Mais qualidade de vida para o bairro do Hipódromo. O prefeito Geraldo Julio entregou ontem (9) mais uma unidade da Academia Recife, localizada na Praça Tertuliano Feitosa, conhecida como Praça do Hipódromo. A notícia foi bastante comemorada pelo vereador Romerinho Jatobá (PR), no Plenário, hoje (10). O projeto conta com um espaço de 250 m² e 26 equipamentos modernos de musculação, com equipe profissional, tudo gratuito para a população. De acordo com a Prefeitura, para praticar os exercícios no local é necessário fazer um cadastro gratuito.
A presidente da Comissão de Obras, vereadora Aimée Carvalho (PSB), dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça, 10, para relatar as visitas do grupo realizadas na última quinta-feira (5). “O objetivo foi ver de perto como funciona a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e contribuir com a gestão pública, no sentido de viabilizar a doação de um imóvel. Atualmente, tramita na Câmara projeto de lei que autoriza o Recife a doar o imóvel à Associação Beneficente Criança Cidadã em face da repercussão e êxito de suas ações e reconhecimento nacional e internacional. E além da ABCC, fomos acompanhar as obras no túnel da Madalena. A abertura está prevista para o próximo dia 15 e a inauguração para 30 de abril”.
O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) destacou, na tarde desta terça-feira, 10, a importância da chamada "Bancada da Bala", integrada por deputados egressos das Forças Armadas, Polícias Civil, Federal e Militar, na Câmara Federal. O grupo tem como objetivo baixar ou até eliminar a idade mínima para a responsabilidade penal, hoje fixada em 18 anos.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 10, para destacar o Projeto de Lei 16/2015, de sua autoria, que proíbe a venda de ingressos denominados de “open bar” ou assemelhados em eventos de apresentações artísticas e culturais no Recife. “O projeto tem o objetivo proibir esse tipo de venda que prejudica a vida das pessoas que participam desses tipos de eventos”.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal do Recife fez a primeira reunião de 2015, na tarde desta terça-feira, 10. No encontro foram distribuídos 19 Projetos de Lei para serem dados parecer. Estavam presentes o presidente da Comissão, Almir Fernando (PCdoB), e o vereador Osmar Ricardo (PT). “Essa reunião foi muito importante, já que distribuímos projetos que são significantes à cidade, destacou Almir Fernando”.
Como faz a cada ano, no mês de março, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira, 10, para dar visibilidade à luta das mulheres desta vez enfocando o tema: “Enfrentamento à violência Contra a Mulher, com ênfase para o caso Karinny Oliveira”. O longo dos anos, disse a vereadora, muitos foram os avanços legislativos como a Lei Maria da Penha; assim como os aparelhos de combate, a exemplo das Delegacias de Mulher. Mas a sociedade ainda convive com o machismo. “Comemorar talvez não seja o termo ideal, pois apesar de muitas serem as batalhas vencidas, a cada dia as lutas se agigantam e precisamos minimizar a postura comemorativa desta data, e reforçarmos a combatividade no enfrentamento à violência contra a mulher”, disse a vereadora na abertura da audiência que lotou o plenarinho da Câmara Municipal com representantes no movimento de mulheres.
A Comissão de Legislação e Justiça esteve reunida na tarde desta segunda,9, com as presenças dos vereadores Almir Fernando (PCdoB), Carlos Gueiros (PTB), Erivaldo da Silva (PTC), Romerinho Jatobá (PR) , Osmar Ricardo (PT), além do presidente do grupo, vereador Aerto Luna (PRP) e do diretor do Departamento Legislativo da Câmara, Paulo Rogério. Foram analisados oito pareceres, dentre eles dois foram retirados de pauta e três matérias foram rejeitadas.
Incidente ocorrido em uma desocupação de uma área ribeirinha no bairro da Várzea, sexta-feira 6, quando o vereador Davi Muniz (PROS) teria sido agredido com socos por um delegado que presta serviços uma secretaria municipal, arrebanhou enorme fila de apartes para emprestar solidariedade ao colega agredido, ao mesmo tempo em que exaltaram a prerrogativa do poder legislativo de fiscalizar as ações do Executivo sem ser maculado. O ocorrido levou o presidente da Câmara do Recife, que junto com mais 12 parlamentares estiveram no local, a criar uma comissão para acompanhar as investigações. A comissão composta por Henrique Leite (PT), Aerto Luna (PRP), Marcos Di Bria (PTdoB) Almir Fernando (PCdoB) e Marcos Menezes (DEM), deverá acompanhar o desenrolar das investigações, uma vez que o agredido prestou queixa em Delegacia.
A vereadora Michele Collins (PP) fez questão de ressaltar a aprovação da lei que criminaliza o feminicídio, tipificando esse tipo de crime no Brasil. Assim, o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica ou discriminação de gênero será classificado como crime hediondo, com penas mais duras e sem direito à fiança. “A nova lei modifica o Código Penal e reforma a Lei Maria da Penha. A classificação do feminicídio impede pagamento de fiança e estipula que a morte de mulheres, por motivos de gênero seja um agravante do homicídio e aumenta as penas, variando de 12 a 30 anos”. A vereadora apelou para que as comissões da Câmara do Recife agilizem os projetos referentes às causas da mulher.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, foi lembrado pela vereadora Isabella de Roldão (PDT), durante a Reunião Plenária desta segunda, 9. “Quero fazer uma saudação especial às mulheres que fazem essa Casa, aqui presentes. E também às guerreiras da nossa cidade, estado, país e planeta. Afinal de contas, somos mulheres em qualquer lugar. A data 8 de março foi criada em homenagem às trabalhadoras que morreram numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 1857. Elas lutavam por melhores condições de trabalho. A ONU, em decorrência da tragédia, reconheceu o dia. E mesmo passando tanto tempo, percebemos o quanto ainda precisamos avançar e o 8 de março não pode deixar de passar em branco”, disse.