesses do povo. “Conceder este título antes de ser uma simples homenagem protocolar é, antes de mais nada, o reconhecimento desta Casa e da sociedade a esse pernambucano com destacada atuação pela cidade do Recife”.
Quatro projetos de lei foram distribuídos e 30 receberam pareceres na reunião da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta quinta-feira, 22. “Já estamos atualizados em relação aos projetos que tramitam nesta casa e que dependiam de nossa análise”, comentou o presidente da comissão, vereador Jurandir Liberal (PT), que também considerou como de “grande importância” dois dos outros quatro projetos que foram distribuídos para análise e emissão de pareceres.
Em 1974, foi dado um passo importante para a independência da Polícia Civil pernambucana – o primeiro concurso público da Polícia Civil de carreira. Com o intuito de homenagear os 41 anos do certame e frisar o seu papel de inclusão das mulheres na instituição, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) requereu uma reunião solene celebrada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (21).
Profissionais da Câmara Municipal do Recife que escrevem documentos como memorandos, produzem ofícios, constroem projetos de lei e requerimentos estão realizando, esta semana, um curso de redação que visa aperfeiçoar os textos que tramitam na casa legislativa. As aulas estão sendo ministradas no plenarinho, nos turnos da manhã e da tarde, com duas turmas de 80 pessoas em cada uma.
Em uma cerimônia que juntou o mundo jurídico e especialmente sindicatos dos Metalúrgicos, Urbanitários, Metroviários, Correios, Servidores da UFPE, Docentes da UFPE, Docentes da UFRPE, onde atua há anos como advogado, Jefferson Lemos Calaça foi agraciado hoje com o Título de Cidadão do Recife, a maior comenda da Casa José Mariano. A honraria foi concedida pelo vereador Augusto Carreras (PV). “A concessão desse Título, antes de se constituir em uma simples homenagem, trata-se de um reconhecimento desta Casa a um alagoano, radicado aqui, com brilhante e destacada atuação em defesa dos interesses de nosso povo”.
O vereador André Régis (PSDB) fez críticas ao Governo Federal na tarde desta terça-feira (20), durante um pronunciamento realizado no plenário da Casa de José Mariano. O parlamentar repercutiu, principalmente, a notícia veiculada na imprensa nacional de que o governo deve oficializar um déficit primário de cerca de R$ 50 bilhões para as contas públicas do Brasil neste ano.
O vereador Aerto Luna (PRP) parabenizou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, pela realização da 9ª Caminhada Sim à Vida, evento católico que marchou pela avenida Boa Viagem no último domingo (18). Em discurso realizado na Câmara do Recife nesta terça-feira (20), o parlamentar pediu voto de aplausos ao arcebispo.
O 6º Parlamento Jovem – ação que dá a 39 jovens a oportunidade de vivenciar a atividade parlamentar dentro da Câmara do Recife – teve início na tarde desta terça-feira (20) através de uma reunião preparatória realizada na Casa de José Mariano. Na ocasião, houve um debate com o vereador Wanderson Florêncio (PSBD), autor do requerimento responsável pela organização do biênio 2015-2016 da iniciativa.
Indignada com as mortes ocorridas por choques elétricos de fios soltos pelas do Recife, a vereadora Vera Lopes (PPS) chamou a concessionária de energia de assassina que vive às soltas na cidade e disse que vai se mobilizar para pedir a CPI da Celpe na Câmara do Recife