O futuro do campo de várzea do Centro Social Urbano (CSU) no bairro do Engenho do Meio foi tema de discursos proferidos nesta segunda-feira (6) por dois parlamentares da Câmara do Recife. Durante a reunião plenária do Poder Legislativo, os vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Osmar Ricardo (PT) se pronunciaram contra um plano do Governo de Pernambuco: construir um conjunto habitacional no espaço de lazer.
Uma série de requerimentos de autoria do vereador Agora é Rubem (PSB) sugerindo serviços de infraestrutura em diversos bairros do Recife foi destacada e aprovada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na reunião realizada nesta segunda-feira (6). O autor das matérias e o vereador Felipe Alecrim (Novo) subiram à tribuna para repercutir as proposições.
O requerimento nº 9.635/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que faz um apelo ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para que, "no âmbito de sua autoridade e competência, adote as providências cabíveis a fim de tornar sem efeito o edital nº 31/2025, por flagrantes nulidades de legalidade e finalidade", foi debatido na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (6), além do autor do requerimento, que celebrou a suspensão do edital do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária (Pronera) pela Justiça Federal antes mesmo da discussão de hoje, também abordou o assunto na tribuna da Casa, e recebeu apartes, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL).
O vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) destacou ações do seu mandato realizadas no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, durante a reunião plenária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (6). O parlamentar cobrou da Prefeitura serviços de infraestrutura no local. “Na vila de Santo Amaro não tem nenhum equipamento de entretenimento e lazer para os jovens e idosos. Em janeiro de 2017 contratamos um drone, a arquiteta fez um projeto para a rua e levamos à Prefeitura. Há mais de oito anos esse projeto não saia do papel, fizemos uma intervenção naquela rua e em duas praças com a nossa equipe e tiramos os lixos de lá”, afirmou. Ele aproveitou a ocasião e defendeu a criação de emendas impositivas para os vereadores.
Dois projetos de lei Ordinária (PLO) – um que reconhece a Federação Pernambucana de Judô (FPJU) como instituição de utilidade pública municipal e o outro, que institui a Campanha Educativa “Pé na Faixa”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife – foram aprovados, em primeira discussão, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (6). O primeiro, de número 270/2025, é de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB) e, o segundo, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Ambos precisam voltar ao plenário para segunda votação.
A proposta de implementação da “Política de Tarifa Zero” no transporte público do Recife foi tema de debate que envolveu diversos parlamentares na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (6). A proposta foi feita através do requerimento número 9901/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigido ao prefeito João Campos. “Outros 138 municípios brasileiros já colocaram em prática, de forma bem sucedida, a tarifa zero. O Recife pode ser mais uma dessas cidades”, propôs a parlamentar.
Seis requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo) foram destacados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (6). As matérias solicitam melhorias na acessibilidade, infraestrutura, saúde e educação. Logo após a análise do autor dos requerimentos, Felipe Alecrim (Novo) e Gilson Machado Filho (PL) também fizeram questão de abordar e comentar as proposições.
Os sete requerimentos que concedem votos de aplausos e congratulações a bibliotecas comunitárias do Recife, todos de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), foram debatidos pela parlamentar, na reunião plenária da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (6). “Esta é uma pauta que envolve pessoas, coletivos e comunidades. E trazem educação, cultura e sabedoria para as periferias”, disse. Após o debate, as proposições foram aprovadas: requerimento 9788/2025, concedendo voto de aplausos e congratulações à Biblioteca Comunitária do Poço (Poço da Panela); número 9789/2025, à Biblioteca Amigos da Leitura (Alto José Bonifácio); número 9790/2025, à Biblioteca Popular do Coque (Ilha Joana Bezerra); 9793/2025, à Biblioteca Comunitária das Formiguinhas Sem-Teto (Vila Santa Luzia, Torre); 9794/2025, à Biblioteca Multicultural Nascedouro (Peixinhos); 9796/2025, ao Centro de Educação Popular Mailde Araújo (Cepoma), e sua biblioteca comunitária (Brasília Teimosa); e 9798/2025, à Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro e Afogados).
O Dia do Prefeito, celebrado em todo Brasil em 6 de outubro, foi destacado no plenário da Casa de José Mariano e gerou debates na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (6). Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Júnior de Cleto (PSB) se dirigiram à tribuna e expuseram os seus posicionamentos. Moura teceu críticas e Cleto elogiou a condução da gestão municipal.
Ao anunciar que 83% do que está previsto no projeto da Ponte Júlia Santiago está concluído o vereador Chico Kiko (PSB) disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (6), que está orgulhoso com a obra que vai atender a milhares de pessoas que precisam passar pelo bairro de Areias. A ponte faz a ligação do bairro, na Zona Oeste, com a Imbiribeira, na Zona Sul. “Esta obra me enche de orgulho pela importância que ela tem para a comunidade e também porque eu e minha equipe fazemos parte desta conquista. A construção dela partiu de uma proposta do nosso mandato. Ela vai diminuir as distâncias entre as Zona Oeste e Zona Sul”, comemorou.