Em virtude do não comparecimento do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, à audiência que trataria dos rumos que devem tomar o comércio informal no Recife, o vereador Osmar Ricardo (PT) abriu e fechou o encontro. Para ele, trata-se de desrespeito ao poder legislativo. “A desculpa dada foi um encontro com a comissão de parlamentares que está cuidando do incidente ocorrido semana passada na Várzea, onde o vereador Davi Muniz PROS), teria sido agredido por funcionários da Secretaria. Ele poderia ter recebido os vereadores aqui mesmo na Câmara do Recife”.
Sem a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife, João Braga, o vereador Osmar Ricardo (PT) resolveu não realizar a audiência pública da manhã desta segunda-feira, 16, que fora convocada para debater sobre o Comercio informal da cidade. “A audiência estava marcada inicialmente para o dia 16 de fevereiro e o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN) pediu vistas, solicitando para remarcá-la. Atendi ao pedido e estava aguardando o secretário”, disse Osmar Ricardo. O plenarinho da Câmara Municipal, onde a reunião ocorreria, estava lotada de ambulantes e representantes do movimento social Coletivo de Lutas Comunitárias.
A Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, da Câmara Municipal do Recife, realizou a primeira reunião do colegiado, este ano, na manhã desta quinta-feira, 12, para análise de nove projetos que estão em tramitação à espera de pareceres. Um dos projetos analisados foi o de Resolução número 11/2011, de autoria de Gilberto Alves (PTN), que dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Humana. Ficou decidido que, antes do parecer, a Comissão de Meio Ambiente vai procurar orientações do Departamento Legislativo, para saber como deve ser o funcionamento de uma frente como a que está proposta.
De acordo com o vereador Henrique Leite (PT), no trajeto do prédio Acaiaca, localizado na avenida Boa Viagem, até o empresarial JCPM, existem problemas de manutenção. O parlamentar citou na tribuna desta quarta,11, as deficiências encontradas e ressaltou preocupação com a cidade e com quem frequenta a área.
Amanhã, dia 12 de março, o Recife completará 478 anos e o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez questão de ressaltar a data durante a Reunião Plenária desta quarta,11. “Quero complementar a homenagem da vereadora Aimée Carvalho (PSB) pelo aniversário dos 478 anos de história da nossa capital pernambucana. Recife é uma cidade que marca muito, especialmente para nós, nordestinos. E, inclusive, aqueles de outros estados, que tiveram aqui uma referência para estudar e trabalhar. Eu, como sou de Caruaru, também fui atraído para o Recife”.
A construção de um complexo educacional com escola, creche, um espaço para cultura e esportes numa área de 10 mil metros quadrados na antiga fábrica de estopas na Avenida Caxangá, no bairro do Zumbi, foi o tema do discurso do vereador Eriberto Rafael (PTC), na tarde desta quarta-feira, 11. “A obra deveria ser entregue em junho de 2015, e ainda nem começou, infelizmente”.
O aniversário de Olinda e Recife, comemorado no dia 12 de março, foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta quarta-feira, 11. “Venho prestar esta homenagem às cidades do Recife e de Olinda. Recife, a Veneza Brasileira, e Olinda, Cidade Patrimônio Histórico da Humanidade estão soprando as velinhas. Recife com seus 478 anos e Olinda com seus 480 merecem o maior parabéns do mundo, por toda sua história e riqueza. A história das cidades irmãs começou com a povoação de Olinda, em 1535, palco do pontapé inicial do desenvolvimento de Pernambuco”.
Após a reunião plenária desta terça-feira, 10, uma comissão formada por integrantes da Guarda Municipal foi recebida pelo presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), juntamente com o vereador Henrique Leite (PT) e Jairo Brito (PT), na sala da presidência. Os parlamentares ouviram os pontos em que a guarda solicita adequações no Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) e expuseram ideias sobre o assunto.
Com plenário da Câmara do Recife lotado pela Guarda Municipal, os vereadores da Casa dedicaram toda a tarde desta terça-feira 10, à discussão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da corporação. Logo após a reunião, o presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), junto com outros parlamentares, recebeu uma comissão da Guarda. O presidente informou que tem encontro agendado com a Secretaria de Segurança Urbana para definir ajustes. O projeto de lei do PCCV chegou na gestão passada. No entanto, a gestão atual retirou de pauta para realizar ajustes. O plano vem sendo discutido com a intermediação da Câmara, desde então.
Uma notícia veiculada hoje (10), pelo Jornal do Commercio, que tratou da existência de lixo nos morros do Recife, foi repercutida hoje (10) no Plenário, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). O parlamentar defendeu uma parceria entre a Prefeitura e comunidades para educação ambiental e construção de encostas.