Notícias

O 13º Congresso de Mulheres realizado no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco – IEADPE foi tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), nesta terça, 3. “Foram quatro dias de culto festivo, com início na quinta-feira (29) a 1º de junho. Caravanas de vários municípios e de outros estados do Brasil foram se acomodando nas dependências do Templo Central para participar do evento”.

A contratação de artistas que, em suas músicas, danças ou coreografias, desvalorizem, promovam, ou incentivem a prática de violência ou exponham qualquer pessoa a situações de constrangimento ou opressão em razão de sexo, cor, idade, orientação sexual ou condição física poderá ser proibida no Recife. É o que diz o projeto de lei número 117/2014, de autoria da vereadora Marília Arraes (PSB), que está sendo analisado pelas comissões de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Finanças e Orçamento e a de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor da Câmara Municipal.

A vereadora Michele Collins (PP) comemorou a revogação da portaria do governo federal que permitia ao SUS custear o aborto em caso legais. Semana passada ela demonstrou insatisfação com a medida por considerar o aborto um atentado à vida. “Com essa portaria qualquer mulher poderia ir a um hospital alegar estupro e realizar o aborto, sem ter sequer um boletim de ocorrência”.

Utilizado por 3,6 mil pessoas por mês nos 40 polos espalhados pelo Recife, o programa Academia da Cidade foi tema de debate no plenário da Câmara, na reunião desta segunda-feira, 02. Quem trouxe o assunto à tribuna foi o vereador Eurico Freire (PV), que repercutiu o resultado da audiência pública promovida por ele, na última sexta-feira, sobre as condições de funcionamento do programa.

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. E o vereador Luiz Eustáquio (PT) debateu sobre o assunto na Reunião de hoje,2.

Segunda parlamentar a falar sobre a Via Mangue na Reunião Plenária de hoje, 2, a vereadora Priscila Krause (DEM) frisou que a obra foi bastante discutida na Câmara e pontuou que o projeto a ser entregue à cidade foi modificado .

O vereador Jurandir Liberal (PT) comentou a obra da Via Mangue, na tarde desta segunda-feira, 02. Ele lembrou que a via expressa é um projeto antigo, desde a época de Roberto Magalhães. “A proposta inicial era de que a avenida tivesse pedágio. O Partido dos Trabalhadores (PT) propôs que esse caminho não fosse pago. A obra começou na gestão de João Paulo e João da Costa deu continuidade.”

A Via Mangue, considerada a maior obra viária da capital pernambucana, será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. O vereador Marco Aurélio (SDD) comentou o assunto no plenário, na tarde desta segunda-feira, 02. “No ultimo sábado fiz uma visita à obra viária e constatei que ela está pronta”.

Para garantir a realização de operações de crédito que têm por objetivo financiar a contrapartida de contratos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), através da Caixa Econômica Federal, será votado hoje o projeto de lei número 14/2014, do Poder Executivo, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, marcada para as 15h. As operações envolvidas no projeto do financiamento da contrapartida são contratos do PAC e se dividem em CPAC Geral, CPAC Copa e CPAC Mobilidade.