Para buscar elementos que possam ajudar na revisão do Plano Diretor, destacando a temática dos empreendimentos de impacto no Recife, o vereador Raul Jungamnn (PPS) realizou audiência pública, na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 14. Representou a segunda etapa de um debate que o parlamentar iniciou em março para debater a necessidade de regulamentação da principal legislação urbanística. “O Plano Diretor é grande, importante e exige vários debates. Estamos fatiando os assuntos para facilitar o andamento das discussões. O objetivo agora será de avaliá-lo sobre os Empreendimentos de Impacto e encontrar os melhores ajustes a serem adotados nesse sentido numa discussão com o poder público, os empresários do setor e a sociedade civil”, esclareceu o vereador.
Profissionais que atuam na formulação e execução dos serviços, programas e políticas sociais voltadas para a defesa e ampliação dos direitos humanos, os assistentes sociais foram homenageados na manhã desta quarta-feira, 14, numa solenidade proposta pelo vereador Luiz Eustáquio (PT). A reunião foi presidida pelo vereador Jadeval de Lima (PTN). A mesa de homenagens teve a participação também do Presidente do Conselho Regional de Serviço Social da 4ª Região, Luiz Celso Severo da Silva; da Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Ana Rita Suassuna; e da Gerente do Programa Mãe Coruja da Secretaria de Saúde do Recife, Mirtes Araújo.
O presidente da Biblioteca Brasileira de Nova York, José Domício Coutinho, recebeu homenagem nesta quarta-feira, 14, na Câmara do Recife, através da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pelo vereador André Regis (PSDB). Domício é paraibano, de Caaporã, mas aos 12 anos veio morar no Recife e vive nos Estados Unidos desde 1959, onde milita a favor da literatura e da cultura do Brasil. Em 2006 ele fundou a União Brasileira de Escritores de Nova York e a BEA (Brazilian Endowment for the Arts), em que está instalada a Biblioteca Machado de Assis, primeira biblioteca brasileira nos EUA, com mais de quatro mil títulos. “Nós fazemos esta homenagem a alguém que faz parte da cidade, apesar da distância. Não é fácil trabalhar com a língua portuguesa nos Estados Unidos", reconhece o vereador André Régis.
Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que o consumo de álcool no Brasil supera a média mundial e apresenta taxas superiores a mais de 140 países. A notícia, publicada ontem (12), foi lamentada pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) durante o Pequeno Expediente desta terça, 13. “De acordo com a OMS, o consumo médio é de 6,2 litros e no Brasil são 8,7 litros por pessoa por ano. É algo muito grave, pois sabemos que a bebida causa dependência. E não é só isso, são muitos males à saúde. E quando ocorre os excessos, entendemos que o nosso sistema de saúde tem um custo muito maior na busca do tratamento”, disse.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) parabenizou, na Tribuna de hoje, 13, as mulheres recifenses pela passagem do Dia das Mães. Segundo a parlamentar, as ações capitaneadas pela Prefeitura vêm garantindo políticas públicas às recifenses. “Parabenizo todas as “mães reais” da nossa cidade. São as que se estressam, dão conta de trabalho, filho e companheiro. E é também correto afirmar que a gestão do prefeito Geraldo Júlio vem enxergando essas ditas “mães reais”. No primeiro dia do mandato, o prefeito assumiu sua grande missão com as recifenses ao assinar o termo de construção do Hospital da Mulher e não só se trata de um espaço físico, mas que enxergará a mulher em sua vida plena e suas necessidades”, disse.
A notícia do aumento na tarifa de energia elétrica foi recebida com preocupação pela vereadora Priscila Krause (DEM), durante a Reunião Plenária desta terça, 13. A parlamentar comentou que a Contribuição da Iluminação Pública (CIP) também foi reajustada e que o consumidor sairá prejudicado. “No mês de abril, fomos surpreendidos com o aumento da conta de energia, em torno de 18%. Foi alvo de alguns protestos e reclamações porque nós pagamos caro por um serviço bastante questionável, do ponto de vista da qualidade. E retomando meus itens de fiscalização, verifiquei, no que se refere à iluminação, que o compromisso da atual gestão era reduzir a CIP. Mas está acontecendo exatamente o contrário. A CIP é calculada em cima do valor de consumo do cidadão e quando você aumenta o valor da energia, você aumenta diretamente o valor da CIP, que foi reajustada em 20,6%”, disse.
Levantamento realizado pelo gabinete do vereador Raul Jungmann (PPS) identificou que 70% das Unidades de Saúde Familiar (USF), ou 45 das 163 estavam fechadas na sexta-feira passada, totalizando 20% delas. Ele disse na tarde desta terça-feira 13, na Câmara do Recife, que é prática dessas unidades fecharem nesse dia e período. “Das 45 unidades, 35 estavam completamente fechadas, sete em reforma, e três em reunião interna de avaliação. Isso significa 68,1% das unidades visitadas no período da tarde. Ao todo são 123 Unidades na cidade. O grave é que essas Unidades são a porta de entrada para o SUS”.
O Programa 30 Segundos Contra o Crack, lançado pela Prefeitura do Recife na última segunda-feira (5), no Cinema São Luiz, foi o tema do discurso em plenária da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 13. “A sessão de cinema se transformou em uma noite de conscientização sobre os danos causados pelo Crack. O projeto utiliza como arma de enfrentamento, campanha de prevenção ao uso da droga, através de vídeos de meio minuto produzidos por cineastas pernambucanos que serão exibidos gratuitamente durante a programação das redes de televisão locais”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 13, para fazer um apelo para a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) referente ao acesso ao Hospital Geral de Areias. “Todos que socorrem as pessoas, que precisam usar o hospital, não tem o acesso devido com rapidez e eficiência”.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) criou projeto de lei que visa disponibilizar vagas de emprego a ex-presidiários, para atuarem na execução de obras públicas no Recife. De acordo com o texto, os editais de licitação e contratos diretos sem licitação, deverão ter 5 % das vagas destinadas para esse público específico. O projeto, de número 99/2014, foi encaminhado para as comissões de Legislação e Justiça; Defesa dos Direitos Humanos; Finanças e Orçamento, para análise e emissão de pareceres.