Notícias

Uma reunião em favor da regulamentação da profissão de esteticista foi realizada pela vereadora Vera Lopes (PPS) no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 4. O encontro funcionou como um chamamento para a mobilização nacional que está sendo organizada pelo Mutirão Regulamentação de Estética e Cosmético para segunda-feira, dia 8, e que no Recife coincidirá como o encerramento da feira HairNor,no Centro de Convenções. “Estou me engajando em favor desta categoria, que luta pelo reconhecimento profissional. É uma luta que, tenho certeza, sairá vitoriosa com a participação de todos”, disse Vera Lopes.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece a cada 5 de junho, o vereador Eurico Freire (PV) lembrou antecipadamente a passagem da data, na Câmara do Recife. Mas, para ele é preciso aprofundar e amplificar a discussão levando o tema às comunidades mais carentes. “Essas populações precisam se apropriar do assunto que não interessa apenas à elite, mas a todos”. Eurico ressaltou que as comunidades carentes são as mais prejudicadas com o comprometimento da degradação ambiental. “É exatamente essa população que mais sofre porque tem menos acesso a saneamento básico e outros benefícios de infraestrutura”.

O vereador Jurandir Liberal repercutiu na tarde desta quarta-feira, 03, a aprovação do projeto de lei, de autoria do deputado estadual Ricardo Costa, na Assembléia Legislativa de Pernambuco, que regulamenta o uso de espaços públicos para as manifestações artísticas. A nova lei determina que qualquer manifestação nas ruas, avenidas e praças deve ser realizada de forma obrigatória no período entre 10h e 22h. “É exatamente após as 22h que os artistas vão recitar ou vender seus CDs, mas agora eles estão proibidos”.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) lançou o Sistema de Informações sobre Gabinetes de Gestão Integrada (InfoGGI), ferramenta online que pretende ajudar no combate ao crime nos estados e municípios. A iniciativa foi aprovada pela vereadora Michele Collins (PP), durante pronunciamento na Câmara na tarde desta quarta-feira,3.

Uma visita realizada à Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) com moradores de vários bairros foi o assunto abordado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde hoje,3, na Câmara. Durante o encontro, diversos temas foram analisados visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), a Semana do Meio Ambiente acontece entre os dias 4 até 7 junho e foi elogiada pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), hoje (3). O objetivo da Semana do Meio Ambiente é atingir públicos diversos, desde estudantes das redes pública e particular de ensino até representantes de movimentos sociais que atuam com a temática ambiental, incluindo movimentos de catadores de materiais recicláveis e o público em geral que frequenta os parques da cidade.

O vereador Marcos Menezes (DEM) comentou na tarde desta quarta-feira, 03, o Programa Pacto pela Vida, que tem como meta construir um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, para interromper o crescimento da violência criminosa em Pernambuco e iniciar um processo de redução contínua e progressiva da violência, especialmente dos crimes contra a vida. “O projeto está ouvindo a população e as lideranças comunitárias para saber como andam os problemas nas comunidades”.

No último domingo o Blog do Jamildo veiculou uma matéria anunciando que Geraldo Julio concluiu negociações com a Marinha, para tirar do papel a reurbanização da Vila Naval. O projeto ajudará a navegação no Capibaribe. O vereador Osmar Ricardo (PT) comentou o tema na tarde desta quarta-feira, 03. “Hoje a comunidade de Santo Amaro ocupou a Prefeitura para reivindicar mais informações e respostas sobre o caso”.

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) destacou na tarde desta quarta-feira, 03, algumas questões sobre o Projeto Pacto pela Vida, que tem como principal objetivo a promoção da paz social, através da segurança pública. “Lembro que logo na inauguração do Pacto pela Vida, algumas lacunas ficaram vazias e que ainda hoje não foram fechadas, entre elas a da participação da população”.

A Comissão de Direitos Humanos reuniu-se na tarde desta quarta-feira,3, com as presenças dos vereadores Jadeval de Lima (PTN) e Michele Collins (PP). Durante o encontro, 14 matérias foram distribuídas e 13 discutidas. O projeto 110/2014, de autoria do vereador Almir Fenando (PCdoB), foi um dos que recebeu parecer favorável. A matéria trata da proibição de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços de descartarem óleos ou gorduras em geral no meio ambiente.