O vereador Osmar Ricardo (PT) ocupou a tribuna da Casa, na tarde desta segunda-feira, 06, para repercutir a audiência pública que promoveu na última quarta-feira sobre a situação do comércio informal do Recife. O parlamentar destacou a importância do encontro e criticou o cadastramento realizado pela Prefeitura. “Há uma diferença entre a lista da autoridade e a dos ambulantes. É preciso “bater” estas listas. Na Universidade Federal a relação oficial - feita pela Prefeitura e reitoria – consta de 112 nomes, já na lista dos camelôs têm dez nomes a mais”. Ele propôs a criação de uma comissão especial na Câmara para acompanhar o pleito dos ambulantes.
O projeto de lei 178/2013 que veda qualquer discriminação à criança e ao adolescente portador de diabetes mellitus nos estabelecimentos de ensino, creches ou similares, em instituições públicas ou privadas no Recife foi aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça hoje (6). A matéria, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), seguirá para votação no Plenário. “Trata-se de um assunto muito importante e esse projeto visa salvaguardar a criança para que ela tenha uma vida saudável na escola. A Câmara Municipal do Recife está sendo justa com essa iniciativa”, ressaltou o presidente do grupo, Aerto Luna (PRP).
De acordo com a agência online Viajanet, o Recife foi listado como a cidade do Nordeste mais procurada por turistas durante a Semana Santa. De acordo com um ranking feito pela agência, no Brasil, a capital pernambucana só ficou atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. A notícia foi comemorada hoje (6), na Câmara, pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB).
Entre os próximos dias 7 e 9, no auditório da Faculdade de Olinda (Focca), acontecerá o I Fórum de Mediação e Arbitragem de Conflitos de Pernambuco, e a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou o evento, durante a Reunião Plenária desta segunda, 6. O público-alvo são pedagogos, sociólogos, educadores, assistentes sociais, psicólogos, juristas e administradores, interessados na difusão da cultura da mediação e conflitos enquanto método extra-judicial na solução de conflitos.
A vereadora Vera Lopes (PPS) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 06, para repercutir uma reportagem veiculada no Diario de Pernambuco sobre o prático de navio Nelcy Campos. Ele é considerado um herói por ter rebocado um cargueiro em chamas, o navio Jatobá, que estava carregado de três mil toneladas de gás metano, uma substância inflamável, para um ponto a 5km do Porto do Recife, evitando uma possível catástrofe em 12 de maio de 1985.
O vereador Felipe Francismar (PSB) repercutiu na tarde desta segunda-feira, 06, uma audiência pública que aconteceu hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para discutir a reforma política do sistema eleitoral e partidário brasileiro. “Esse é um tema que precisamos debater. Estamos passando por um momento de crise na política e na imagem do político. É importante que essa reforma política aconteça".
Atiradores da milícia islâmica Al Shabaab deixaram 148 mortos e 79 feridos, na última quinta-feira, 02. O massacre aconteceu em uma universidade no norte do Quênia, onde a maioria dos estudantes eram cristãos. O vereador Luiz Eustáquio (PT) comentou o tema e disse que “é importante que sociedade abra os olhos para essa intolerância religiosa que o mundo está vivendo”.
As comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e de Obras e Planejamento Urbano da Câmara Municipal do Recife estão analisando, para emissão dos pareceres, o projeto de lei número 08/2015, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga. Ele define normas e estabelece parâmetros para o uso e ocupação desta frente d’água, considerando suas potencialidades paisagísticas,fisicoculturais e econômicas.
Vinte e oito projetos distribuídos e 22 receberam parecer durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada na tarde desta quarta-feira, 01. A presidente da Comissão Michele Collins (PP) e Jadeval de Lima (PTN), vice-presidente, compareceram ao encontro.
Com o plenarinho lotado de vendedores ambulantes e a presença do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, a Câmara Municipal do Recife promoveu audiência pública nesta quarta-feira, 1º de abril, para debater a situação do comércio informal na cidade. “A retirada de vários comerciantes ambulantes da Avenida Conde da Boa Vista pela Prefeitura do Recife, recentemente, despertou para a falta de diálogo entre a gestão pública e a categoria, além de ter exposta a insatisfação dos trabalhadores que até hoje estão sem local para comercializar suas mercadorias”, disse o vereador Osmar Ricardo. No dia 16 de março ele tentou realizar uma audiência pública, que terminou sendo remarcada por conta da desistência do Secretário João Braga de comparecer ao encontro, cujo objetivo era o mesmo desta renião de hoje.