Notícias

No último sábado (31), aos 85 anos, o ex-ministro e presidente do Tribunal de Contas da União, Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça, faleceu no Recife. Ele estava internado em uma clínica, na capital pernambucana. A notícia foi lamentada durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (1º), pelo vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos). Nascido em Nazaré da Mata (PE), Vilaça também era advogado, poeta, jornalista e imortal da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupava a cadeira de número 26. “Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça é um dos seres humanos mais brilhantes que a gente teve a honra de conviver. Ele foi membro e presidente da ABL sempre levando Pernambuco e o Recife para serem referências nacionais. Aproveitando a ocasião”.

A chegada do Mês de Conscientização do Autismo, marcado pela campanha Abril Azul, foi o tema de um discurso proferido nesta terça-feira (1º) pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna, a parlamentar disse que a Casa precisa se preparar para “traçar políticas públicas de emergência”. Ela abordou, ainda, o problema da falta de profissionais que integram a rede pública de cuidados para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, a exemplo de psiquiatras, neurologistas e agentes de apoio ao desenvolvimento escolar especial. “A gente precisa tratar disso, colocar em prática e agir muito rápido, porque as nossas crianças, os nossos adolescentes, as famílias que estão dentro desse mundo neurodivergente estão precisando de socorro urgentemente”.

Pela autenticidade, diversidade cultural, riqueza das manifestações populares e forte envolvimento da comunidade, blocos e agremiações carnavalescas foram homenageados na noite desta segunda-feira (31), na Câmara do Recife, durante reunião solene proposta pelo vereador Agora É Rubem (PSB). O plenário e as galerias ficaram repletos de integrantes desses grupos que fazem a beleza do carnaval da cidade e 27 foram homenageados com a entrega de certificados. As apresentações culturais ficaram por conta dos passistas da Escola de Frevo e da escola de samba GRES Estudantes de São José. A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).

Uma reunião pública foi promovida na tarde desta segunda-feira (31), no plenarinho da Casa de José Mariano, numa iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), para debater o tema “Parlamento Jovem”. O parlamentar afirmou que "o Parlamento Jovem desponta como uma iniciativa essencial para promover o protagonismo juvenil, incentivando o debate político, a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária". Além de vereadores, representantes de movimentos estudantis e da juventude estiveram presentes e discutiram o assunto.

Os casos de violência de gênero – em especial, contra meninas – foram um tema de destaque no pronunciamento proferido nesta segunda-feira (31) pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, a parlamentar subiu a tribuna da Casa para repercutir os casos de Ingrid Vitória, sepultada nesta manhã no município de Floresta (PE), e o de Beatriz Angélica, morta em 2015 em Petrolina (PE). O assunto também foi discutido pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Flávia de Nadegi (PV) e pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB).

Motoristas de aplicativos de entrega de alimentos e outros serviços programaram uma greve de dois dias, que acontece nestas segunda (31) e terça-feira (1), em várias partes do país. O movimento chamado “Breque dos Apps” foi debatido durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira, pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Osmar Ricardo (PT), que criticaram a precarização do trabalho e a baixa remuneração paga pelas empresas aos profissionais.

A discussão sobre as possíveis irregularidades do programa MenteInovadora, da Prefeitura do Recife, continuou a ser tema de pronunciamentos na Câmara Municipal nesta segunda-feira (31). A questão, trazida anteriormente por membros da oposição ao Executivo na Casa, diz respeito a um relatório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) que levantaria indícios de problemas na iniciativa, como o superfaturamento de materiais destinado a professores da rede de ensino. Durante a reunião plenária desta manhã, entretanto, o vereador Júnior de Cleto (PSB) ocupou a tribuna para rebater as suspeitas e afirmar que dados colocados em debate foram corrigidos pelo TCE. Ainda na reunião, o parlamentar discutiu um requerimento de sua autoria que promete levar benefícios ao Alto José Bonifácio.

Uma ação realizada pelo vereador Eduardo Moura (Novo) na semana passada no Almoxarifado Central da Saúde, que armazena itens como os medicamentos que são distribuídos para a rede municipal de saúde do capital, ganhou repercussão na Câmara do Recife nesta segunda-feira (31), quando o parlamentar ocupou a tribuna para falar do assunto. Na tribuna da Casa, durante a reunião plenária, Eduardo Moura afirmou ter enfrentado dificuldades para promover a fiscalização e relatou ter encontrado problemas como remédios fora da data de vencimento no local.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (31), o vereador Thiago Medina (PL) criticou a mobilização contra a anistia organizada por partidos de esquerda, neste domingo (30), realizada no Recife e em outras capitais do país. “Eles gritam ‘sem anistia’ para os presos políticos do 8 de janeiro, para uma mãe de dois filhos que usou uma grande arma letal: um batom", reclamou. Ele ressaltou também o pequeno número de participantes. "Não conseguem juntar nem mil pessoas numa manifestação convocada por todos os deputados federais".

“O Brasil era o país do medo, da violência, da falta de liberdade e da tortura”, pontuou a vereadora Kari Santos (PT), ao lembrar dos 61 anos da ditadura militar, que teve início em 31 de março de 1964. “Se o golpe do dia 8 de janeiro [de 2023] tivesse dado certo, eu não estaria aqui e muito de vocês também não. As Casas Legislativas como essa seriam fechadas, como aconteceu no dia 31 de março de 1964. Há exatamente 61 anos, o Brasil vivia uma de suas páginas mais tristes da história, a ditadura militar. Pessoas eram presas sem justificativas, sequestradas, torturadas e assassinadas", lamentou a parlamentar. Ela lembrou também os artífices do golpe militar. "A extrema direita, que se diz, hoje, defender a liberdade, é a mesma que defendia a ditadura de 1964; é a mesma que defende o golpe que tentou dar no dia 8 de janeiro de 2023. Desta vez, o estado democrático de direito não foi sepultado e os golpistas estão sendo julgados”, enfatizou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (31).